Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) logo

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)

Como é trabalhar na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)?

Trabalhar na CHESF

Fiscal

Recife, PE

Prós: A estabilidade no emprego, liberdade pra expressar opiniões quanto a assuntos profissionais, oportunidade de aprender novas atividades (independente de sua formação), benefícios oferecidos.

Contras: Apesar da existência de plano de carreiras, a empresa não o está cumprindo (alegando condição financeira), além da dificuldade na progressao. Havendo uma melhor qualificação do funcionário, como exemplo um técnico que concluem graduação em engenharia, não pode mudar de função em função da legislação. Interferencia política prejudica a empresa. Apesar de ter considerado a estabilidade um ponto positivo, existe uma outra face, pois se alguém não trabalha/produz de maneira no mínimo tolerável, não há consequências diretas para esse funcionários e os que produzem tem que absorver as atividades desses.

Conselhos para presidência: Apesar de ser muito importante, não podemos ser recompensados sempre com elogios. Principalmente quando estamos absorvendo atividades de quem está acomodado.

Experiência positiva, estimula a maturidade do profissional.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2013

Recife, PE

Prós: Ambiente bastante colaborativo, profissionais extremamente solícitos, remuneração compatível com o mercado pela carga horária, oportunidade de viagens pela empresa, preocupação com a experiência do estagiário.

Contras: Empresa bastante burocrática, era perceptível um jogo de interesses nos departamentos. Pude perceber que a meritocracia não era levada em consideração no que se refere à escolha dos gestores.

Grande empresa, de grandes profissionais e taletos, mas que precisa se renovar

Recife, PE

Prós: O salário indireto é realmente um ponto bastante positivo, mesmo com a perda de vários benefícios ao longo dos últimos anos, alguns benefícios ainda fazem valer a pena. O ambiente também é um ponto positivo, é uma empresa (pelo menos a parte que trabalho) humana e que acolhe o empregado, proporcionando um bom ambiente para desenvolvimento das atividades.

Contras: Plano de cargos e carreiras praticamente inexistente. A avaliação de competência também não possui qualquer coerência, além do que o crescimento se resume basicamente a conseguir um cargo comissionado. Tem ainda muitos funcionários antigos, que engessam a empresa com ideias torpes e em muitos casos ainda poluem o bom ambiente de trabalho.

Uma empresa que poderia ser melhor sem a politica

Advogado Pleno

Recife, PE

Prós: Você aprende e desenvolve novas atividades a cada dia. Podendo se desenvolver e aperfeiçoar. Viajar e conhecer lugares, e novos assuntos e temas.

Contras: Instalabilidade econômica causada pela politica. A empresa sofre controle do governo e em razão disso se vê prejudicada não podendo atingir sua finalidade.

Boa empresa para se trabalhar

Contador

Recife, PE

Prós: Bons benefícios, bom clima organizacional e empresa preocupada com os empregados e o engajada em responsabilidade social. Local de fácil acesso aos funcionários.

Contras: Plano de cargos e carreira lento e com o pico inalcançável, crescimento salarial se dá apenas se assumindo cargos de gestão e assessoria. Dificuldade de se implementar mudanças.

excelente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Fortaleza, CE

Prós: excelente ambiente de trabalho, chefes maravilhosos, ótima remuneração, material de trabalhos sempre disponível, ótima localização, flexibilidade de horário

Contras: não tenho pontos negativos

Conselhos para presidência: gostaria de ter sido efetivada.. façam concurso em breve

Uma boa empresa para se trabalhar.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa oferece estabilidade ao trabalhador, além de outros benefícios como alimentação, transporte, ginástica laboral, massagens e etc... É possível ter uma boa qualidade de vida.

Contras: Por ser uma estatal, a empresa é muito burocrática e pouco dinâmica. Isso faz com que as promoções aconteçam de modo mais devagar do que quando comparado a empresas privadas.

Empresa referência no setor elétrico, porém com estrutura organizacional muito antiquada

Engenheiro Eletricista

Recife, PE

Prós: Empresa Federal, focada em gerar e transmitir energia para o Nordeste, através de quadro de funcionários muito qualificado tecnicamente, principalmente na área de engenharia elétrica. A empresa tem garantido ao longo dos anos estabilidade aos funcionários, além de diversos benefícios como: plano de saúde, ticket refeição e alimentação, auxílio óculos, auxílio creche/escola, PLR, abono salarial, reembolso de medicamentos, seguro de vida e outros.

Contras: A empresa possui um quadro de funcionários muito grande, com uma estrutura organizacional ainda muito antiquada para os dias atuais, prejudicando a mobilidade e interação entre os diversos setores. A forte influência da política dentro da organização também prejudica a meritocracia e a produtividade da empresa, gerando insatisfação e desmotivação por parte de alguns funcionários.

Conselhos para presidência: 1- Melhorar a estrutura organizacional da empresa; 2- Garantir que funcionários de nível superior possam ter mobilidade dentro da empresa; 3- Garantir que a meritocracia seja levada em conta nas avaliações de desempenho (Melhorar sistema de avaliação de desempenho atual); 4- Implantar plano de carreira para progressão em nível horizontal; 5- Reconhecer os jovens talentos e prepará-los para assumir cargos de liderança no médio/longo prazo. 6- Incentivar a capacitação da mão de obra através de Pós-Graduação, MBA's, treinamentos e cursos específicos.

Boa, mas poderia ser melhor

Administrador

Recife, PE

Prós: Excelente clima empresarial, diversos programas e valorização de diferenças e necessidades especiais. Bem localizada e com bons benefícios para os funcionários.

Contras: Não há muitas oportunidades de crescimento na carreira, você entra com um salário e benefícios bons, mas eles não evoluem muito com o tempo, poucas oportunidades de ocupar cargos diferentes. Ainda possui áreas com ideias retrógradas e que poderiam avançar mais.

Uma grande empresa! Voltada para a economia do Nordeste e do Brasil; Amo mais que a minha casa!

Técnico de Nível Médio

Recife, PE

Prós: Pontualidade,responsabilidade,bom plano de saúde. Boa tecnologia! Segurança do trabalho. Ambiente de trabalho acolhedor. etc. Valorização da vida!

Contras: Salário baixo, atualmente sem perspectiva de um futuro promissor! Sindicato fraco, sem garra e poder de comando. Gestores sem política voltada para o bem estar do trabalhador.

Conselhos para presidência: Mais poder de atuação!

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)