Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR)?

Ótima empresa para desenvolvimento profissional!

São Luís, MA

Prós: Clima organizacional, liberdade de decidir com responsabilidade, benefícios e ótima curva de aprendizagem. Grupo esta sempre em expansão no mercado!

Contras: Alta carga de pressão por resultados, principalmente na área corporativa não condizente com os salários dos mesmos. Não há vantagens ou benefícios em ser um colaborador do grupo equatorial (corporativo), sendo melhor trabalhar apenas para um determinada distribuidora do grupo.

Ambiente desafiador, ótimo para o desenvolvimento!

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Meritocracia e participação nos resultados são excelentes. A empresa se preocupa em atingir novos e desafiadores objetivos, impulsionando o crescimento de todos os envolvidos.

Contras: Carga de trabalho relativamente alta dependendo da área de atuação, o que é muito natural em empresas com alta remuneração variável. É essencial ter um bom time para não sobrecarregar.

Cemar, trabalhando muito mais para satisfazer o cliente

Analista Comercial Pleno

São Luís, MA

Prós: Benefícios: a empresa oferece benefícios como ticket alimentação e refeição, plano de saúde, participação nos lucros, reembolso de escola, entre outros; Clima Organizacional: a essência da empresa são os profissionais que trabalham na Companhia, são eles que fazem toda a diferença e o resultado é um excelente clima organizacional.

Contras: Poucos Treinamentos para a função, prejudicando sua curva de aprendizado, ou seja, em muitos casos os funcionários são demitidos sem nem ter tido o tempo mínimo para uma melhor maturação no cargo.

Conselhos para presidência: Fazer um melhor acompanhamento nos treinamentos dos funcionários pois muitas das vezes os excelentes funcionários são demitidos por não terem entendido o processo como um todo.

Otima corporação para se trabalhar!

Estágio Superior

São Luís, MA

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional, Ambiente harmonioso (empresa), A empresa oferece qualidade de vida aos seus colaboradores, Escritório bem localizado.

Contras: Teria que ter uma remuneração maior, pois os colaboradores ficam sobrecarregados e sob pressão, onde a remuneração atual não condiz com esse sobrecarregamento.

Mudança de cargo com especialização

Assistente de Assistente de Distribuição Júnior

São Luís, MA

Prós: É um ambiente muito confortável para se trabalhar, gestores muitos flexíveis a compreender as necessidades pessoais do colaborador. sem pressão para desenvolver as atividades.

Contras: Dificuldades de mudar de cargo, mesmo com especialização necessária, é necessário esperar uma vaga na qual o colaborador se especializou, demora na mudança de junior para pleno.

Conselhos para presidência: Desenvolver um projeto, onde se tenha um método de identificar os funcionários, que se especializaram em alguma atividade inerente da empresa.

Riscos de permanência.

Assistente ComercialEx-funcionário, saiu em 2018

São Luís, MA

Prós: Pagamento em duas, participação dos lucros e resultados, clima favorável para o trabalho.

Contras: Pouca meritocracia, rotinas pesadas e pouco reconhecimento, oportunidade de crescimento muito voltada pra anos de trabalho ou por indicação.

Conselhos para presidência: Crescimento rápido para uma empresa privado é fundamento pra separa os bons dos medianos.

Grandes resultados exigem grandes mudanças

Analista Pleno de Suprimentos

São Luís, MA

Prós: A empresa é muito dinâmica, favorece o desenvolvimento profissional, valoriza e pratica a meritocracia e está sempre em busca da excelência nos resultados. As decisões e a estratégica da empresa são compartilhadas com todos os colaboradores para que todos conheçam e se comprometam com os objetivos da empresa.

Contras: Apesar da empresa ter foco na meritocracia e garantir as melhores remunerações variáveis para os colaboradores com melhores resultados, ainda precisa desenvolver mais a sua gestão de pessoas de forma a estabelecer de forma mais sólida tanto o conceito de trabalho em equipe quanto a satisfação individual.

Excelente ambiente corporativo.

Assistente ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

São Luís, MA

Prós: As pessoas, os benefícios (plano de saúde, auxilio alimentação 899,00, mais participação nos lucros), , o ambiente organizacional. Empresa flexível e dinâmica.

Contras: Olhar mais para as pessoas com cargos inferiores.

Cemar já foi uma empresa boa

Analista de Negócios Pleno

São Luís, MA

Prós: Bem localizada, apresenta benefícios atraentes.

Contras: Esta se tornando uma Vale/Ambev... ambiente estressante mas pagamento bem menos que suas concorrentes. Metade dos colaboradores da empresa estão tentando migrar para essas empresas.

Conselhos para presidência: Reveja a cultura do corpo diretivo, a cultura de politicagem está descendo e a valorização pelo bom trabalho (que antes existia) está sumindo. Metade da companhia está falando em tentar ir para a vale, Ambev, Alcoa e etc. Abram os olhos pois vocês estão deixando a desejar no quesito de gestão de gente.

ótima empresa

Assistente de Distribuição PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

São Luís, MA

Prós: Empresa com bons profissionais, possuem bons benefícios, instalações bem estruturadas, clima organizacional que motiva a interação dos colaboradores.

Contras: pontos negativos, praticamente não possui, um dos fatos que podem ser levados como ponto negativo é o fato de quando houver propostas de aumento salarial é reajustado somente pela inflação.

Companhia Energética do Maranhão (CEMAR)

Descrição:A Cemar, única distribuidora de energia do Maranhão, possui quatro Unidades de Negócios, distribuídas nas cidades de São Luís, Bacabal, Timon e Imperatriz e atende cerca 1.8 milhão de clientes em todo o Estado, em seus 217 municípios, perfazendo um total de 6.569.683 habitantes, com 87% de clientes residenciais, 7% de clientes comerciais, 3% de clientes rurais, 1% de clientes industriais e 1% de demais clientes. A comercialização de energia pela Cemar no Estado movimenta em torno de 350GWh/mês.