Como é trabalhar na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)?

não recomendo

Administrador

Prós: boa estrutura organizacional, facilidade de acesso, ambiente agradável. Há menos burocracia comparado a outros órgãos públicos. Horário de trabalho justo.

Contras: falta de cooperação entre colegas, falta de segurança no local. Muitos funcionários insatisfeitos. Conquistas só são feitas com greves, salário abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: melhorar salarios

Deveria ser melhor administrada

Prós: Apenas o salário e a jornada de 6 horas de trabalhado, nada mais.

Contras: Má administração, descaso com usuário e com os funcionários.

Conselhos para presidência: Melhorar as condições ergonômicas, aumentá o número de funcionários e a qualidade e quantidade de trens

empresa com pouca perspectiva,seus direitos devem ser só pela justiça.

Auxiliar de Manutenção

Recife, PE

Prós: auxilio alimentação,emprego público,salários em dia,localização,tipo de serviço diferenciado e muito específico dando uma qualificação diferenciada ao empregado público.

Contras: promoções,serviço pesado,escala de trabalho muito puxada,empresa não cumpri os acordos coletivos,salário muito baixo,insegurança quanto a risco de vida,violência urbana invade as instalações .

Conselhos para presidência: mais concurso,melhorar a remuneração...

Mais prós do que contras.

João Pessoa, PB

Prós: Vale alimentação Vale refeição Totalizando um pouco mais de $1100 reais Reembolso parcial do plano de saúde limitado ate o valor de 430 reais.

Contras: Plano de cargos e carreiras limitado Alta interferência política na gestão da companhia Risco de privatização por parte do governo federal .

Pontos positivos e negativos CBTU

Recife, PE

Prós: A empresa recebe bem os funcionários e cumpre bem o contrato estabelecido, têm um bom salário e bom plano de carreira pra quem deseja prestar concurso.

Contras: Apesar de ter um bom plano de carreira, muitos cargos comissionados são politicos e a alta burocracia da empresa impede que mudanças sejam implementadas.

Pontos a crescer assumindo seu protagonismo

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Recife, PE

Prós: A especificidade do trabalho, oportunidades de capacitação e o amor dos profissionais pela atividade fim da empresa

Contras: Falta de investimentos em novas tecnologias, interferências políticas e desorganização organizacional.

Boa empresa até conseguir algo melhor

João Pessoa, PB

Prós: Salários pagos em dia, boa empresa para um primeiro emprego.

Contras: Como é uma empresa muito burocrática, não há perspectiva nenhuma de crescimento do funcionário dentro da empresa, o que incentiva bastante para a saída dos funcionários.

Conselhos para presidência: Melhorias profundas em infra-estrutura, aliado a uma melhor valorização dos funcionários. Enfim, condições de trabalhado cada vez mais alinhados com o nível de serviço que se pretende prestar.

Bom mas precisa melhorar

Engenheiro de Produção

Natal, RN

Prós: Benefícios, treinamentos, perspectiva de crescimento nos transportes na cidade do natal

Contras: Ambiente com pessoas pouco especializadas e que não pensam no desenvolvimento da empresa e apenas em ganhar dinheiro. Influência política

Conselhos para presidência: Diminuir a interferência política

uma empresa que não investe no funcionario

Assistente de Manutenção

Recife, PE

Prós: Perto de casa facil de ir e vir

Contras: falta matérias de uso continuo

Assistente Operacional

Prós: Trabalho tranquilo. Salários em dia. Empregado federal. Vale bom. Bons benefícios. Carga horária reduzida. Bom ambiente de trabalho. Flexibilidade de escala.

Contras: Baixa remuneração. Horários de trabalho ruins. Trabalho em escala. Cargas de serviços mal distribuídas. Gerência pouco eficiente. Falta de recurso.

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

Descrição:A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) é uma empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade do Rio de Janeiro. A Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística - CENTRAL, criada em 2001, opera o sistema de bitola métrica do Fundo da Baía de Guanabara, ou seja, os ramais ferroviários de Niterói/ São Gonçalo/ Visconde de Itaboraí, Saracuruna/ Magé/ Guapimirim e o sistema de Bondes que liga o centro da cidade do Rio de Janeiro ao bairro de Santa Teresa. Atualmente, a CBTU opera os trens de passageiros nas cidades de Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Natal e Maceió. Desde 2003 é vinculada ao Ministério das Cidades, assim como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e a Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre.