Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) logo

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)

Como é trabalhar na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)?

Inovar sempre, para manter a emprese com níveis competitivos no mercado.

Paulo Afonso, BA

Prós: Uma empresa nordestina com grande potencial humano e tecnológico que pode ser aproveitado para o crescimento da mesma.

Contras: A empresa está atualmente em termos de gestão sofrível, pessoas são nomeadas em cargos sem conhecimento algum, não sabe nem o organograma da empresa, mais tem um diploma!, já está apto pra assumir cargo de tamanha importância e estratégia, isso eu falo na Diretoria de Operação, mas com certeza nas outras acontece a mesma coisa. Vejam só uma pessoa recém formada, inclusive já teve caso com apenas um mês de empresa, assume o cargo de gestor, vamos dizer chefe em uma área de operação, o cara não conhece nem os órgãos da empresa, quanto mais os equipamentos que tem na mesma e muito menos as pessoas, a não ser que no diploma dos mesmos já venha em anexo, gestão de pessoas, gestão estratégica e outros.

Conselhos para presidência: Sr. Presidente faca taça uma reforma nas Diretorias e Superintendências, esta empresa e grandiosa para uma gestão medíocre, implante uma gestão de pessoas por competência e não por um corporativismo como está sendo. Ainda há tempo de salvarmos esta empresa.

Já é uma grande empresa, mas pode ser ainda melhor principalmente para os seus funcionários.

Recife, PE

Prós: É uma empresas bem conceituada e de muito reconhecimento no Nordeste do Brasil. Tem muitos empreendimentos e os funcionários podem diversificar a sua área de atuação sem ficarem acomodados (se houver interesse do funcionário, claro). Tem bom plano de saúde e benefícios.

Contras: Os remanejamentos entre os setores e os cargos dependem principalmente de indicações políticas, acontecendo casos de pessoas bem qualificadas e com potencial ficarem "escanteadas" por conta de uma gerência que não as quer.
    Há uma política de "ver o que acontece" em muitos empreendimentos. Essa é uma política que se nota desde os mais altos cargos até a base dos trabalhadores, e muitas vezes dificulta o trabalho de algumas pessoas e descredibiliza muitos departamentos diante dos próprios funcionários.

A TI é terceirizada (como em quase todas as empresas de economia mista), o que torna qualquer alteração de infra estrutura e problemas relacionados a TI que poderiam ser facilmente resolvidos em processos burocráticos e demorados.

Conselhos para presidência: É necessário que a presidência cuide da imagem da empresa frente aos seus empregados. A maior parte dos funcionários fala muito bem da empresa para fora, mas dentro do seu próprio ambiente de trabalho reclama de tudo e de todos.
    A burocratização da TI, redes e telefonia faz com que muitos funcionários novos se sintam desmotivados a procurar as soluções para o seu trabalho e passem a trabalhar com outras ferramentas que não as oficiais da empresa (como o uso de mensagens de celular ou em redes sociais para tratar de assuntos profissionais);
    A presidncia deve se preocupar em ^permitir que os seus funcionários tenham acesso a informações da situação da empresa em todos os seus setores, principalmente no que envolve plano de saúde, benefícios, lucros e prejuízos.

A Chesf dá trabalho mas não dá condições

Rio Largo, AL

Prós: Facilidade de negociacao de horarios(flexivel) com o gestor.
    Boas condicoes de trabalho.
    Salario razoavel em comparacao com o mesmo cargo em outras empresas.

Contras: Muitos veteranos (idosos) donos da verdade.
    Muita gente desqualificada profissionalmente ocupando cargos por indicacao politica.
    Politica de promocao baseada em puxacao de saco.
    Dificuldade operacional (transporte) para servicos essenciais.
    Muita gente chata.

Clima ótimo, mas crescimento por indicação política estraga a empresa

Administrador

Recife, PE

Prós: Clima, ambiente de trabalho e funcionários de uma maneira geral.

Contras: Empresa totalmente política, onde , em 90% dos casos, só cresce quem tem indicação política partidária. Não há plano de cargos e carreira por tempo de serviço nem mensuração de resultados dos setores e funcionários.

Empresa boa para quem quer se acomodar e fazer sempre a mesma coisa

Engenheiro

Recife, PE

Prós: Salários em dia e benefícios. Além, no meu caso, de ter flexibilidade de horários, o que me permite estudar e realizar atividades fora da empresa

Contras: Muita influência política e poucas oportunidades de crescimento profissional. A incompetência gerencial é cultura da empresa, além de funcionários que se valem da estabilidade para não realizar suas tarefas e exigir mais do que merecem.

Conselhos para presidência: Privatizar seria a melhor coisa para a empresa, talvez não para muitos funcionários, mas a empresa precisa ser bem gerida.

Chesf, uma gigante acanhada....

Operador de Máquinas

Sobral, CE

Prós: Empresa estratégica para o desenvolvimento do Brasil, em especial, a região Nordeste; ambiente laboral solidário e agradável; um bom padrão de benefícios; força de trabalho estimulante; e um corpo técnico de alto nível.

Contras: Empresa sem um Plano de Cargos e Salários consistente; falta de perspectivas de crescimento profissional; alterações no plano estratégico sem uma discussão mais ampla com os empregados; planejamento a médio e longo prazo precário; a política salarial praticada não estimula os novos e bons profissionais a permanecerem na empresa.

Conselhos para presidência: Empregado satisfeito empresa produtiva. Empregado satisfeito, empregado proativo. Empregado satisfeito contamina os demais. Empregado satisfeito significa valorização no presente e perspectivas de futuro. Empregado satisfeito, trabalho prazeroso. Enfim, o maior investimento de uma empresa de sucesso é em pessoal. Grandes profissionais, grandes empresas.

CHESF - PCR - SGD - PLR

Sobradinho, RS

Prós: >Estabilidade;

Contras: >Salário inicial baixo(profissional de nível médio);
    >PCR - Plano de carreira e remuneração falho e discriminatório;
    >SGD - Sistema de gestão de desempenho roda quando bem entende e quando roda não é garantia de promoção mesmo sendo avaliado acima das expectativas;
    >PLR - Injusta e mal dividida, pois deveria ser dividida de forma linear;

Conselhos para presidência: Vamos trabalhar para melhorar o PCR, a PLR e o SGD assim teremos funcionários mais satisfeitos e uma empresa consolidada, certa de que todos estão dando a máximo de se para o bem comum do nosso maior patrimônio, a CHESF.

Poderia ser melhor, mas a cultura da empresa beneficia apenas engenheiros.

Técnico de Manutenção

Teresina, PI

Prós: Remuneração de acordo com o mercado e Benefícios que ajudam a complementar o salário.

Contras: Para a área técnica praticamente não existe treinamentos que possam desenvolver o profissional. Ficando o mesmo com o aprendizado prático. Na empresa somente engenheiros fazem cursos importantes.

Conselhos para presidência: Acorda, quem trabalha na empresa é técnico e o mesmo é desvalorizado.

Boa, mas poderia ser melhor

Administrador

Recife, PE

Prós: Excelente clima empresarial, diversos programas e valorização de diferenças e necessidades especiais. Bem localizada e com bons benefícios para os funcionários.

Contras: Não há muitas oportunidades de crescimento na carreira, você entra com um salário e benefícios bons, mas eles não evoluem muito com o tempo, poucas oportunidades de ocupar cargos diferentes. Ainda possui áreas com ideias retrógradas e que poderiam avançar mais.

Procurar melhores Gestores

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2013

Sobradinho, BA

Prós: Bons profissionais e técnicos.

Contras: Mau Gerenciamento e muita politica

Conselhos para presidência: Diminui mais Cargos Comissionado e Investir nos Técnicos.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)