Como é trabalhar na Comissão de Valores Mobiliários?

Ótimo para aprender

Prós: Organização, as pessoas se tratam bastante bem, sempre dispostas a ensinar, é um ambiente saudável para aprender, boa infraestrutura de máquinas e móveis.

Contras: Poucas atividades para desenvolver, não pagam bem, muito tempo ocioso devido ao ritmo de trabalho do serviço público nesta área. No mais, são pessoas maravilhosas.

Conselhos para presidência: Dê um pouco mais de atenção à remuneração dos estagiários, pois esta incompatível com o mercado e inviável de permanecer por muito tempo.

Ótimo crescimento

Prós: Ótimo ambiente de crescimento, analistas muito experientes e sempre dispostos a ajudar. A empresa é uma ótima porta de entrada para o mercado financeiro, te permite conhecer melhor o mercado.

Contras: Engessamento de tarefas dada, por vezes, a escassez de recurso, fato comum a autarquias. Por vezes os trabalhos são muito automáticos e repetitivos.

Excelente órgão público

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Funcionários conhecem muito bem a parte teórica do seu trabalho; funciona com independência e eficiência, em termos administrativos; organização interna é bem estruturada; boa infraestrutura

Contras: Alguns funcionários se aproveitam do cargo para fazer o mínimo possível, o que compromete o trabalho e os processos internos dos demais. Sistema de avaliação de desempenho pouco eficiente

Ambiente propício para aprendizado

Estágio

Prós: Ambiente de trabalho muito agradável, aprende-se bastante. Os chefes das divisões geralmente são bastante solicitos para atender os estagiárioz no geral.

Contras: Baixa remuneração para estagiário. Apesar de ser uma bolsa padrão do Governo, é realmente desestimulante trabalhar por tão pouco no fim do mês.

Ótimo lugar para começar a estagiar

Prós: Ambiente extremamente produtivo, com profissionais muito qualificados e que auxiliam muito no aprendizados do estagiário. Além disso há uma flexibilidade muito grande no horário

Contras: A bolsa auxílio é incompatível com o mercado, além da ausência de benefícios. Porém, ainda sim é um ótimo lugar para começar a estagiar......

Funciona para um semestre

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: É possível conciliar com a faculdade sem grandes problemas, os gerentes são flexíveis. Ambiente saudável, com grande liberdade para desenvolver seu trabalho.

Contras: O salário de estágio é muito baixo em comparação a demais empresas, há uma certa estagnação do trabalho tendo em visto a demora dos processos burocráticos. É necessário pedir trabalho.

O que se pode tirar da CVM?

Prós: A CVM ensina o mundo do mercado financeiro, que não é algo ensinado pelas faculdades de Direito por aí. Por exemplo, saber o que caracteriza um valor imobiliário e como uma sociedade pode vender, ao público em geral, suas ações.

Contras: O ponto negativo, para estagiários, é que a falta de dinâmica e de autonomia pode transformar o trabalho, em algum momento, em algo entediante. Além disso, a remuneração baixa contribui para a falta de brilho nos olhos dos estagiários.

É um ótimo lugar para quem gosta do assunto.

Prós: O aprendizado é monstruoso e o clima é bastante informal e amigável, pelo menos na área que eu fiquei (Superintendência de Processos Sancionadores - SPS).

Contras: A bolsa é baixíssima e o vale transporte é só de R$ 6,00 por dia estagiado, ou seja, todo dia que você vier e voltar de ônibus ou metrô, terá prejuízo. Além disso, não há possibilidade de efetivação, já que é Autarquia.

Conselhos para presidência: Atualizar o valor do VT e fornecer VR (com cartão de débito).

Trabalhos complexos, mas produtividade muito baixa.

Prós: Execução de tarefas interessantes e complexas, interação com regulados e especialistas no mercado financeiro, autonomia para execução do seu trabalho.

Contras: Ritmo de trabalho muito lento, quantidade razoável de funcionários públicos "encostados", carreira estática, raríssimas oportunidades de crescimento na carreira, administração engessada e necessidade de despachar as tarefas com gerente, superintendente etc., tornando tudo muito moroso.

Conselhos para presidência: Produtividade é muito baixa. Déficit de pessoal deveria ser solucionado com aumento de produtividade e não com a contratação de mais servidores.

Interessante, mas o ritmo de trabalho é muito lento

Prós: Flexibilidade de horário, alguns trabalhos interessantes e de alta visibilidade, qualidade de vida associada à flexibilidade de horário. Possibilidade de estudar durante o expediente.

Contras: ritmo de trabalho é muito lento. Todo mundo fica várias horas ou dias ocioso. Praticamente não há oportunidades de crescimento nem de treinamento, devido a contingenciamento de recursos pelo governo federal todos os anos. Há muitos servidores acomodados e com baixo comprometimento com o serviço público.

Conselhos para presidência: A produtividade dos servidores tem potencial para ser muito maior. Deve ser dada mais autonomia e responsabilidade a todos.

Comissão de Valores Mobiliários

Descrição:De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exerce suas funções, a fim de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.