Como é trabalhar na Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)?

sanepar é uma porcaria

Ex-funcionário, saiu em 2007

Prós: status como funcionario publico

Contras: porcaria de salario, ganha-se mais vendendo churros na esquina, tentei comprar um carro na época e quando viram meu holerite perguntaram mas vc nao é funcionario publico?

Satisfeito

Estágio

Ponta Grossa, PR

Prós: Boa empresa para trabalhar com pessoas atenciosas e capacitadas, isso facilita o trabalho pois pode se tirar duvidas do setor sem gerar conflito no serviço.

Contras: Não há pontos negativos. A empresa é boa para se trabalhar e com pessoas capacitadas, isso facilita o trabalho pois pode se tirar duvidas do setor com as pessoas.

Realizado profissionalmente

Engenheiro Civil

Londrina, PR

Prós: ambiente de trabalho muito bom, vale alimentação muito bom, participação nos lucros e abono anual muito bons, estabilidade por ser empresa de economia mista e ter participação nos lucros

Contras: Plano de carreira não possibilita passar de nivel médio para superior, sem reconhecimento pela formação, apenas via concurso externo, e plano de saúde após aposentadoria sem patrocínio da empresa, a custas do empregado.

Conselhos para presidência: Manutenção da atual politica salarial dos engenheiros civis

Boa empresa para trabalhar

Engenheiro Eletricista

Ponta Grossa, PR

Prós: A empresa tem um bom Plano de saúde, os benefícios são satisfatórios (abono e ppr), abre grandes possibilidades para crescer profissionalmente

Contras: Muita interferência política, cargos comissionados com forte influencia política, processos burocráticos, poucos níveis hierárquicos setoriais que não permitem uma boa gestão de pessoas.

Avaliação

Técnico Comercial

Prós: Benefícios, Participação nos lucros, Flexibilidade, Plano de Saúde, Vale alimentação / refeição, abono anual como forma de 14° salário, fracionamento das férias

Contras: A empresa possui uma estrutura grande, e com enorme gama de atividades, mas a valorização do funcionário é muito pequena, tendo em vista ser politizada

Conselhos para presidência: Valorização do funcionário

Excelente empresa para quem está inciando sua carreira

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: As pessoas são muito prestativas e amigáveis, o ambiente é excelente e possibilita um grande aprendizado para quem está iniciando sua carreira.

Contras: Certos processos dentro da empresa são muito burocráticos ou desorganizados, e não é possível ser efetivado por se tratar de uma empresa publica que exige concurso.

A sanepar é uma empresa boa para se trabalhar.

Técnico em Edificações

Prós: Plano Participação nos resultados PPR, Plano de Saúde e odontológico, Vale alimentação, pagamento em dia, Plano de cargos e salários e possibilidade de fracionar férias, busca constante por qualidade de seus produtos e serviços.

Contras: Influência política na definição de cargos de confiança, cargos de confiança destinados a pessoas de fora do quadro funcional, falta de requisitos de experiência na área para definição de cargos de confiança, excesso de cargos de confiança em determinadas áreas e falta de cargos onde mais precisa.

Conselhos para presidência: Propor lei na assembleia legislativa para limitar a indicação de cargos de confiança para pessoas de fora do quadro funcional.

Tirando RH e TI é uma boa empresa

Economista

Prós: Empresa de saneamento se destaca por ser uma das melhores do país. Investimento em novas tecnologias o que traz a necessidade de aprimoramento profissional constante.

Contras: Todos os cargos de chefia e liderança são indicação política, Plano de Cargos e Salários é confuso e mal elaborado, Salários iniciais são baixos, excesso de sistemas de Tecnologia de Informação para cada área, vários são redundantes e não conversam entre si.

Conselhos para presidência: Trocar toda a política de cargos e salários, estrutura organizacional e adquirir um ERP

Necessidade de investimento no pessoal

Agente Administrativo

Ponta Grossa, PR

Contras: Plano de carreira mal elaborado com salários iniciais dos níveis muito abaixo, em se tratando de necessidade de concurso público, o que acaba desgastando o profissional que pretende se manter por um longo período na empresa.

Conselhos para presidência: Investir no profissional, não somente em oportunizar cursos e treinamentos, mas também no plano de carreira. Muitos profissionais competentes acabam deixando a empresa por essa falta de valorização, o que acaba gerando muita rotatividade de pessoal comprometendo a qualidade técnica.

coorporativismo

Técnico de Informática IIEx-funcionário, saiu em 2007

Prós: Companheirismo das equipes e grande nível de envolvimento dos profissionais, porém sem o devido reconhecimento pois o fator político é muito forte e se você não participar das festinhas estará fatalmente relegado a segundo plano.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento profissional por ser política existe uma concorrência desleal nem sempre o profissional mais qualificado tem oportunidade de exercer suas atividades por não ter padrinho politico.

Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)

Descrição:A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com sede em Curitiba, foi criada em 23 de janeiro de 1963. A empresa presta serviços para o abastecimento da população com água tratada, serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, e, ainda, de coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos.

Atualmente atende com água tratada 345 municípios do Paraná e um em Santa Catarina, beneficiando 10,8 milhões de pessoas, e 174 municípios com serviços de esgoto, beneficiando 7,1 milhões de habitantes.