Como é trabalhar na Companhia Energética de São Paulo (CESP)?

6 postagens (1 avaliação nos últimos 12 meses)

Grande empresa mas distante e em vias de ser privatizada

Secretário

Prós: Excelentes benefícios, flexibilidade de horário, parceria com a profissional mãe, participação nos lucros, não tem discriminação de idade, localização agradável (apesar de extremamente longe do centro)

Contras: Distância, dificil acesso por transporte público, região perigosa,não tem plano de carreira, não tem aumento de salário (apenas dissídio coletivo), avaliação anual sem grandes possibilidades de melhora, ameaça de privatização constante

Conselhos para presidência: Novos investimentos na empresa, não privatizar, reavaliar o patrimônio físico e humano

CESP acabando

Supervisor

Castilho, SP

Prós: Salarios bons..tem plano de carreira porém está estagnado..bons beneficios .Otimo plano de Saúde..paga participaçao de lucros corretamente. Ticket alimentaçao muito bom

Contras: Sem treinamentos sem perpectiva de crescimento..esta estagnado o crescimento desta empresa o Governo do PSDB acabou com este patrimonio do Estado

Conselhos para presidência: Reflita sobre a carreira de funcionarios que dedicaram grande parte de suas vidas a essa empresa

Aprendendo a ser resiliente

Analista Administrativo

Prós: Remuneração e benefícios: a assistência médica (co-participação) dá direito ao Laboratório Fleury, por exemplo; Vale Refeição suficiente para o mês inteiro; participação nos lucros. A empresa também favorece o aprendizado daqueles que tem interesse em se aprimorar profissionalmente.

Contras: A sede da empresa fica na periferia da zona sul de São Paulo, o acesso costuma ser difícil. Os líderes trabalham cada um de um jeito, não há uniformidade dos procedimentos e a área em que se trabalha poderá refletir na sua satisfação com a empresa. O esforço nem sempre é recompensado de modo justo na hora dos reajustes salariais - nem sempre há meritocracia.

Estatal com formato de economia mista mas à revelia das decisões governamentais.

Secretário

Prós: Assistência médica muito boa; vale-refeição e alimentação com valores que ajudam (considero que faz parte do meu salário); localização distante mas como o local de trabalho é muito arborizado e espalhado num terreno de 7.000 m2, acho que é um privilégio para quem mora numa selva de pedra.

Contras: Muito distante do local de moradia para a maioria dos funcionários já que houve uma mudança da região da Paulista para o bairro da Pedreira; talvez não negativo para a empresa mas, particularmente, no meu setor, há muita proteção para um grupo seleto de funcionários. O mérito nunca chega aos funcionários que não fazem parte desse grupo; por ser uma estatal, vivemos em prol da variação política - cada vez que muda o governador, acaba nos afetando de alguma forma; falta muito a atualização do pessoal em relação à forma de se trabalhar. São funcionários com média de idade acima de 40 anos e que tem muito tempo de empresa. Sou concursada e como vim de empresas aonde se trabalha de forma diferente, atual, me sinto um pouco tolhida na minha forma de trabalhar. Às vezes sou obrigada a voltar no tempo e utilizar formato de trabalho arcaico, principalmente no que tange a papéis. As pessoas lá não entendem que não precisamos mais ficar imprimindo tanto papel. Acho que falta um pouco de dinamismo e atualização de todos os funcionários (alguns relutam em entender que a dinâmica do trabalho, hoje, nas empresas, é outra e que tudo é informatizado).

Conselhos para presidência: Diria para que ele vivenciasse mais o dia a dia dos funcionários e pensasse numa forma de readequar cargos e salários. Injetar investimentos em cursos de atualização principalmente aos gerentes pois são eles que ajudam a dirigir a empresa.

bom

Técnico em Meio Ambiente

Rosana, SP

Prós: Pagamento em dias; ; boa extrutura para trabalhar

Contras: Falta de perspectiva; ; futuro incerto

Conselhos para presidência: Mais clareza para o futuro da empresa

Ex-funcionário, saiu em 1997

Prós: Salário, Plano de Carreira, Benefícios, Ambiente de trabalho, Liberdade de horário, Instalações, Plano de Aposentadoria Privada (Complementar).

Contras: Regime Estatutário, Falta de autonomia, Ausêbcia de compromisso técnico, Interferência Política, Pouco investimento em tecnologias alternativas.

Conselhos para presidência: Investimento em energia limpa.

Companhia Energética de São Paulo (CESP)

Descrição:A CESP (Companhia Energética de São Paulo) foi criada a partir da fusão de 11 empresas em 1966 e foi, por três décadas a maior geradora de energia elétrica do Brasil. É a maior empresa de produção de energia elétrica do Estado de São Paulo e a quarta maior do País. Sua potência instalada total é de 7.455,30 MW. Possui seis usinas hidrelétricas, que são integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e despachadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras de energia elétrica do Estado de São Paulo: Eletropaulo, Bandeirante, CPFL e Elektro.