Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) logo

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

Como é trabalhar na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)?

Excelente empresa

Técnico Júnior

Prós: A empesa se preocupa com o empregado, procura fazer tudo que a lei exige. Existe um clima de cordialidade geral, Existem pessoas com 30, 40 e até 50 anos de casa. O que demonstra que é um bom lugar para se trabalhar. O pessoal se aposenta e não larga o osso. (risos)

Contras: O sistema de progressão horizontal é extremamente lento. Uma colega excelente no que faz levou 5 anos para subir algusn niveis o que significou aumento de 15% sobre o salário de alguém que entra hoje. A questão da avaliação é muito subjetiva. Agora implantaram sistema de avaliação eletrônico. Veremos se isso será melhor.

Conselhos para presidência: Excelente trabalho!

Técnico de Redes

Prós: Benefícios, apenas os benefícios.

Contras: Gestão engessada, retrógrada, obsoleta, sem meritocracia alguma - típica do perfil de órgão público. O número de incapazes e muito alto, gerando contínuo prejuízo aos cofres públicos.

Conselhos para presidência: Terceirizar a gestão.

Tudo para ser uma excelente empresa para se trabalhar

Analista de Suporte Pleno

Prós: Ampla oportunidade para desenvolver conhecimento e experiência profissional, serviços diversificados, boas oportunidades para relacionamentos interpessoais, benefícios que complementam o salário e oportunizam a formação intelectual do colaborador. Bons desafios.

Contras: Forte influência política, organograma incompatível com as dimensões da companhia, gestão de recursos humanos extremamente precária prejudicando diretamente o clima organizacional, cargos de gestão ocupados por critérios de afinidade política ou antiguidade, poucos por mérito técnico ou aptidão. Planos de carreira irreais e políticas de gestão de carreiras mal aplicadas. Maior valorização salarial para áreas de apoio (administrativas) do que para área fim ( tecnologia da informação) em relação ao mercado.

Conselhos para presidência: Renovar o modelo de gestão de recursos humanos, reduzir o ônus político da empresa - que não gera bônus algum.

Empresa Estatal Mista

Técnico

Prós: Empresa reconhecida pelos projetos de TI. Os funcionários são todos concursados. Isto acarreta em um quadro de funcionários qualificados e ainda obriga a empresa em abertura de processo administrativo para demissões sem justa causa.

Contras: Cúpula gerida por indicação do governo do estado. Faz com que a cada ano de mudança no governo haja uma mudança em todos os cargos de diretoria, gerencia e até coordenação sejam trocados, além de uma leva enorme de cargos de confiança. Facilita o superfaturamento em contratos.

Total desastre!

Técnico de Datacenter

Prós: Empresa onde você realmente pode aplicar seus conhecimentos, pois estão de porta abertas para quase tudo. Porém não espere agilidade nos processos.

Contras: Burocracia e falta de perspectiva são os principais pontos fracos. Ainda listamos gerentes mal preprarados, excesso de cargo comissionados (Governo) e péssima evolução de carreira

Conselhos para presidência: Revisão dos cargos comissionados e gerentes que normalmente pertencem ao partido do governo, porém são MUITO mal preparados para exercer tal cargo

Minha empresa

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Empresa de ótimo nivel estou muito feliz e realizado. Recomendo a empresa para quem quer fazer carreira.

Contras: Como é empresa do governo temos a lentidão para realizar projetos e temos que segurar bastante a ansiedade.

Boa empresa, maus gestores

Analista de Sistemas Júnior

Prós: Gama de benefícios, incentivo ao estudo, flexibilidade de horário

Contras: Sofre muita interferência política, pouco flexível a inovação tecnológica, maus gestores tem liberdade de fazerem o que querem, e nunca são punidos

Neutro

Técnico em Redes Júnior

Prós: O pacote de benefícios que a empresa oferece aos funcionários é bastante amplo comparado com outras empresas do mercado

Contras: A plano de cargos e salários é praticamente impossível de você completar, mesmo que todas as suas avaliações fossem com o nível máximo

Voltado para aprendizagem

Analista de Sistemas JúniorEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: ambiente que propiciava muito aprendizado, de tecnologia e de processos.

Contras: Por se tratar de uma empresa pública, tinha muita política. Era difícil não se envolver

Boa empresa para iniciar a carreira

Técnico em Informática

Prós: benefícios, banca 60% de cursos superiores e de idiomas

Contras: A burocracia estatal pode emperrar a carreira

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

Descrição:ioneira entre as empresas públicas de tecnologia da informação, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar, é uma sociedade de economia mista de capital fechado, cujo maior acionista é o Estado do Paraná. É a mais antiga empresa de Governo na área de TIC no país.

Com sede em Curitiba e, por meio dos seus núcleos regionais, a empresa atende toda estrutura da administração estadual instalada nos 399 municípios. O objetivo é desenvolver soluções de modernização da gestão pública voltadas à melhoria contínua dos serviços que o governo presta aos cidadãos paranaenses.