Como é trabalhar na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR)?

empresa razoável

Técnico em Eletrotécnica

Timon, MA

Prós: Vale alimentação, plano de saúde

Contras: Obstinação pelo lucro virou desespero pelo lucro

Conselhos para presidência: Valorizar seus bons profissionais e volta a ver obstinação e não desespero pelo lucro

Trabalho por gosto não por precisão

Assistente Administrativo

Gurupi, TO

Prós: Pontual nos pagamentos, supervisão bacana, trabalho é bom..

Contras: Demora para fazer os reajustes salariais, horário de trabalho confuso, múltiplas funções.

Conselhos para presidência: Ter um pouco de atenção com os funcionários, saber suas reais necessidades.

Precisa ser menos política e cuidar mais do ego inflado de alguns gestores

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

São Luís, MA

Prós: Bonificação, controle financeiro com transparência, busca pela excelência em processos de todas as áreas

Contras: Política da panelinha, onde consegue mais quem puxa mais. Não existe transparência para gestão de conflitos. Busca a solução fácil sem ouvir todos os envolvidos.

Conselhos para presidência: Incentivar a gestão de conflitos. Buscar transparência quando os conflitos ocorrerem e designar o RH e auditoria para efetivamente apurar as ocorrências ouvindo as partes e não por simplesmente ouvir e aceitar como verdade a versão de quem tem mais poder.

Melhorou muito, más ainda tem muito pra melhorar

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Imperatriz, MA

Prós: Boa interação entre as equipes, comunicação compartilhada, ambiente saudável e equilibrado e novas tecnologias sempre sendo testadas e avaliadas, e um bom ambiente de trabalho.

Contras: Participação nos lucros precisa serem melhorados e o crescimento interno ainda conta muito com o fator indicação e não por competências, as hierarquias menores são menos favoráveis.

Conselhos para presidência: Procurem acompanhar mais de perto os profissionais das localidades mais distantes.

Uma das melhores no Ma

Analista Júnior

São Luís, MA

Prós: Os Benefícios e o clima são os melhores

Contras: Comportamento gestores, as vezes com palavras de baixo calão

Conselhos para presidência: Gestão se mostrar confiável

Oportunidades grandes, desafios grandes (alguns desnecessários)

Analista de Recursos Humanos (RH) Pleno

São Luís, MA

Prós: Empresa possui canais diversos para desenvolver sua carreira, sendo muito dinâmica quanto à isso. Também se beneficia do fato do grupo estar em crescimento e isso abre ainda mais oportunidades.

Contras: A empresa ainda tem muito o que melhorar no que diz respeito à gestão do conhecimento e sua disseminação. A quantidade de conhecimento e procedimento escritos ainda é ínfima para a quantidade e complexidade de processos existentes.

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção para a realidade operacional da empresa, fornecer mais suporte e treinamento, incluindo também um incentivo à criação de um sistema sólido de gestão de conhecimento e, principalmente e primeiramente, entender e reconhecer o impacto que estas ausências causam no contexto do clima organizacional da empresa.

Ótima empresa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

São Luís, MA

Prós: Cultura organizacional saudável e equilibrado. Todos estavam dispostos a ajudar no seu crescimento e o estagiário recebe responsabilidades de funcionário.

Contras: Apesar de um dos valores ser meritocracia, o mesmo não prevalece sobre o QI, podendo assim minar uma possível promoção ou manutenção de cargo

Conselhos para presidência: Cumprir os valores estabelecidos.

otimo

Assistente Júnior

São Luís, MA

Prós: oportunidade de crescimento para diversos locais do Maranhão e cultura bem forte da empresa para o crescimento do colaborador e relação entre Maranhão Pará.

Contras: excesso de demanda, falta de comunicação pro ativa entre as areas e o pouco entendimento dos processos pertinentes a sua carteira de atuação.

Impacto e Retorno economico com enfase no dinamismo do processos de gestão

Técnico de Distribuição

Timon, MA

Prós: Dinamisno nos processos,objetividade e melhoria constante na gestão dos recursos,gerenciamento dos processos,pessoas que se dispoem a ajudar

Contras: Metodos de promoções,clareza de algumas informações,motivação e feedback entre os colaboradores,acompanhamento crescimento profissional e processo de treinamento das lideranças

Excelente Escola de Profissionais

Analista Pleno

São Luís, MA

Prós: Benefícios, participação de lucro. Horário flexível. Avaliações de competência, Plano de Desenho organizacional, Incentivo a curso técnicos, de graduação e pós-graduação. Ambiente saudável, ótima estrutura física.

Contras: Gestores nem sempre praticam os valores da Cia. Distância na divisão de lucros anual. Alta rotatividade na área comercial.

Conselhos para presidência: Avaliar os Gestores de formar que possam ser mais humano e não somente técnicos. Trabalham com pessoas e não maquinas.

Companhia Energética do Maranhão (CEMAR)

Descrição:A Cemar, única distribuidora de energia do Maranhão, possui quatro Unidades de Negócios, distribuídas nas cidades de São Luís, Bacabal, Timon e Imperatriz e atende cerca 1.8 milhão de clientes em todo o Estado, em seus 217 municípios, perfazendo um total de 6.569.683 habitantes, com 87% de clientes residenciais, 7% de clientes comerciais, 3% de clientes rurais, 1% de clientes industriais e 1% de demais clientes. A comercialização de energia pela Cemar no Estado movimenta em torno de 350GWh/mês.