Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares
Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) logo

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

3.58

Como é trabalhar na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)?

95 postagens (24 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.58
  • Remuneração e benefícios
    4.29
  • Oportunidade de carreira
    2.46
  • Cultura da empresa
    2.33
  • Qualidade de vida
    3.58

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há 12 meses

    Muito desgastante

    Operador de Transporte Metroviário IEx-funcionário, saiu em 2013

    São Paulo, SP


    Prós: Os benefícios são muitos, vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde, hora extra de 100%, seguro de vida; os colegas de trabalho são muito unidos.

    Contras: O trabalho é sobrecarregado, faltam funcionários, o metrô de são paulo opera no seu limite, muito desgastante o contato de 8h seguidas com usuários do metro.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 4 meses

    Boa empresa, mas com gestores fracos e desatualizados

    Analista de Desenvolvimento de Gestão

    São Paulo, SP


    Prós: Um bom ambiente de trabalho, remuneração de acordo com a média de mercado e bons benefícios. Uma empresa interessante para quem busca estabilidade, bate o ponto corretamente e segue a risca normas e procedimentos.

    Contras: O Metrô possui uma estrutura organizacional fortemente hierarquizada e uma administração centralizadora. Há um grande número de cargos comissionados e procedimentos extremamente burocráticos. A influência política é um câncer que está dilapidando gradativamente a empresa. Atualmente (2017) o Metrô vive um grande crise na qual promoções e progressões salariais foram suspensas e faltam materiais para tarefas básicas tanto na área operacional como administrativa. Existem muitos empregados desatualizados, principalmente na gestão da empresa.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 1 ano

    Poderia ser muito melhor

    Operador de Transporte Metroviário I

    São Paulo, SP


    Prós: As pessoas, a coletividade, os benefícios são muito bons o plano de saúde é excelente, as escalas podem ser boas também após um tempo na função

    Contras: Estrutura , chefia, governo, roubalheira em tudo que entra e tudo que sai, as pessoas que tem costume em descontar suas frustrações nos funcionários

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    Empresa burocrática

    Assistente Administrativo

    São Paulo, SP


    Prós: Alguns benefícios como não pagar metrô, vale-refeição, plano de saúde e jornada de trabalho respeitada na maioria das vezes.

    Contras: Falta de possibilidade de crescimento, cultura negativa, com traços fortes de burocracia na realização de tarefas e relacionamento entre os colegas muito influenciado pela hierarquia na empresa.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Metrô é o clássico da administração burocrática e atrasada.

    Analista

    São Paulo, SP


    Prós: Alguns benefícios como vale refeição e férias com 70%. Os reajustes são bons. Certa estabilidade Passe de metrô

    Contras: Mentalidade dos chefes é muito atrasada Extremamente burocrático De verdade Não existe plano de carreira O RH é péssimo Não valorizam os funcionários Crescimento profissional quando existe é extremamente lento.

    Conselhos para presidência: Admissão por função e não por formação. Facilidade de transferências entre áreas Cada funcionário deveria ter um coaching profissional Maior integração entre áreas da empresa como um todo. Melhor comunicação interna

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Sucateada

    Analista Júnior

    São Paulo, SP


    Prós: Amigos, benefícios e subsídio a curso de pós-graduação.

    Contras: Não há plano de carreira, funções esvaziadas - tudo o que era feito lá, hoje é feito por consultorias e os funcionários apenas revisam, os progressos dependem de boa vontade política inexistente, pessoas crescem na empresa por ter contatos e não por mérito.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    ótimo para quem quer sombra e água fresca

    Analista


    Prós: Salário inicial acima da média, benefícios, flexibilidade de horário

    Contras: Plano de carreira fracassado, alta burocracia, chefes políticos

    Conselhos para presidência: Implantação de programa de trainee, acabar com cargos políticos, maior dinamismo no plano de carreira

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Boa empresa porém com muita interferência do governo

    Supervisor

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa paga bons salários e tem muitos benefícios, tais como auxílio refeição, auxílio creche, plano de saúde e previdência complementar patrocinada

    Contras: O clima organizacional está muito ruim, com privatização de parte da empresa, plano de demissão voluntária, terceirização de atividades e aumento da carga de trabalho e pressão nas chefias, inclusive com ameaças de demissões

    Conselhos para presidência: Focar nos clientes e propor desafios aos empregados, valorizando o bom desempenho

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 3 meses

    Longe do ideal, porém uma ótima empresa em comparação a outras do mesmo setor.

    Operador de Transporte Metroviário I

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa possui um bom pacote de benefícios, sobretudo em comparação com outras empresas do setor, além de ter várias opções de escalas e horários de serviço, proporcionando assim, boa liberdade para conciliar com atividades de capacitação.

    Contras: Há um exagero de cargos de chefia e administrativos para uma empresa de cunho basicamente operacional, o que às vezes torna o ambiente de trabalho um pouco denso para quem está na linha de frente.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 4 meses

    Política.

    Analista de Desenvolvimento e Gestão I

    São Paulo, SP


    Prós: Aqui se ganha bem para fazer relativamente pouco. O salário não é gigante, mas é alto se comparado à exigência. Os benefícios são muito bons, incluindo alto vale-refeição e bilhete gratuito de metrô.

    Contras: Muitos funcionários são encostados, acham que trabalham muito, mesmo que jamais façam sequer uma hora extra. Há áreas que até trabalham bastante, mas não são maioria. O principal problema da companhia é a politicagem, é impossível atingir um cargo de liderança sem ter um padrinho. Aqui não se promove por mérito, mas sim por tempo ou indicação.

    Conselhos para presidência: A empresa deveria remodelar os planos de carreira, caso fosse privatizada, a vida pioraria muito para os funcionários, mas melhoraria muito para a empresa e para a população.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

Descrição:Constituída em abril de 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) tem a missão de Prover transporte público com rapidez, segurança, confiabilidade e sustentabilidade ambiental. Para isso, o Metrô São Paulo trabalha com o objetivo de expandir o sistema metroviário do Estado; modernizar os sistemas e as instalações existentes; e aperfeiçoar a gestão do metrô.
O Metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 70,6 quilômetros de rede, 62 estações, 900 carros e transportou, no ano de 2010, 754.049 milhões de passageiros. Em setembro de 2010 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 20 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.

Site

RH: quer atrair bons talentos?