Como é trabalhar na Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)?

Uma empresa muito boa mas sem crescimento na mesma

Estágio

Prós: Muita oportunidade de aprendizado, e é bem focado na minha área. Ambiente agradável e pessoal motivado. Vejo uma grande gama de assuntos e aprendo sobre quase tudo da empresa.

Contras: Pouco flexibilidade no horário, sem oportunidade de efetivação, almoço obrigatório de 1 hora e meia. Salário baixo e instabilidade na quantidade de serviço.

Situação atual da empresa

Engenheiro Civil

Pato Branco, PR

Prós: Salário pago em dia, plano de saúde bastante abrangente. Desenvolvimento de várias atividades de engenharia e administração. Foco em gerenciamento.

Contras: A redução do quadro de funcionários tem sobrecarregado as pessoas envolvidas nos processos, deixando de dar a atenção necessária. Gerencias e coordenações são definidos politicamente deixando a técnica em segundo plano. Em função da dependência política, os objetivos da empresa mudam conforme o governo.

Conselhos para presidência: Buscar gerências e coordenações mais técnicas e comprometidas com o objetivo empresarial em detrimento ao político.

Empresa com um clima agradável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa possui um ambiente legal, várias campanhas de incentivo ao funcionário. As atividades são fáceis e os gestores normalmente bem compreensíveis.

Contras: Trabalhos repetitivos, sem chance de crescimento para estagiário, pois os funcionários são todos concursados. A localização que eu trabalhei era um pouco perigosa ( Próximo ao Largo da Ordem)

Ótimo lugar para trabalhar

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2007

Prós: Oportunidade real de aprendizado durante o estágio, boa remuneração, boa localização e flexibilidade de horários quando necessário. Bom ambiente de trabalho.

Contras: Não há possibilidade de efetivação e o período máximo do contrato de estágio é de dois anos (ingresso após conclusão do curso de graduação somente via concurso público)

Empresa com muito potencial desperdiçado por causa de política.

Prós: A empresa possui um bom salário, benefícios e estabilidade de emprego. Possibilidade de transferência por todo o estado do Paraná. Plano de saúde muito bom.

Contras: Cargos gerenciais são definidos através de política, pessoas sem capacidade e competência tornam-se gerentes e coordenadores. Não existe um plano de carreira definido. Fluxo de processo de trabalho sem estruturação, cada lugar opera de uma maneira.

Uma empresa que falta organização

Eletrotécnico

Maringá, PR

Prós: A empresa possui ótimos benefícios, como plano de saúde, vale alimentação e refeição. Oferece estabilidade de emprego e possibilidade de atuação em várias cidades do Paraná.

Contras: A empresa coloca como gestor pessoas indicadas por cargo político sem experiência e perfil de liderança, plano de carreira insatisfatório .

Conselhos para presidência: Um olhar mais humano para os empregados.

Muito bom

Auxiliar Administrativo

Prós: Tudo, você é super valorizado como profissional e também você sempre se sente motivado a continuar. Funcionários super carismáticos, salas super organizadas. Gosto muito dessa empresa e pretendo continuar aqui.

Contras: Acho uma pena entrar só por concurso, mas não tem muito o que reclamar da Sanepar. Infelizmente só se entra por concurso mesmo ou por vagas de estágio.

Prós: Companheirismo, bom desenvolvimento, bom lugar para aprender e adquirir habilidades, experiência profissional e competência, boa bagagem para futuro profissional

Contras: Não efetiva, somente concurso público ..... não são todos que tem possibilidade de efetivação, o ponto principal é que somente efetivação por concurso público

Excelente empresa para se trabalhar

Engenheiro Civil

Prós: Os beneficios são muito bons, o trabalho é bom, reconhecimento das funções, atividades relacionadas a profissão, sindicato, pagamento em dia

Contras: Alguns colegas não auxiliam nos trabalhos, outros criticam a empresa mas não fazem nada para melhorar enquanto muitos dão duro e carregam alguns nas costas

Missão extraordinária, ofuscada pela politicagem interna.

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios (Vale Refeição, Plano de Saúde, Participação nos Lucros) e Estabilidade. Um ponto importante é que o pagamento da remuneração não atrasa.

Contras: Excesso de interferência político - partidária, meritocracia ignorada, PCCS ineficaz. Coordenadores, Gerentes, Assessores, Diretores, Presidente ... indicados por padrinhos políticos... qual o preço dessa indicação...!?

Conselhos para presidência: Enxerguem-se, entreguem os seus cargos (altos salários, baixa qualificação técnica) e implantem o acesso a Cargos de Chefia, Diretoria e Assessoramento a técnicos da empresa (há tantos profissionais, altamente, gabaritados). Ao invés de políticos não eleitos, ex-prefeitos, etc.

Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)

Descrição:A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com sede em Curitiba, foi criada em 23 de janeiro de 1963. A empresa presta serviços para o abastecimento da população com água tratada, serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, e, ainda, de coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos.

Atualmente atende com água tratada 345 municípios do Paraná e um em Santa Catarina, beneficiando 10,8 milhões de pessoas, e 174 municípios com serviços de esgoto, beneficiando 7,1 milhões de habitantes.