Como é trabalhar na Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)?

Não voltaria a trabalhar na empresa.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Cascavel, PR

Prós: Estabilidade de empresa pública, benefícios como vale refeição e transporte, estrutura da empresa (carros disponíveis para cada setor, biblioteca da empresa).

Contras: Como a maioria dos funcionários são concursados, ou têm cargos comissionados, muitos não trabalham, sobrecarregando os funcionários que são, de fato, dedicados.

Conselhos para presidência: Analisar eficiência e operação dos funcionários concursados.

Empresa ótima de se trabalhar, com algumas restrições no plano de cargos e salários e promoções.

Engenheiro Operacional

Prós: Benefícios - plano de saúde e plano de previdência complementar. PLR boa, possui abono anual, estabilidade no emprego, colegas prestativos. Empresa possui política salarial definida e é de grande porte.

Contras: Interferência política na gestão da empresa devido a ausência de critérios meritocráticos na escolha dos gestores. Dependendo de qual cidade irá trabalhar é provável que o serviço fique rotineiro ao longo do tempo. Não há uma política efetiva para carreiras profissionais, apenas gerenciais.

Conselhos para presidência: Promover critérios de seleção para gestores. Reavaliação do plano de cargos com foco na carreira, adotar transparência nos valores de gratificação para coordenadores e gerência, remunerar gestores de processo.

anos perdidos

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: nao ha muitos pontos positivos, infelizmente precisa melhorar trabalhei insatisfeita minha avaliacao nao sera nunca positiva, sinto por isso

Contras: empresa poderia ser mais honesta com seus funcionários, pagar corretamente direitos trabalhistas, ambiente de trabalho competitivo no sentido dos colegas fazerem ate mesmo chacota de vc ...complicado

Conselhos para presidência: honestidade acima de tudo

Ambiente bom de trabalho, porém paga-se pouco

Prós: Muita oportunidade de aprender com todos na empresa. Todos muito receptivos quanto à dúvidas . Ambiente muito bom de se trabalhar. Ótimo para primeiro estágio.

Contras: Muito pouco tempo de trabalho com 4h de estágio. Horário totalmente inflexível, não se pode passar de 5 minutos de atraso que já é descontado. Não tem plano de saúde.

Uma empresa muito boa mas sem crescimento na mesma

Estágio

Prós: Muita oportunidade de aprendizado, e é bem focado na minha área. Ambiente agradável e pessoal motivado. Vejo uma grande gama de assuntos e aprendo sobre quase tudo da empresa.

Contras: Pouco flexibilidade no horário, sem oportunidade de efetivação, almoço obrigatório de 1 hora e meia. Salário baixo e instabilidade na quantidade de serviço.

Situação atual da empresa

Engenheiro Civil

Pato Branco, PR

Prós: Salário pago em dia, plano de saúde bastante abrangente. Desenvolvimento de várias atividades de engenharia e administração. Foco em gerenciamento.

Contras: A redução do quadro de funcionários tem sobrecarregado as pessoas envolvidas nos processos, deixando de dar a atenção necessária. Gerencias e coordenações são definidos politicamente deixando a técnica em segundo plano. Em função da dependência política, os objetivos da empresa mudam conforme o governo.

Conselhos para presidência: Buscar gerências e coordenações mais técnicas e comprometidas com o objetivo empresarial em detrimento ao político.

Empresa com um clima agradável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa possui um ambiente legal, várias campanhas de incentivo ao funcionário. As atividades são fáceis e os gestores normalmente bem compreensíveis.

Contras: Trabalhos repetitivos, sem chance de crescimento para estagiário, pois os funcionários são todos concursados. A localização que eu trabalhei era um pouco perigosa ( Próximo ao Largo da Ordem)

Ótimo lugar para trabalhar

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2007

Prós: Oportunidade real de aprendizado durante o estágio, boa remuneração, boa localização e flexibilidade de horários quando necessário. Bom ambiente de trabalho.

Contras: Não há possibilidade de efetivação e o período máximo do contrato de estágio é de dois anos (ingresso após conclusão do curso de graduação somente via concurso público)

Empresa com muito potencial desperdiçado por causa de política.

Prós: A empresa possui um bom salário, benefícios e estabilidade de emprego. Possibilidade de transferência por todo o estado do Paraná. Plano de saúde muito bom.

Contras: Cargos gerenciais são definidos através de política, pessoas sem capacidade e competência tornam-se gerentes e coordenadores. Não existe um plano de carreira definido. Fluxo de processo de trabalho sem estruturação, cada lugar opera de uma maneira.

Uma empresa que falta organização

Eletrotécnico

Maringá, PR

Prós: A empresa possui ótimos benefícios, como plano de saúde, vale alimentação e refeição. Oferece estabilidade de emprego e possibilidade de atuação em várias cidades do Paraná.

Contras: A empresa coloca como gestor pessoas indicadas por cargo político sem experiência e perfil de liderança, plano de carreira insatisfatório .

Conselhos para presidência: Um olhar mais humano para os empregados.

Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)

Descrição:A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com sede em Curitiba, foi criada em 23 de janeiro de 1963. A empresa presta serviços para o abastecimento da população com água tratada, serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, e, ainda, de coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos.

Atualmente atende com água tratada 345 municípios do Paraná e um em Santa Catarina, beneficiando 10,8 milhões de pessoas, e 174 municípios com serviços de esgoto, beneficiando 7,1 milhões de habitantes.