Como é trabalhar na Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA)?

Passar a chuva

Assistente Administrativo

Salvador, BA

Prós: Os benefícios e a vontade crescente dos empregados melhorá-la.

Contras: As desigualdades de renda entre funções de confiança e empregados efetivos, as preferências políticas.

Conselhos para presidência: Diminuir as desigualdades salarias revisando o plano de cargos e salários de forma que os empregados de carreira sejam valorizados.

Empressa engessada

Estagiário de TI

Salvador, BA

Prós: Os funcionários da empresa são muito solícitos e amigáveis, sempre dispostos a ajudar. Não existe muita pressão para desenvolver seu trabalho. Para quem está começando na área, aprende tecnologias interessantes, e a bolsa muito boa, comparada com um estágio tradicional de TI na cidade de salvador.

Contras: Existe muito pouco trabalho, depois é apenas bater o ponto e passar o dia. Apesar de aprender tecnologias durante o processo, seu conhecimento estagna por conta da falta de demanta de desenvolvimento. Além disso, os gerentes raramente sabem algo da área, pois são cargos nomeados, e acham que a atividade de um estagiário em TI se resume a passar slide em reuniões, isso sem contar a total falta de organização/estrutura da empresa com TI, e, por ser uma estatal, não possui carreira para estagiários, funcionários entram apenas por concurso.

Conselhos para presidência: Procurar avançar mais na área de tecnologia, e nomear pessoas mais competentes para cargos importantes.

TI mal estruturada

Salvador, BA

Prós: O vale alimentação é bom; Por se tratar de uma empresa estatal, existe certa estabilidade; e como o setor de TI ainda é muito pouco estruturado, existe espaço para sugestão e implantação de mudanças.

Contras: São apenas dois funcionários de TI efetivos (contando comigo) e a quantidade de demandas é enorme; o setor de TI não trabalha com planejamento e tem muito pouco alinhamento com as estratégias da empresa.

Bom emprego.

Guarda Portuário

Salvador, BA

Prós: Possibilidade de lidar e conhecer pessoas de diversas partes do mundo devido ao fluxo de navios de cruzeiro e de cargas. Conhecimento em diversas áreas do governo que atuam dentro dos portos.

Contras: Falta de estrutura, reconhecimento e apoio por parte das Companhias Docas. Vinculação a empresa estatal (grande influência política nas demandas e indicações dos cargos). Falta progressão na carreira baseada na meritocracia.

Precisa melhorar

Guarda Portuário

Salvador, BA

Prós: Empresa muito tranquila para trabalhar, porém política, o que atrapalha o seu bom funcionamento. A possibilidade de ascensão acontece através de cargos de confiança. E todos os anos os funcionários adquirem letras no seu salário

Contras: Os gestores devem possuir maior conhecimento da área onde irão atuar. Devem investir mais nos funcionários e critérios de avaliação devem ser através da meritocracia

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários capacitados

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Salvador, BA

Prós: Ambiente muito bom, as pessoas sempre buscam o aprendizado do estagiário, oportunidade de aprendizado para diversas áreas e sempre pagam em dia.

Contras: Para algumas áreas especificas o aprendizado não é muito grande, mas mesmo assim sempre é possível aprender algumas coisas da área e outras muitas fora da área.

Empresa com bom potencial, em crescimento

Chefe de Serviço

Salvador, BA

Prós: Dinâmica e oportunidade de crescimento

Contras: Burocracia, efetivo atual, dificuldade de andamento de projetos de melhoria

Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA)