Como é trabalhar na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)?

Empresa mediana

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2016

Alumínio, SP

Prós: Empresa possui posição confortável no mercado que atua. Interação entre departamentos ocorre de forma tranquila. Técnicos dedicados nas atividades e em ajudar na disseminação de conhecimento.

Contras: Estrutura com muitos cargos de chefia, ficando poucas pessoas para execução das atividades. Cada departamento funciona de uma maneira e o beneficio do negocio no todo acaba sendo esquecido. Poucas chances de crescimento pessoal, sendo priorizado a amizade ao invés de conhecimento e resultados.

Conselhos para presidência: Avaliar distribuição de cargos e atividades e nivelar entre todas as áreas

Funcionários felizes e saudáveis são aqueles que ganham bem.

Operador de Máquinas

Miraí, MG

Prós: Os benefícios que sao muitos , os horários de trabalho que nao escedem aua carga horaria, a pontualidade e a segurança, sao pontos fortea e confiáveis ao funcionários.

Contras: Pouca oportunidade de crescimento dentro da mesma.a empresa tanto incentiva a todos a estudares e depois de se formar ela não estimula oportunidades . Os salários são baixos e a administração é bem fraca, exiatem muitos investimentos e muito gasto desnecessário enquanto nao existe possibilidade de melhorar o salário.

Empresa que diz que quer crescer mas não valoriza os funcionários

Ex-funcionário, saiu em 2010

Alumínio, SP

Prós: Empresa com boas pessoas que são comprometidas com o crescimento pessoal

Contras: Recursos Humanos horrível (praticamente não existe), Gerentes totalmente despreparados e a empresa não sabe que rumo seguir. Cada dia é uma aventura.

Boa remuneração, cultura muito apegada ao passado.

Engenheiro Pleno

Alumínio, SP

Prós: A remuneração é atrativa comparada ao mercado, o clima em geral (a depender da área pois são muitas) é bom para o convívio, os benefícios são compatíveis, é uma empresa onde as pessoas demonstram muito orgulho em pertencer.

Contras: As oportunidades de crescimento são por vezes vistas como difíceis/escassas devido à falta de transparência nos critérios utilizados para promoções e movimentações. Também é uma empresa onde o apego à "como sempre foi feito" é muito forte, criando muitos paradigmas e resistência às mudanças. Falta cultura inovadora e espaço para um sistema de gestão mais moderno visando maior competitividade e valorização dos profissionais.

Empresa Razoável

Estagiário de Nível Superior

Alumínio, SP

Prós: Empresa que tem grande porte e renome no mercado agregando valor ao currículo, trabalho de segurança bem forte acredito que seja referencia no país

Contras: Investe muito pouco nos estagiários e aprendizes e no final de cada período pouca oportunidade de efetivação desperdiçando mão de obra qualificada

Conselhos para presidência: Investir mais nos estagiários e aprendizes pois podem ser funcionários do futuro que farão a empresa chegar mais longe

Bom aprendizado mas pouco valorizado

Alumínio, SP

Prós: Local de grande aprendizado principalmente na área técnica técnica excelente. Grande autonomia aos estagiários. Tirando o salário, os benefícios são muito bons.

Contras: Os estagiários são pouco valorizados. A empresa dificilmente efetiva os estagiários. A bolsa auxílio é pequena sendo está abaixo do mercado.

É uma empresa para início de carreira.

Analista QuímicoEx-funcionário, saiu em 2010

Alumínio, SP

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e suporte para desenvolver seu trabalho. Salários acima da média. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias

Contras: Muitos cargos de chefia. Falta de visão da empresa para ampliar a participação de profissionais de outras áreas além da engenharia afim de participar do processo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem.

negativa

Operador de Produção

Alumínio, SP

Prós: salario bom cardo de horario bom tambem a empresa proporciona aprendizagem como cursos dentro e fora da empresa , uma ajuda de custo para estudo fora

Contras: a empresa nao da oportunindade de crescimento nao tem plano de carreia do mesmo jeito que entra sai muita mudanca de abtos e a refeicao nao muito boa

Estágio em manutenção

Alumínio, SP

Prós: São utilizados equipamentos de primeira de vários fabricantes, possibilitando o aprendizado bem legal. O horário de estágio é cumprido na risca, sem a possibilidade de fazer hora extra não remunerada.

Contras: Os estagiários não podem estar expostos a nenhum risco, por isso não podemos fazer a NR10, ter crachá de bloqueio e de fato trabalhar na área. Cursos para estagiários são raros e efetivações também.

Ótima empresa, só nao é pra mim.

Alumínio, SP

Prós: Ambiente de trabalho, plano de carreira, benefícios, ambiente saudável e equilibrado, Oportunidade de trabalhar com novas tecnologias e crescimento de carreira.

Contras: Distância de Sorocaba, demissões aleatórias, desorganizado. Alguns departamentos funcionam isolados e não comunicam bem. Alguns gestores mal educados.

Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)

Descrição:A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) é a primeira indústria de alumínio do Brasil. Fundada em 1955, produz cerca de 475 mil toneladas/ano. Está presente no País por meio de 13 filiais, 18 Usinas Hidrelétricas, duas unidades de mineração, fábrica, escritório central e escritório de vendas, localizado em Fortaleza (CE). A fábrica integrada da CBA está localizada no município de Alumínio (SP). A cidade de Alumínio é, hoje, um município de 15 mil habitantes que concentra a maior indústria integrada de alumínio do mundo, onde é feito desde o processamento da bauxita até a fabricação dos produtos fundidos e transformados. Com cerca de sete mil colaboradores, a CBA está presente em 14 cidades de dez Estados brasileiros.