Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) logo

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

Como é trabalhar na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)?

Empresa respeitada, mas por ter personalidade Pública, não há Plano de Carreira concreto

Técnico de Redes

Prós: Os benefícios são bons, tendo auxilio na creche, estudos e um ótimo plano de saúde.

Contras: As progressão de carreira ou recrutamento interno são nulos. A contratação por concurso público limita o crescimento da empresa, já que como o investimento em treinamento é baixo, os aprovados sem experiência ficam a deriva. Sobre os benefícios, como falei são bons, mas se contrapõe ao baixo salário.

Conselhos para presidência: Como eu já possuo experiência, às vezes me sinto fora do ninho. Entretanto, a equipe de RH é muito compreensiva quando preciso.

Prós: Ambiente agradável e com bastante benefícios.

Contras: Pouca valorização do funcionário com difícil crescimento, principalmente em cargos com função gerencial. Por ser uma empresa pública há muito apadrinhamento e indicação de pessoas despreparadas para cargos importantes.

Conselhos para presidência: Rever a política de valorização do funcionário.

Total desastre!

Técnico de Datacenter

Prós: Empresa onde você realmente pode aplicar seus conhecimentos, pois estão de porta abertas para quase tudo. Porém não espere agilidade nos processos.

Contras: Burocracia e falta de perspectiva são os principais pontos fracos. Ainda listamos gerentes mal preprarados, excesso de cargo comissionados (Governo) e péssima evolução de carreira

Conselhos para presidência: Revisão dos cargos comissionados e gerentes que normalmente pertencem ao partido do governo, porém são MUITO mal preparados para exercer tal cargo

Tudo para ser uma excelente empresa para se trabalhar

Analista de Suporte Pleno

Prós: Ampla oportunidade para desenvolver conhecimento e experiência profissional, serviços diversificados, boas oportunidades para relacionamentos interpessoais, benefícios que complementam o salário e oportunizam a formação intelectual do colaborador. Bons desafios.

Contras: Forte influência política, organograma incompatível com as dimensões da companhia, gestão de recursos humanos extremamente precária prejudicando diretamente o clima organizacional, cargos de gestão ocupados por critérios de afinidade política ou antiguidade, poucos por mérito técnico ou aptidão. Planos de carreira irreais e políticas de gestão de carreiras mal aplicadas. Maior valorização salarial para áreas de apoio (administrativas) do que para área fim ( tecnologia da informação) em relação ao mercado.

Conselhos para presidência: Renovar o modelo de gestão de recursos humanos, reduzir o ônus político da empresa - que não gera bônus algum.

Empresa Estatal Mista

Técnico

Prós: Empresa reconhecida pelos projetos de TI. Os funcionários são todos concursados. Isto acarreta em um quadro de funcionários qualificados e ainda obriga a empresa em abertura de processo administrativo para demissões sem justa causa.

Contras: Cúpula gerida por indicação do governo do estado. Faz com que a cada ano de mudança no governo haja uma mudança em todos os cargos de diretoria, gerencia e até coordenação sejam trocados, além de uma leva enorme de cargos de confiança. Facilita o superfaturamento em contratos.

Minha empresa

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Empresa de ótimo nivel estou muito feliz e realizado. Recomendo a empresa para quem quer fazer carreira.

Contras: Como é empresa do governo temos a lentidão para realizar projetos e temos que segurar bastante a ansiedade.

Boa empresa, maus gestores

Analista de Sistemas Júnior

Prós: Gama de benefícios, incentivo ao estudo, flexibilidade de horário

Contras: Sofre muita interferência política, pouco flexível a inovação tecnológica, maus gestores tem liberdade de fazerem o que querem, e nunca são punidos

Excelente empresa

Técnico Júnior

Prós: A empesa se preocupa com o empregado, procura fazer tudo que a lei exige. Existe um clima de cordialidade geral, Existem pessoas com 30, 40 e até 50 anos de casa. O que demonstra que é um bom lugar para se trabalhar. O pessoal se aposenta e não larga o osso. (risos)

Contras: O sistema de progressão horizontal é extremamente lento. Uma colega excelente no que faz levou 5 anos para subir algusn niveis o que significou aumento de 15% sobre o salário de alguém que entra hoje. A questão da avaliação é muito subjetiva. Agora implantaram sistema de avaliação eletrônico. Veremos se isso será melhor.

Conselhos para presidência: Excelente trabalho!

Técnico de Redes

Prós: Benefícios, apenas os benefícios.

Contras: Gestão engessada, retrógrada, obsoleta, sem meritocracia alguma - típica do perfil de órgão público. O número de incapazes e muito alto, gerando contínuo prejuízo aos cofres públicos.

Conselhos para presidência: Terceirizar a gestão.

Neutro

Técnico em Redes Júnior

Prós: O pacote de benefícios que a empresa oferece aos funcionários é bastante amplo comparado com outras empresas do mercado

Contras: A plano de cargos e salários é praticamente impossível de você completar, mesmo que todas as suas avaliações fossem com o nível máximo

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

Descrição:ioneira entre as empresas públicas de tecnologia da informação, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar, é uma sociedade de economia mista de capital fechado, cujo maior acionista é o Estado do Paraná. É a mais antiga empresa de Governo na área de TIC no país.

Com sede em Curitiba e, por meio dos seus núcleos regionais, a empresa atende toda estrutura da administração estadual instalada nos 399 municípios. O objetivo é desenvolver soluções de modernização da gestão pública voltadas à melhoria contínua dos serviços que o governo presta aos cidadãos paranaenses.