Como é trabalhar na Companhia Energética de São Paulo (CESP)?

Estatal com formato de economia mista mas à revelia das decisões governamentais.

Secretário

Prós: Assistência médica muito boa; vale-refeição e alimentação com valores que ajudam (considero que faz parte do meu salário); localização distante mas como o local de trabalho é muito arborizado e espalhado num terreno de 7.000 m2, acho que é um privilégio para quem mora numa selva de pedra.

Contras: Muito distante do local de moradia para a maioria dos funcionários já que houve uma mudança da região da Paulista para o bairro da Pedreira; talvez não negativo para a empresa mas, particularmente, no meu setor, há muita proteção para um grupo seleto de funcionários. O mérito nunca chega aos funcionários que não fazem parte desse grupo; por ser uma estatal, vivemos em prol da variação política - cada vez que muda o governador, acaba nos afetando de alguma forma; falta muito a atualização do pessoal em relação à forma de se trabalhar. São funcionários com média de idade acima de 40 anos e que tem muito tempo de empresa. Sou concursada e como vim de empresas aonde se trabalha de forma diferente, atual, me sinto um pouco tolhida na minha forma de trabalhar. Às vezes sou obrigada a voltar no tempo e utilizar formato de trabalho arcaico, principalmente no que tange a papéis. As pessoas lá não entendem que não precisamos mais ficar imprimindo tanto papel. Acho que falta um pouco de dinamismo e atualização de todos os funcionários (alguns relutam em entender que a dinâmica do trabalho, hoje, nas empresas, é outra e que tudo é informatizado).

Conselhos para presidência: Diria para que ele vivenciasse mais o dia a dia dos funcionários e pensasse numa forma de readequar cargos e salários. Injetar investimentos em cursos de atualização principalmente aos gerentes pois são eles que ajudam a dirigir a empresa.

Companhia Energética de São Paulo (CESP)

Descrição:A CESP (Companhia Energética de São Paulo) foi criada a partir da fusão de 11 empresas em 1966 e foi, por três décadas a maior geradora de energia elétrica do Brasil. É a maior empresa de produção de energia elétrica do Estado de São Paulo e a quarta maior do País. Sua potência instalada total é de 7.455,30 MW. Possui seis usinas hidrelétricas, que são integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e despachadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras de energia elétrica do Estado de São Paulo: Eletropaulo, Bandeirante, CPFL e Elektro.