Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) logo

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

Como é trabalhar na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)?

Excelente empresa

Engenheiro Civil

Prós: Política de desenvolvimento do funcionário, confiabilidade, salário compatível com o mercado, os benefícios são acima da média, plano de carreira sólido

Contras: Estagnação, por vezes se passa muitos anos na mesma obra, logo a rotina pode se tornar maçante. A empresa é muito diferente entre os diversos departamentos. Muita mão de obra ociosa.

Não é perfeita, mas é muito boa.

Oficial de Manutenção Mecânica

Prós: A empresa dispõe de bastantes benefícios e coparticipações além de oferecer salários satisfatórios (bem mais justos se comparados com a iniciativa privada). Tem tradição, história e relativa solidez corporativa.

Contras: Alguns cargos (tais como oficiais de manutenção) não possuem plano de carreira, dispondo apenas de progressões salariais que nem sempre são garantidas (steps). A empresa também aparenta estar parada no tempo em alguns aspectos, o que pode ser prejudicial já que não detêm mais o hegemonia do transporte metroferroviário na capital paulistana. O marketing para com o público também é muito fraco e poderia ser melhorado a fim de valorizar a imagem da empresa perante a população.

Conselhos para presidência: Em tempos de concorrência, é preciso investir mais na imagem da empresa perante o público em geral, seja com vídeos na internet, inserções comerciais na televisão, campanhas publicitárias, de modo a valorizar a imprescindibilidade do serviço prestado pela empresa à comunidade.

Nasceu com tecnologia de ponta e esta morrendo de forma arcaica.

Engenheiro Eletricista

Prós: Salario e benefícios bons. Serviço diversificado o que possibilita muitas possibilidades de aprendizado. Não existe a pressão que existe na iniciativa privada.

Contras: Gestão arcaica, individualista. Não há planejamento, meta e incentivo para treinamento interno ou externo. Comunicação muito falha entre as diversas áreas de uma mesma gerencia. Não há flexibilidade de horário. Sem plano de carreira. O funcionário de forma geral não é ouvido e muito menos valorizado. Grande dificuldade de transferência para outras áreas da empresa.

Conselhos para presidência: Investir em qualidade dos gestores e não apenas em quantidade.

Empresa tecnológica

Prós: O metrô trabalha para ter tecnologia de ponta, apesar do viés político que tem. E conta com grande capacidade intelectual dos seus colaboradores, isso por realizar concursos que tem grande concorrência devido à salários um pouco mais justos do que os praticados no mercado.

Contras: A empresa reflete interesses políticos tanto de governantes que tem a capacidade de investir com recursos financeiros, quanto do sindicato que é capaz de mobilizar os funcionários no sentido de alterar a rotina de trabalho.

Conselhos para presidência: Acredito que envolver todos os envolvidos no processo de decisão é a chave para a transparência do que é decidido. Dessa forma uma decisão que não agrada pode ser tomada na medida que todo conhecem e aceitam, de certa forma, a medida.

Uma boa empresa a se trabalhe

Jovem Aprendiz

Prós: Ambiente descontraído, time bem motivado, conhece pessoas de diversos lugares, função bem dinâmica, os benefícios são acima da média. Foram os pontos que mais gostei de trabalhar lá.

Contras: Ficar em pé por muito tempo, uma segurança que deveria ser mais redobrada e a possibilidade de efetivação. Muitos de nós queria permanecer na empresa.

Conselhos para presidência: Permitir concurso interno para os aprendizes

Empresa boa para trabalhar

Técnico de Sistemas Metroviários

Prós: Plano de carreira bom. Excelentes benefícios, adicional noturno bom, ambiente agradável de se trabalhar, ferramentas e materiais de boa qualidade,

Contras: Não há muito reconhecimento no trabalho, alguns procedimentos administrativos dificultam a realização do trabalho. A empresa como sendo uma estatal, possuí influencias políticas que alteram o desenvolvimento da cia

Conselhos para presidência: Melhorar procedimentos administrativos para melhorar o desenvolvimento da Cia

No geral, boa empresa para se trabalhar.

Analista de DesenvolvimentoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O salário era bom, havia participação nos lucros, benefícios (VR e VA) bons. Horário de trabalho normal, não havia necessidade de fazer horas extras.

Contras: As minhas atividades eram poucas e eu ficava ociosa. A infraestrutura do prédio não é muito boa, principalmente o refeitório. Algumas pessoas eram acomodadas.

Conselhos para presidência: Melhorar a infraestrutura e incentivar os colaboradores a serem mais proativos.

Empresa com potencial grande ocioso

Engenheiro Eletricista

Prós: O salário e os benefícios são bons. Não apresenta a pressão que a iniciativa privada apresenta, já possuiu plano de carreira. Também temos participação nos lucros.

Contras: Não investe em treinamentos, não avalia corretamente a competência dos funcionários e não investe em comunicação entre gestão e operativo. A gestão não é considerada transparente

Conselhos para presidência: Estabelecer o contato/ comunicação transparente entre as áreas

Metrô de São Paulo, Estação.

Operador de Transporte Metroviário IEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Trabalho dinâmico, benefícios muito bons, pagamento sempre em dia, cumpre os acordos firmados com o sindicato, alguma flexibilidade de horário.

Contras: Necessidade de trabalhar aos finais de semana, feriados e datas especiais; salário aquém do nível de estresse que passamos; processo de terceirização.

Muito boa!

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Oferecem muitos beneficios que são interessantes para o funcionario, tanto como a parte odontologica como o plano de saude e se preocupam com o seu bem estar.

Contras: A localização das matrizes é muito longe e dificulta o acesso para certas atividades que são necessarias para o andamento do trabalho, mas fora isso tudo bem!

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

Descrição:Constituída em abril de 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) tem a missão de Prover transporte público com rapidez, segurança, confiabilidade e sustentabilidade ambiental. Para isso, o Metrô São Paulo trabalha com o objetivo de expandir o sistema metroviário do Estado; modernizar os sistemas e as instalações existentes; e aperfeiçoar a gestão do metrô.
O Metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 70,6 quilômetros de rede, 62 estações, 900 carros e transportou, no ano de 2010, 754.049 milhões de passageiros. Em setembro de 2010 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 20 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.