Como é trabalhar na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)?

Engenheiro Elétrico

Prós: Empresa, totalmente focada em sua evolução, salarios coerentes de acordo com sua função, profissionais competentes e desempenhados para o máximo de produtividade possível.

Contras: Poucas oportunidades para as áreas menos bem remuneradas, empresa quase totalmente hierarquirizada, tirando isso eu não mais nada a reclamar.

Uma ótima companhia para se trabalhar

OTM I

Prós: Empresa remunera na data estipulada, muitos benefícios (VR alto, VA alto, Metrus, Pátio, Sindicato). Ambiente de trabalho tranquilo, pessoas engajadas e estrutura boa.

Contras: O risco de privatização, dependendo do governo e da composição da Assembleia é capaz do Metro ser privatizado. Problemas de segurança pública;

Conselhos para presidência: Por favor, vamos lutar para que o metrô continue público e de qualidade

Empresa boa para trabalhar

Técnico de Sistemas Metroviários

Prós: Estabilidade, salário bom, bons benefícios, qualidade de vida relativamente boa, infraestrutura boa, colegas de trabalho bons, equipamentos bons

Contras: Problemas relacionados a burocracia e progressões na carreira profissional, por se tratar de uma empresa publica, há muita influencia politica nas decisões da empresa, algo que atrapalha em seu desenvolvimento.

Conselhos para presidência: Gerenciar melhor os recursos materiais e humanos que muitas vezes são muito mal aproveitados

Ótima empresa mas sem oportunidade de carreira

Analista de Marketing Pleno

Prós: Salário compatível com o cargo. Colegas amistosos e empenhados em produzir. Benefícios e assistência médica. Estabilidade. Empresa preocupada em evoluir tecnologicamente e socialmente.

Contras: Interferência política e muitos adnutos. Sem oportunidade de carreira fora da operação e manutenção. Gestão arcaica e muito hierarquizada. Foco no desenvolvimento e oportunidades para o plano representativo, pouca ou nenhuma oportunidade para quem é analista.

Conselhos para presidência: Diminuir os cargos adnutos e melhorar as chances de promoção para quem é de dentro. Horizontalizar a gestão e criar mais oportunidades de trabalho em equipe e por gestão de projetos. Promover a interação entre departamentos e gerências e facilitar a movimentação entre áreas

Boa empresa para trabalhar

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Equipe com a qual trabalhei era incrível. Ótimos benefícios, com o maior VR que já vi no mercado, além de VA muito bom e plano de saúde Metrus.

Contras: Equipe de Jovens Aprendizes toda foi contratada por meio de concurso, tal como os funcionários regulares, entretanto não havia plano de carreira para nós, como uma prova interna para ascensão de cargo, como há entre os efetivados.

Melhor empresa que já conheci/trabalhei.

Assistente Administrativo

Prós: A empresa recopensa bem seus funcionários, com salários acima do que o mercado oferece e ótimos benefícios. O clima entre as pessoas é bom, os ambientes de trabalho também são bons. Apesar de ser uma empresa grande e "espalhada" devido suas diversas áreas operacionais e administrativas, por todos os lugares que passei me senti respeitada e acolhida.

Contras: No quesito plano de carreira dos funcionários administrativos poderia ser bem melhor, com realização de concursos internos, como já ocorre na operação.

Conselhos para presidência: Que os administradores e o Governo invista mais na empresa possibilitando a expansão da malha. Que os funcionários sejam cada vez mais valorizados e que os recursos sejam bem aproveitados.

Aprendiz no metrô

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Possui um bom Vale Refeição e um bom Vale Alimentação. As tarefas não são difíceis e o horário é ótimo, e sem dúvidas um ponto muito positivo.

Contras: Falta de reconhecimento e o salário baixo são os principais fatores desmotivantes na empresa. Não há muito outros pontos para ressaltar, além do estresse, claro.

Ótimo ambiente para desenvolvimento profissional

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótimo lugar para trabalhar, pessoas dispostas a ensinar, ambiente tranquilo. Cumprimento da lei do estágio. Pontualidade nos pagamentos. Bons benefícios (VR, VT e VA).

Contras: Não tive nenhuma experiência negativa como estagiária. Considero como ponto negativo a de não ter possibilidade de efetivação dentro da empresa por ser estatal.

Uma boa empresa pra se trabalhar, mas ainda precisa melhorar em alguns aspectos

Técnico de Sistemas Metroviários

Prós: Pagamento em dia, benefícios, comprometimento em cumprir a legislação, participação nos resultados, convênio médico e odontológico, estabilidade

Contras: Não é possível evoluir de uma carreira de nível fundamental para nível médio/técnico ou de nível médio / técnico sem prestação de concurso externo.

Boa companhia para trabalhar

Operador de Transporte Metroviário II

Prós: Estabilidade, carteira de benefícios e plano de previdência suplementar, colegas de trabalho atuantes e colaborativos, sindicato forte e atuante, boa escala de trabalho

Contras: Interferência política na administração e decisões baseadas em interesses acima do público. Monotonia e algumas chefias foram indicadas utilizando critérios pessoais. Avaliação anual de desempenho baseada em critérios subjetivos.

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

Descrição:Constituída em abril de 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) tem a missão de Prover transporte público com rapidez, segurança, confiabilidade e sustentabilidade ambiental. Para isso, o Metrô São Paulo trabalha com o objetivo de expandir o sistema metroviário do Estado; modernizar os sistemas e as instalações existentes; e aperfeiçoar a gestão do metrô.
O Metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 70,6 quilômetros de rede, 62 estações, 900 carros e transportou, no ano de 2010, 754.049 milhões de passageiros. Em setembro de 2010 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 20 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.