Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) logo

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Como é trabalhar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)?

Sobre os trilhos da modernização, seguimos almejando a melhora.

Técnico de Manutenção

Prós: O salário não está fora da média do mercado. O ambiente de trabalho é agradável. Embora CLT, existe certa estabilidade trabalhista que independe de momentos de crise como o atual.

Contras: A empresa tem investido muito nos últimos anos, mas ainda há muito trabalho a se fazer no que tange a modernização de sistemas. Os processos licitatórios obrigatórios também são um gargalo para a obtenção de material de qualidade para trabalhar.

Agente de Serviços Operacionais

Prós: O salário e os benefícios são razoáveis.

Contras: Falta maior engajamento no sentido de melhorar a eficiência dos processos para a empresa melhorar a qualidade dos serviços. O empregados carecem de suporte estrutural, técnico e psicológico, é necessário treinamentos mais frequentes e direcionados as anormalidades do sistema e de como lidar com o público.

ótima empresa

Agente de Serviços Operacionais

Prós: Bom salário, companheiros de empresa que se tornam amigos, auxílio da chefia quando você precisa de alguma orientação, horário bastante flexível.

Contras: Contato direto com usuários que muitas vezes são mal educados, falta de infra estrutura em algumas estações, delegação de todos os tipos de serviços.

Conselhos para presidência: Investimento em melhorias das condições de trabalho para os funcionários e maior reconhecimento aos funcionários.

Empresa Pública, posntos positivos e negativos.

Maquinista

Prós: Nunca atrasou salário. Esta melhorando cada vez mais, mas sempre erra nas mesmas coisas. Por atender uma grande área, muitas vezes trabalha perto de casa. Fácil acesso pelo sistema de transporte, isento de pagar Metrô e Trem.

Contras: Empresa pública, administrada por pessoas indicadas pelo governo do estado, as vezes sem experiência em transporte. Apesar de ter planos de cargos e salários, nunca é executado nos cargos baixos, somente os cargos de cima são movimentados.

Conselhos para presidência: Por ser uma empresa grande e ampla, a visão da presidência pode ser distorcida se o presidente não visita os empregados/áreas operacionais e depende de informações de terceiros. Aumentar o contato com os empregados operacionais traria um bom ganho no relacionamento. Faz os assessores do presidente/diretores usarem o transporte publico de vez em quando daria uma perspectiva diferente para eles.

Empresa e excelente

Supervisor de Manutenção

Prós: Solidez, nunca atrasa salário, benefícios.

Contras: Falta incentivo ao estudo, falta inovação na gestão.

Conselhos para presidência: As chefias de departamento precisam estar mais perto dos funcionários de campo para entender a real necessidade de quem faz a ferrovia funcionar de fato.

Ótimo ambiente para aprendizado e formação profissional.

Prós: Ambiente ótimo, analistas e superiores em geral muito receptivos. Condições de trabalho muito boas e ótimos benefícios de Vale Refeição e Vale Transporte.

Contras: Muito por se tratar de uma empresa estatal, quase não oferece possibilidade de crescimento profissional. Ambiente pouco dinâmico e salário bem abaixo do mercado, ao menos para os estagiários. No entanto os demais benefícios atenuam essa diferença salarial.

Conselhos para presidência: Maior dinamismo e mobilidade de funções. Aumento de salário para os estagiários.

a empresa

Eletricista de Manutenção

Prós: ambiente de trabalho,beneficios,salario e flexibilidade no horario. temos os beneficios que a empresa oferece aos funcionarios são razoaveis.

Contras: infelizmente não dão oportunidade nenhuma de voce crescer profissionalmente dentro da empresa,fazem pouco caso dos funcionarios que tanto estudam pra podercrescer e evoluir na profissão.

Boa experiência

Prós: Um bom valor de bolsa auxílio e bons benefícios. Grande oportunidade de aprendizagem. .

Contras: No departamento em que trabalho o clima é meio "pesado". Falta de investimento no trabalho e nos processos realizados pelo funcionário. .

Cptm

Técnico de Manutenção

Prós: Salário compensa para quem acabou de entrar, não precisar pagar metrô é muito vantajoso, dependendo do setor é possível encontrar tempo para estudar matérias da faculdade.

Contras: O negativo é o fato dos equipamentos e algumas mentalidades serem muito antigas, difícil a troca de setor e não se preocupam em o deixarem próximo de casa na hora da efetivação e não há plano de carreira.

A esperaça de mudança é a ultima que morre!

Técnico de Manutenção Projetos e Obras I

Prós: Empresa em expansão, apesar da crise (entende-se expansão em modelo de gestão, sobretudo nova presidência). A nova Gestão tende a melhorar consideravelmente a cultura da empresa.

Contras: Burocracia e a baixa rotatividade de colaboradores. Embora em alguns aspetos seja bom manter o quadro de colaboradores, se esses não são motivados a melhorar sempre, tendem a cair no comodismo e não colaboram em nada com a empresa, e por vezes atrapalham. A empresa também não parece se preocupar com essa cultura defasada.

Conselhos para presidência: Renovar o quadro de colaboradores, dispensando os aposentados para que eles possam curtir a vida e dar oportunidade para novas pessoas e ideias - Sangue novo. Reconhecer e recompensar os talentos com oportunidade de crescimento dentro da empresa.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Descrição:A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos que serve a 22 municípios. Em 2012, alcançou a marca de 2,5 milhões de passageiros transportados por dia, mais que o triplo de quando começou a operar. Hoje, a empresa possui 92 estações operacionais. Por dia, programa cerca de 2.644 viagens em 90 estações. No total são 260 km de extensão, somando as seis linhas mas quais a empresa opera.