Como é trabalhar na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)?

Uma boa experiência com o serviço público.

Manaus, AM

Prós: As pessoas são bem acolhedoras e ensinam o que podem, a empresa sempre tem palestras e eventos do qual o estagiário participa, o contato com os chefes de outros setores é constante e sempre possível.

Contras: A estrutura da empresa deixa a desejar, o salário do estagiário também é outro ponto negativo, a falta planos para a recepção do estagiário, pois apesar de sem um empresa pública poucas pessoas conhecem a Conab.

Conselhos para presidência: Investir mais em infraestrutura e abrir mais vagas para concursos, pois a demanda é alta e poucas são os profissionais qualificados dentro da empresa.

Empresa que só não evolui porque não valoriza o funcionário

Inspetor técnico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa paga 50% do valor para o funcionário que se interessar em fazer curso de qualificação no Senai. Salário também não atrasa nunca. Pra quem quer aprender é uma ótima escola

Contras: Não dá benefícios, precisa almoçar na rua e a empresa não disponibiliza VR, então é necessário tirar do próprio bolso. Não é transparente no pagamento de comissões, pois não vem discriminado no holerite. A empresa estipula metas que são praticamente impossíveis de se realizar, e a mesma não oferece estrutura e suporte necessário para execução dos serviços

Conselhos para presidência: Valorizar mais o funcionário que trabalha em campo, e oferecer estrutura necessária para poder trabalhar com segurança

Empresa boa, mas tem seu preço!

Advogado

Cuiabá, MT

Prós: POssibilidade de desenvolvimento, estabilidade no trabalho, flexibilidade de mudanças, mas ha muitos muitos problemas de estrutura no setor de recursos humanos.

Contras: Falha na noemação dos chefes (baixa meritocracia), falata recursos para execução do trabalhos, colegas de trabalho pouco qualificado, tudo isso dificulta o dia a dia.

Conselhos para presidência: Mais meritocracia

Um bom lugar para estagiar, mas não para aprender.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de flexibilização da jornada, ambiente com boas instalações, programa de estágio compatível com a proposta, há treinamentos e universidade coorporativa.

Contras: Por se tratar de uma empresa pública sua tarefa de estágio fica muito "engessada". Há pouco espaço para apontar melhorias ou apresentar soluções. Muitos processos são estão desatualizados a mais de 10 anos. Além disso a companhia tem uma enorme verticalização o que torna tarefas ou pedidos simples demorados.

Conselhos para presidência: Dar mais autonomia para as gerências, melhorar o sistema de trâmite de processos e incentivar os empregados menos capacitados.

Uma experiência

Brasília, DF

Prós: Se você se interessar em aprender é ate bom . Pelo menos na area que eu fiquei era tranquilo ,pois era ligado a área da saúde então aprende bastante sobre a mesma

Contras: Paga pouco , atrasa salário , foi um dos motivos que sai pois eles não valorizam os estagiários , todo o erro que acontece poe a culpa nos estágiarios

O Brasil está mudando. Vamos trabalhar por melhores processos

Analista de TI

Brasília, DF

Prós: Grande Flexibilidade de horário para todos os funcionários. Grande área de estacionamento e uma ampla área de parque. Pedsoal mais idoso sempre muito atenciosos.

Contras: Ambiente de trabalho é muito antigo, improvisado e sombrio. Muitas coisas sobre processo deixa a desejar. Mas tem gente cuidando disso. Bons profissionais.

Otimo

Campo Grande, MS

Prós: Pessoas maravilhosas bom convivio nada a reclamar sempre disposto ajudar ensina treina passando bastante atividades parã um estagiário vale muito apena

Contras: Nao tenho nada fala da empresa não acho que tenha ponto negativo

Conselhos para presidência: Perfeito muito bom

Uma ótima empresa

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2013

Cuiabá, MT

Prós: A empresa possui uma boa estrutura, muito bem organizada, com pessoas muito capacitadas e dispostas a ensinar. Trabalho muito organizado e correto.

Contras: Não tenho pontos negativos referente a esta empresa não identifiquei no período que permaneci na empresa algum ponto negativo que considere importante ressaltar.

Empresa pública com relevante papel sócio-econômico

Gerente

Brasília, DF

Prós: Importante papel na política agrícola do país e consequentemente na economia. Exerce um papel social de relevância. Temos certa " estabilidade ".

Contras: Deve investir mais na qualificação do corpo funcional. Por se tratar de uma empresa pública, há bastante influência de políticos, a qual não vejo com bons olhos. É necessário uma maior cobrança do corpo funcional.

Empresa pública com boa abertura para TI

Analista de TIEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Bastante liberdade técnica para trabalhar, sendo que a Chefia é bastante receptiva quanto a sugestões de novas tecnologias ou mudanças de arquitetura no ambiente.

Contras: Como empresa pública, possui muitos processos extremamente burocráticos e o plano de carreira de TI era bastante engessado e defasado do mercado.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Descrição:Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 1990. Atua em todo território nacional, por meio de suas Superintendências Regionais localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Vinculadas a elas, existem 96 Unidades Armazenadoras (UA). A atuação da companhia antecede a decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar.