Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) logo

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

Como é trabalhar na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)?

Muito estável

Operador de Transporte Metroviário

Prós: Benefícios. Salário acima do mercado. Treinamentos de qualidade. Estabilidade. Plano de carreira Benefícios acima do mercado. Reconhecimento.

Contras: Horários. Localização. Plantão noturno. Não tem muitos mais pontos negativos para comentar. Resumindo é um ótima empresa para trabalhar. Com muitos benefícios.

Empresa estatal ótima para fazer carreira

Estagiário de ArquiteturaEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Ambiente saudável, tranquilo e amigável. Horários flexíveis e possibilidade de realocação de funções. Ótima remuneração, benefícios e participação nos lucros.

Contras: Possui alguns cargos "pendurados", por ser de caráter estatal. Além de sofrer muito com a corrupção, desvio de verbas, fazendo com que os concursos de ingresso sejam menos frequentes e mais disputados.

Bom concurso

Estagiário Superior

Prós: Boa remuneração, bons benefícios. Diversas áreas de trabalho. Sindicato forte. Dispõe de diversos serviços para o trabalhador. Por ser a gerente do Metrô, é de fácil acesso.

Contras: Acesso apenas por concurso público (exceto estagiários e terceirizados)., sem possibilidade de efetivação. Dependente do governo do Estado de SP.

Estagiário de Secretariado Executivo

Prós: Ótimos ambientes de trabalho, tem muitos e ótimos benefícios, bons relacionamentos interpessoais, há treinamentos, aulas, palestras, eventos para diversas áreas. Oferece todos os recursos necessários para desempenhar bem sua função.

Contras: No caso de estagiários e aprendizes, um aspectos ruim é que depois de exceder a data do contrato, não há a oportunidade de efetivação, por se tratar de uma empresa pública e só é possível continuar caso passe em um concurso, por isso esse é um aspecto negativo, porque nos capacita para o trabalho, mas não nos admite!

Cotidiano trabalhista.

Oficial de Manutenção II

Prós: A pontualidade com os pagamentos dos salários e benefícios, os treinamentos referente as Normas Regulamentadoras, os equipamentos de trabalho, as instalações.

Contras: Não tem um plano de carreira que contemple toda a Companhia num plano geral, sua distribuição é feita por áreas, não permitindo a ascensão de uma para outra área da Companhia. O critério de avaliação e promoção é feito pelo conhecimento com a chefia não pelo desempenho profissional do empregado.

Uma empresa que proporciona uma qualidade de vida ao funcionário muito boa.

Técnico Restabelecimento e Corretiva

Prós: Ambiente de trabalho muito bom, cesta de benefícios excelente também, salário de acordo com o mercado e possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Contras: Para alguns cargos só existe a possibilidade de crescimento através de concurso externo e no momento atual a empresa está fazendo alguns cortes de custos injustificáveis e que não ajuda em nada a melhoria da qualidade prestada pela empresa, muito pelo contrário...

Conselhos para presidência: A empresa já propicia um ambiente de trabalho muito bom, mas que devido a algumas medidas adotadas recentemente pela empresa pode estar em risco.

Ótima empresa

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Flexibilidade e a estabilidade são pontos positivos. Também os salários considerados altos para o mercado atual. Gestão da qualidade e ambiental bem presente no dia-a-dia.

Contras: Por ser uma empresa pública só é possível crescer por concursos, ou seja, a meritocracia não existe e você não será promovido mesmo se der o melhor de si.

Perspectiva

Assistente Administrativo

Prós: A empresa oferece um pacote de benefícios bem acima do mercado, com um excelente plano de saúde e uma rotina que possibilita uma boa qualidade de vida.

Contras: Plano de carreira mal estruturado, não há concursos internos na área administrativa e dessa forma a progressão de carreira é bem demorada o que desestimula o profissional ao longo do tempo.

Conselhos para presidência: Reestruturação do plano de cargos e salários, lançamento de concursos internos nas áreas administrativas assim como ocorre nas carreiras da operação

Um ótimo lugar para se trabalhar

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Um ótimo lugar para trabalhar, liberdade e auxilio para a execução das atividades e um bom relacionamento entre os colegas de trabalho.

Contras: Salários abaixo da média do mercado, falta de comunicação entre os setores da companhia, falta de visão estratégica para a empresa a longo prazo.

O melhor estágio da minha vida

SecretárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Um ótimo ambiente de trabalho, um ótimo pacote de benefícios (o VR e o VA tem valores ótimos). É uma organização que cuida realmente do colaborador.

Contras: Entrar exige dedicação, pois é feito através de concurso e é muito concorrido. Até mesmo para estágio.

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

Descrição:Constituída em abril de 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) tem a missão de Prover transporte público com rapidez, segurança, confiabilidade e sustentabilidade ambiental. Para isso, o Metrô São Paulo trabalha com o objetivo de expandir o sistema metroviário do Estado; modernizar os sistemas e as instalações existentes; e aperfeiçoar a gestão do metrô.
O Metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 70,6 quilômetros de rede, 62 estações, 900 carros e transportou, no ano de 2010, 754.049 milhões de passageiros. Em setembro de 2010 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 20 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.