Como é trabalhar na Comissão de Valores Mobiliários?

Ótimo lugar para começar a estagiar

Prós: Ambiente extremamente produtivo, com profissionais muito qualificados e que auxiliam muito no aprendizados do estagiário. Além disso há uma flexibilidade muito grande no horário

Contras: A bolsa auxílio é incompatível com o mercado, além da ausência de benefícios. Porém, ainda sim é um ótimo lugar para começar a estagiar......

Aprender muito.

Estagiário Superior

Prós: É possível adquirir uma quantidade de conhecimento absurda. Todos te recebem muito bem na empresa, te acolhem de maneira receptiva e ficam à disposição para demais dúvidas.

Contras: A bolsa não é atrativa, no Rio de Janeiro a empresa não possui prédio próprio. Mas de fato trabalhamos bastante, o que é bom pelo lado do conhecimento, mas de contrapartida a bolsa não compensa.

Muito boa!

Gerente

Prós: Ambiente de trabalho é leve mas, ao mesmo tempo, desafiador. Possibilidade de crescimento profissional e pessoal para quem se dedica e quer se desenvolver.

Contras: Em determinados setores, há uma cultura de manutenção do status quo. A remuneração de qualquer servidor é limitada ao teto constitucional, ou seja, mesmo que você seja excelente, você nunca ultrapassará o limite supracitado.

Um bom lugar para se trabalhar

Inspetor

Prós: A CVM é uma autarquia federal muito interessante de se trabalhar. Destaca-se, dentre os órgãos federais pela seriedade e o caráter técnico predominante de seu trabalho e de suas decisões. Considero a CVM um oásis no serviço público, com boa blindagem de interferências políticas espúrias. O clima organizacional é realmente muito bom, embora possa variar em relação às áreas.

Contras: Um dos principais pontos negativos da CVM que podem ser destacados é a relativa falta de flexibilidade, com cumprimento estrito de horários. Muitos órgãos de reconhecida seriedade, a exemplo do TCU, já têm implementados, por exemplo, a modalidade de home office parte do tempo, com bons resultados. Contudo, tal modalidade de trabalho parece ser realidade ainda distante para a CVM. Um outro ponto negativo a ser citado é a falta de verbas que tem se tornado uma constante. Viagens de qualificação ao exterior, por exemplo, ultimamente só pagas do próprio bolso do servidor.

conquista pessoal

Analista de Mercado de Capitais Pleno

Prós: Salário, nível de stress e importância do trabalho

Contras: há muita burocracia e muito papel

Conselhos para presidência: digitalização dos processos, revisão dos processos de trabalho a fim de otimizá-los

Prós: Ótimo para o aprendizado, equipe atenciosa e sempre bem humorados, dispostos a ajudar

Contras: A não possibilidade de efetivação e a bolsa auxílio

Funciona para um semestre

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: É possível conciliar com a faculdade sem grandes problemas, os gerentes são flexíveis. Ambiente saudável, com grande liberdade para desenvolver seu trabalho.

Contras: O salário de estágio é muito baixo em comparação a demais empresas, há uma certa estagnação do trabalho tendo em visto a demora dos processos burocráticos. É necessário pedir trabalho.

O que se pode tirar da CVM?

Prós: A CVM ensina o mundo do mercado financeiro, que não é algo ensinado pelas faculdades de Direito por aí. Por exemplo, saber o que caracteriza um valor imobiliário e como uma sociedade pode vender, ao público em geral, suas ações.

Contras: O ponto negativo, para estagiários, é que a falta de dinâmica e de autonomia pode transformar o trabalho, em algum momento, em algo entediante. Além disso, a remuneração baixa contribui para a falta de brilho nos olhos dos estagiários.

É um ótimo lugar para quem gosta do assunto.

Prós: O aprendizado é monstruoso e o clima é bastante informal e amigável, pelo menos na área que eu fiquei (Superintendência de Processos Sancionadores - SPS).

Contras: A bolsa é baixíssima e o vale transporte é só de R$ 6,00 por dia estagiado, ou seja, todo dia que você vier e voltar de ônibus ou metrô, terá prejuízo. Além disso, não há possibilidade de efetivação, já que é Autarquia.

Conselhos para presidência: Atualizar o valor do VT e fornecer VR (com cartão de débito).

Tranquilo

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente de trabalho tranquilo, todos os profissionais são altamente capacitados e inteligentes. Horas de trabalho são flexíveis e não há necessidade de bater ponto na entrada ou saída.

Contras: O estabelecimento de certas metas é um tiro no pé, pois algumas diligências mais importantes são deixadas de lado quando deveriam ser prioridade.

Comissão de Valores Mobiliários

Descrição:De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exerce suas funções, a fim de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.