Como é trabalhar na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)?

Um bom lugar, se você ficar por um curto período de tempo.

Analista Procurador

Brasília, DF

Prós: Benefícios concedidos aos empregados e estabilidade.

Contras: Falta de profissionalização da empresa, má gestão e ingerência de fatores externos.

Conselhos para presidência: Adote práticas de gestão modernas, incentive a produtividade e premie quem está fazendo um bom trabalho.

Empresa boa para se trabalhar, mas...

Assistente Administrativo

Palmas, TO

Prós: Oportunidade de crescimento. Governo Federal. Estabilidade. benefícios

Contras: Diferenças de planos. Pouco incentivo remuneratório para qualificação. Pouca liberdade para desenvolver o trabalho.

Precisa ser mais dinâmica.

Encarregado

Prós: Trabalhar com agricultura familiar e agronegócio.

Contras: Pouco incentivo para melhoria salarial.

Conselhos para presidência: Melhorar a estrutura das superintendências regionais.

Salvador, BA

Prós: È uma empresa federal, portanto, oferece vários benefícios aos servidores que nela trabalham.

Contras: As empresas públicas na sua maioria não oferecem uma infraestrutura que possibilite ao funcionário ter as melhores condições de trabalho vistas no setor privado.

Conselhos para presidência: Melhores condições de trabalho aos servidores .

Primeiro emprego (estágio) maravilhoso.

Estagiário de Suporte de TIEx-funcionário, saiu em 2014

Fortaleza, CE

Prós: Empresa organizada, salário maior que outras empresas, ótima convivência entre funcionários, horário ideal para o período, alta receptividade como primeiro emprego (estágio).

Contras: Localização não era tão favorável para mim; supervisor ausente, às vezes havia muito trabalho para o dia (sobrecarga), chegou um certo tempo que o trabalho ficou muito repetitivo.

Conselhos para presidência: Cuide do ambiente físico da empresa, fiscalize o trabalho dos funcionários.

Uma boa experiência com o serviço público.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Manaus, AM

Prós: As pessoas são bem acolhedoras e ensinam o que podem, a empresa sempre tem palestras e eventos do qual o estagiário participa, o contato com os chefes de outros setores é constante e sempre possível.

Contras: A estrutura da empresa deixa a desejar, o salário do estagiário também é outro ponto negativo, a falta planos para a recepção do estagiário, pois apesar de sem um empresa pública poucas pessoas conhecem a Conab.

Conselhos para presidência: Investir mais em infraestrutura e abrir mais vagas para concursos, pois a demanda é alta e poucas são os profissionais qualificados dentro da empresa.

Empresa que só não evolui porque não valoriza o funcionário

Inspetor técnico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa paga 50% do valor para o funcionário que se interessar em fazer curso de qualificação no Senai. Salário também não atrasa nunca. Pra quem quer aprender é uma ótima escola

Contras: Não dá benefícios, precisa almoçar na rua e a empresa não disponibiliza VR, então é necessário tirar do próprio bolso. Não é transparente no pagamento de comissões, pois não vem discriminado no holerite. A empresa estipula metas que são praticamente impossíveis de se realizar, e a mesma não oferece estrutura e suporte necessário para execução dos serviços

Conselhos para presidência: Valorizar mais o funcionário que trabalha em campo, e oferecer estrutura necessária para poder trabalhar com segurança

Empresa boa, mas tem seu preço!

Advogado

Cuiabá, MT

Prós: POssibilidade de desenvolvimento, estabilidade no trabalho, flexibilidade de mudanças, mas ha muitos muitos problemas de estrutura no setor de recursos humanos.

Contras: Falha na noemação dos chefes (baixa meritocracia), falata recursos para execução do trabalhos, colegas de trabalho pouco qualificado, tudo isso dificulta o dia a dia.

Conselhos para presidência: Mais meritocracia

Um bom lugar para estagiar, mas não para aprender.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de flexibilização da jornada, ambiente com boas instalações, programa de estágio compatível com a proposta, há treinamentos e universidade coorporativa.

Contras: Por se tratar de uma empresa pública sua tarefa de estágio fica muito "engessada". Há pouco espaço para apontar melhorias ou apresentar soluções. Muitos processos são estão desatualizados a mais de 10 anos. Além disso a companhia tem uma enorme verticalização o que torna tarefas ou pedidos simples demorados.

Conselhos para presidência: Dar mais autonomia para as gerências, melhorar o sistema de trâmite de processos e incentivar os empregados menos capacitados.

Uma experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Se você se interessar em aprender é ate bom . Pelo menos na area que eu fiquei era tranquilo ,pois era ligado a área da saúde então aprende bastante sobre a mesma

Contras: Paga pouco , atrasa salário , foi um dos motivos que sai pois eles não valorizam os estagiários , todo o erro que acontece poe a culpa nos estágiarios

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Descrição:Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 1990. Atua em todo território nacional, por meio de suas Superintendências Regionais localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Vinculadas a elas, existem 96 Unidades Armazenadoras (UA). A atuação da companhia antecede a decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar.