Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) logo

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

Como é trabalhar na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)?

Técnico de Redes

Prós: Benefícios, apenas os benefícios.

Contras: Gestão engessada, retrógrada, obsoleta, sem meritocracia alguma - típica do perfil de órgão público. O número de incapazes e muito alto, gerando contínuo prejuízo aos cofres públicos.

Conselhos para presidência: Terceirizar a gestão.

Total desastre!

Técnico de Datacenter

Prós: Empresa onde você realmente pode aplicar seus conhecimentos, pois estão de porta abertas para quase tudo. Porém não espere agilidade nos processos.

Contras: Burocracia e falta de perspectiva são os principais pontos fracos. Ainda listamos gerentes mal preprarados, excesso de cargo comissionados (Governo) e péssima evolução de carreira

Conselhos para presidência: Revisão dos cargos comissionados e gerentes que normalmente pertencem ao partido do governo, porém são MUITO mal preparados para exercer tal cargo

Era uma ótima empresa para seguir carreira.

Analista de Suporte

Prós: Plano de saúde e vale alimentação/refeição

Contras: Empresa super inchada. Muitos cargos comissionados. Muitos acessores. Muitas diretorias, gerências e cordenações.

Conselhos para presidência: Pagar melhor os funcionários e ter plano de carreira.

Tudo para ser uma excelente empresa para se trabalhar

Analista de Suporte Pleno

Prós: Ampla oportunidade para desenvolver conhecimento e experiência profissional, serviços diversificados, boas oportunidades para relacionamentos interpessoais, benefícios que complementam o salário e oportunizam a formação intelectual do colaborador. Bons desafios.

Contras: Forte influência política, organograma incompatível com as dimensões da companhia, gestão de recursos humanos extremamente precária prejudicando diretamente o clima organizacional, cargos de gestão ocupados por critérios de afinidade política ou antiguidade, poucos por mérito técnico ou aptidão. Planos de carreira irreais e políticas de gestão de carreiras mal aplicadas. Maior valorização salarial para áreas de apoio (administrativas) do que para área fim ( tecnologia da informação) em relação ao mercado.

Conselhos para presidência: Renovar o modelo de gestão de recursos humanos, reduzir o ônus político da empresa - que não gera bônus algum.

Empresa Estatal Mista

Técnico

Prós: Empresa reconhecida pelos projetos de TI. Os funcionários são todos concursados. Isto acarreta em um quadro de funcionários qualificados e ainda obriga a empresa em abertura de processo administrativo para demissões sem justa causa.

Contras: Cúpula gerida por indicação do governo do estado. Faz com que a cada ano de mudança no governo haja uma mudança em todos os cargos de diretoria, gerencia e até coordenação sejam trocados, além de uma leva enorme de cargos de confiança. Facilita o superfaturamento em contratos.

Neutro

Técnico em Redes Júnior

Prós: O pacote de benefícios que a empresa oferece aos funcionários é bastante amplo comparado com outras empresas do mercado

Contras: A plano de cargos e salários é praticamente impossível de você completar, mesmo que todas as suas avaliações fossem com o nível máximo

Voltado para aprendizagem

Analista de Sistemas JúniorEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: ambiente que propiciava muito aprendizado, de tecnologia e de processos.

Contras: Por se tratar de uma empresa pública, tinha muita política. Era difícil não se envolver

Boa empresa, porém sem perspectiva de ascenção.

Estagiário de Engenharia

Prós: Meio-expediente em dias de prova

Contras: Horário inflexível, salário baixo.

Uma boa empresa

Analista de Suporte

Prós: A Segurança de saber q no próximo mês vc tem emprego

Contras: Falta de estrutura, falta de profissionais nas áreas.

Conselhos para presidência: Mais investimento

Determinacao

Prós: Conhecimento bem estruturado pessoas boas

Contras: Pouco trabalho para um estagio

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

Descrição:ioneira entre as empresas públicas de tecnologia da informação, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar, é uma sociedade de economia mista de capital fechado, cujo maior acionista é o Estado do Paraná. É a mais antiga empresa de Governo na área de TIC no país.

Com sede em Curitiba e, por meio dos seus núcleos regionais, a empresa atende toda estrutura da administração estadual instalada nos 399 municípios. O objetivo é desenvolver soluções de modernização da gestão pública voltadas à melhoria contínua dos serviços que o governo presta aos cidadãos paranaenses.