Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) logo

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Como é trabalhar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)?

burocracia, burocracia e burocracia

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Educação e cordialidade dos funcionários. Ambiente extremamente tranquilo de trabalhar, ideal para estagiários estudarem o dia todo. Tem máquinas de café gratuitas em todos os andares. VR mais do que generoso.

Contras: Os estagiários não tem nenhum reconhecimento. As atividades não passam de simples tarefas mecânicas, o aprendizado é quase nulo. Muitos funcionários tem décadas de casa e por serem funcionários públicos não se esforçam em nada para de desenvolver, pelo contrário, qualquer mudança é vista com maus olhos. A burocracia é absurda, e posso afirmar que mais da metade das tarefas de todos não passam de procedimentos burocráticos internos. O valor da bolsa é risível.

otima estrutura, pessima gestao

Prós: Muitos profissionais competentes na base, paga em dia, bons beneficios

Contras: Pessima gerencia, seleçao interna pessima, nao ha plano.de carreira para a base, somente aos de cargo adm. , falta lideres, os codnomes dos cargos mudou, mas a cabeça da maioria continua a mesma.

Conselhos para presidência: olhe para a base, ha muitos profissionais sendo desmotivados a cada dia pela falta de liderança daqueles que foram escolhidos erroneamente para assumir determinados cargos, principalmente na operaçao, que eh a porta de entrada da empresa, ainda ha chance de reverter este quadro, mas tem que ser rapido, pois muitos estao saindo da cptm ate por um salario menor, devido essa ausencia de boa gestao e lideres de fato. Diretores e exevutivos da cptm, descam ate a base, ate quem sabe disfarçado e vejam o qie de fato acontece, crie algum canal de contato co, aqueles que clamam por melhoras e os gritos param no segundo degrau da escada.

Fujam

Engenheiro

Prós: Após alguns anos você consegue estabilidade

Contras: Todos os possíveis. Empresa fraca, sem metas, cobranças, vontade de fazer acontecer.

Conselhos para presidência: Privatizem. Saibam ser justos consigo mesmos e batam no peito dizendo: "Eu não consigo administrar isso. Entreguem para a iniciativa privada!"

Se tivesse gerentes e diretores capazes, seria referência nacional no transporte.

Engenheiro IA

Prós: Não há cobrança nem pressão.

Contras: Se fosse listar todos provavelmente acabariam os caracteres no combo. Basta ler o que outros colegas colocaram e acreditar.

Uma empresa mal administrada

Técnico de Manutenção

Osasco, SP

Prós: Tem uma boa remuneração e alguns bons benefícios, seria uma ótima empresa se fosse melhor administrada

Contras: Não existe plano de carreira, a empresa não incentiva o funcionário a estudar, o plano de saúde é péssimo. Um bom funcionário com 15 ou 20 anos de empresa é nivelado com um funcionário recém contratado.

Conselhos para presidência: Mudaria todos os diretores e gerentes da Companhia, colocaria pessoas mais profissionais e mais preparadas para esses cargos.

Onde vim amarrar meu burro?

Prós: A remuneração é paga rigorosamente em dia. Jornada de trabalho fixa, sem necessidade de horas extras obrigatórias.

Contras: Não há progresso na carreira. O plano de cargos recém implantado não levou em consideração a carreira estagnada de milhares de funcionários, igualando-os aos novos sem diferenciação por tempo, qualificação ou experiência. Igualou tudo por baixo, nivelou pelo menor nível, prejudicou os mais velhos e provocou boicotes gerais. "Aspones" apadrinhados de políticos ocupam e engessam o topo das carreiras. Não são técnicos, não são ferroviários de carreira, a maioria é desqualificada com costas quentes a tomar decisões absurdas contra a produção, contra o usuário, contra a empresa e sem responder por isso, já que seus padrinhos os garantem. A CPTM se preocupa com o peso político que representa.

Conselhos para presidência: Não adianta buscar inovações sem arrumar a casa desde a base. O chão de fábrica, o funcionário que faz a empresa andar está amarrado e desvalorizado pela estrutura da empresa e oprimido por chefias sem capacidade de gestão mas que usam o "chicote" moral para ameaçar quem não segue suas orientações, diversas vezes incorretas e até mesmo imorais. As distorções salariais precisam ser corrigidas, é absurdo alguém com 18 anos num cargo ganhar o mesmo que um recém contratado. Quer mudar a empresa? Promova um questionário geral (anônimo) perguntando aos funcionários 3 pessoas que eles demitiriam na hora e o motivo. Aposto que algumas pessoas receberiam centenas de votos. Corte-os. O moral subirá imensamente sem os cânceres que hoje ocupam altos cargos de gestão de maneira irresponsável, tirânica e incompetente.

Decepção total

FaxineiraEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Otimo na colaboração e na dedicação , pessoas sempre procurando segurança e estabilidade da empresa, e de todos ali dentro da mesma, otima empresa.

Contras: Guardas sempre estão brigando entre si, e o RH não funciona em nada, não gostei do modo que os membros em si se comunicam, se voce não da seu melhor eles brigam

Insatisfação e estress

Auxiliar Administrativo

Prós: Aprendizado relativo dos processos do trabalho

Contras: sobrecarga do empregado, enquanto outros ficam sem fazer absolutamente nada. receber a culpa por serviços que nem deveriam ser realizados pelo meu cargo

Conselhos para presidência: melhorar a carreira na empresa, desta forma o empregado se sente motivado a continuar a crescer e beneficia tanto a empresa quanto o empregado.

poderia ser melhor

Mecânico IIEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Família, flexibilidade, amizade

Contras: Falta de plano de carreira, monotonia

Conselhos para presidência: Valorizar seus colaboradores

Sensata

Assistente Administrativo

Prós: Não há pressão no trabalho, alguns benefícios são ótimos, e os ambientes de trabalho costumam ser tranqüilos

Contras: Não existe nenhum tipo de plano de carreira, as pessoas são acomodadas e preguiçosas, e sequer o chefe delas as faz trabalhar.

Conselhos para presidência: Implementar um plano de carreira para todos os funcionários e incentivar/motivar os funcionários a se empenharem mais pela empresa.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Descrição:A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos que serve a 22 municípios. Em 2012, alcançou a marca de 2,5 milhões de passageiros transportados por dia, mais que o triplo de quando começou a operar. Hoje, a empresa possui 92 estações operacionais. Por dia, programa cerca de 2.644 viagens em 90 estações. No total são 260 km de extensão, somando as seis linhas mas quais a empresa opera.