Como é trabalhar na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)?

Um bom lugar, se você ficar por um curto período de tempo.

Analista Procurador

Brasília, DF

Prós: Benefícios concedidos aos empregados e estabilidade.

Contras: Falta de profissionalização da empresa, má gestão e ingerência de fatores externos.

Conselhos para presidência: Adote práticas de gestão modernas, incentive a produtividade e premie quem está fazendo um bom trabalho.

Empresa que só não evolui porque não valoriza o funcionário

Inspetor técnico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa paga 50% do valor para o funcionário que se interessar em fazer curso de qualificação no Senai. Salário também não atrasa nunca. Pra quem quer aprender é uma ótima escola

Contras: Não dá benefícios, precisa almoçar na rua e a empresa não disponibiliza VR, então é necessário tirar do próprio bolso. Não é transparente no pagamento de comissões, pois não vem discriminado no holerite. A empresa estipula metas que são praticamente impossíveis de se realizar, e a mesma não oferece estrutura e suporte necessário para execução dos serviços

Conselhos para presidência: Valorizar mais o funcionário que trabalha em campo, e oferecer estrutura necessária para poder trabalhar com segurança

Uma experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Se você se interessar em aprender é ate bom . Pelo menos na area que eu fiquei era tranquilo ,pois era ligado a área da saúde então aprende bastante sobre a mesma

Contras: Paga pouco , atrasa salário , foi um dos motivos que sai pois eles não valorizam os estagiários , todo o erro que acontece poe a culpa nos estágiarios

boa empresa para quem esta começando na industria

Auxiliar de Manutenção

Prós: uma pessoa sem estudo, com muito esforço em 2 anos consegue tirar ate 4800 livre no fim do mes a empresa paga a metade de qualquer cursos de eletrica no senai

Contras: tem que entrar em poço de esgoto (merda) e nao tem nenhum plano de saude. precisa carregar motores de ate 15 cv nos braços, em duas pessoas, mesmo assim prejudica muito a coluna.

Conselhos para presidência: a chefia procurar avaliar frequentemente os novos funcionarios, para ver o que ja aprenderam, assim subirem de cargo e nao ficar muito tempo de ajudante sendo que ja tem o conhecimento nescessario, isso é muito desgastante.

Conab

Analista de Mercado

Brasília, DF

Prós: Tranquilidade e respeito aos mais experientes da casa, dando estabilidade

Contras: Politicagem, falta de interação entre subordinados e superiores

Um bom ponto de partida.

Analista Administrador

Brasília, DF

Prós: Muitos benefícios, estacionamento e clima de trabalho amistoso.

Contras: Não se segue um planejamento estratégico. Por ser uma empresa pública a Companhia está entregue a partidos políticos que não necessariamente indicam os melhores nomes para compor a direção. Não há preocupação quanto a Gestão de Pessoas e o quadro de pessoal tem uma idade media alta e baixa capacitação.

Empresa boa para se trabalhar, mas...

Assistente Administrativo

Palmas, TO

Prós: Oportunidade de crescimento. Governo Federal. Estabilidade. benefícios

Contras: Diferenças de planos. Pouco incentivo remuneratório para qualificação. Pouca liberdade para desenvolver o trabalho.

Empresa com grandes missões porém com grandes desafios.

Analista de Operações Comerciais

Brasília, DF

Prós: Oportunidades de crescimento em um período de transição e demais benefícios de um emprego público.

Contras: Instabilidade excessiva a depender do partido político que está no comando. Desconhecimento da população sobre a empresa e o seu papel na sociedade.

Uma boa experiência com o serviço público.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Manaus, AM

Prós: As pessoas são bem acolhedoras e ensinam o que podem, a empresa sempre tem palestras e eventos do qual o estagiário participa, o contato com os chefes de outros setores é constante e sempre possível.

Contras: A estrutura da empresa deixa a desejar, o salário do estagiário também é outro ponto negativo, a falta planos para a recepção do estagiário, pois apesar de sem um empresa pública poucas pessoas conhecem a Conab.

Conselhos para presidência: Investir mais em infraestrutura e abrir mais vagas para concursos, pois a demanda é alta e poucas são os profissionais qualificados dentro da empresa.

Um bom lugar para estagiar, mas não para aprender.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de flexibilização da jornada, ambiente com boas instalações, programa de estágio compatível com a proposta, há treinamentos e universidade coorporativa.

Contras: Por se tratar de uma empresa pública sua tarefa de estágio fica muito "engessada". Há pouco espaço para apontar melhorias ou apresentar soluções. Muitos processos são estão desatualizados a mais de 10 anos. Além disso a companhia tem uma enorme verticalização o que torna tarefas ou pedidos simples demorados.

Conselhos para presidência: Dar mais autonomia para as gerências, melhorar o sistema de trâmite de processos e incentivar os empregados menos capacitados.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Descrição:Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 1990. Atua em todo território nacional, por meio de suas Superintendências Regionais localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Vinculadas a elas, existem 96 Unidades Armazenadoras (UA). A atuação da companhia antecede a decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar.