Como é trabalhar na Cocamar?

Prós: Ambiente de trabalho, benefícios sociais, benefícios de remuneração (PR, vale alimentação e refeição), empresa em franco crescimento.

Contras: Apadrinhamento de colaboradores, ex: promoções sem considerar aspectos técnicos, cargos relevantes ocupados por pessoas incapazes. Regalias para cargas de gestão e baixa remuneração para o operacional.

Uma excelente escola organizacional!

Maringá, PR

Prós: Para quem deseja trabalhar em uma empresa que ofereça a possibilidade de aprender e muito, este é o lugar certo.

Contras: Não veria como um ponto negativo, pois sinto que com o passar do tempo isso vem melhorando, mas de qualquer forma ainda temos dificuldade em reter talento.

Quem vê cara, não vê coração

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Maringá, PR

Prós: Grande conhecimento de processos e um bom lugar para se fazer uma rede de amigos, pois trata-se de uma empresa de porte médio e você ganha uma certa visibilidade para as pessoas de fora.

Contras: 1 - Baixos salários; 2 - Poucos benefícios; 3 - Sobrecarga de trabalho em alguns departamentos, em outros, há uma folga grande que os "colaboradores" (que não colaboram nada) ficam passeando pela cooperativa; 4 - Pouco reconhecimento por esforço, o que conta mesmo é o tempo de casa; 5 - A gestão não é transparente; 6 - Não há feedback's; 7 - A presidência é muito arcaica, não aceitam sugestões inovadoras; 8 - Os gerentes executivos (sim, existem 2 tipos de gerentes lá dentro) andam com os narizes empinados; 9 - Algumas coisas são resolvidas na base da gambiarra (reparos em sua estrutura antiga); 10 - E o mais importante... os "colaboradores" (como são chamados os funcionários), não colaboram.

Conselhos para presidência: 1 - Valorize mais seus colaboradores; 2 - Aceite abertamente às sugestões inovadoras; 3 - Melhorar os salários.

Empresa com clima amigável mas poucas recompensas por desempenho

Analista de Qualidade Júnior

Maringá, PR

Prós: As pessoas são o ponto positivo da empresa, existe competição mas existe também amizade e cooperação. Por ser uma cooperativa o clima de trabalho ggeralmente é muito bom.

Contras: Muitas vezes você não é recompensado pelos objetivos alcançados ou essa recompensa demora muito a chegar. Outro ponto negativo é  excesso de atividades para um quadro muito enxuto de colaboradores em alguns setores.

Conselhos para presidência: Saiam da sala da diretoria e andem pelo complexo. Reavaliem as prioridades com foco nos processos e nas pessoas.

Cocamar desse morro a baixo na sua reputação

Técnico de Segurança do TrabalhoEx-funcionário, saiu em 2014

Maringá, PR

Prós: Apresenta boas ferramentas de trabalho

Contras: Baixo salário, Pessoas sem treinamento para a coordenação e outras cadeiras desse nível, diretoria não cumpre com as próprias normas legadas por eles própios.

Muito boa.

Auxiliar Administrativo

Maringá, PR

Prós: Ambiente agradável. Oportunidades para crescimento. Valorizava os funcionários. Incentiva os colaboradores a serem participativos. E que possam, opinar sobre ideias.

Contras: Ainda, sou novo na empresa. No momento, não tenho nenhum ponto para colocar aqui. Para um jovem, oportunidades são importantes. Espero que os superiores valorizem e prestem atenção nos colaboradores.

Melhor empresa que já trabalhei

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Melhor ambiente que já trabalhei. Sinto saudades e até hoje falo para todos da Cocamar como uma empresa-exemplo. Os gerentes e coordenadores nunca nos excluíam, ou seja, se preocupavam com a nossa opinião, até almoçavam junto conosco, jamais fazendo separação por estarem em cargos altos. Não há cultura de fofoca, panelinha, justamente por essa aproximação dos gestores com os subordinados. Não sei se ainda é assim, mas no tempo em que trabalhei lá, a cultura era essa, o que fazia com que o ambiente fosse muito bom e tranquilo para trabalhar. Como estagiária de Jornalismo, aprendi muito e tive todas as oportunidades possíveis de aprendizado, incluindo cursos que me eram oferecidos, idas a outras empresas para conhecer mais sobre o setor de Comunicação de outros locais, todos os materiais que eu precisava a Cocamar oferecia prontamente, e superou todas as minhas expectativas. A cooperativa teve um peso importantíssimo na minha formação acadêmica e até hoje oro pela sua prosperidade, porque nunca trabalhei e acho que nunca trabalharei num local tão bom. Valorizam muito o funcionário e suas potencialidades, e quanto às falhas, buscam aprimorá-las e incentivar que a pessoa cresça e se desenvolva plenamente. Excelente empresa que vou guardar pra sempre no meu coração.

Contras: O único ponto negativo é o salário, que é baixo. Para mim, que era estagiária então, mal podia pagar a faculdade. Deve haver mais benefícios para os funcionários, de forma geral.

Conselhos para presidência: Salários melhores incentivam ainda mais que o colaborador se engaje para o crescimento da cooperativa.

Satisfação em trabalhar em equipe.

Maringá, PR

Prós: Ambiente de constante aprendizado e crescimento, alem da oportunidade de trabalhar com uma equipe engajada e comprometida com os desafios, trabalhando com melhoria continua.

Contras: Metodologias arcaicas, devido a falta de incentivo em alguns setores (estão em melhoria), o que prejudica um pouco o trabalho. Resistência por parte dos colaboradores em buscar a modernização em alguns setores.

Ótima empresa para se aprender e adquirir conhecimentos extras

Maringá, PR

Prós: O ambiente de trabalho é propício para aprendizado, pois se tem bastante liberdade para novos projetos e ideias inovadoras. São oferecidos muitos cursos e treinamentos

Contras: A remuneração e benefícios poderiam ser melhores tendo em vista a importância das atividades que são desempenhadas e comparando a outras empresas do mesmo porte. Falta um plano de carreira para proporcionar maior visão de crescimento

Transparência

Gerente Regional de VendasEx-funcionário, saiu em 2017

Maringá, PR

Prós: A gestão , planejamento,as pessoas , a empresa deixa muito claro o planejamento estratégico e aonde quer chegar em 2020 , de forma a envolver toda equipe em prol dos objetivos traçados.

Contras: A empresa é muito grande , eu acredito que isso gera uma grande oportunidade de melhoria da comunicação, de forma a dar mais velocidade nos temais mais relevantes da corporação .

Conselhos para presidência: Estar um pouco mais próximo ao chão da fábrica

Cocamar

Descrição:Sediada em Maringá (PR), a Cocamar Cooperativa Agroindustrial é uma das maiores organizações cooperativistas do País, sendo dona do maior e mais diversificado parque industrial do cooperativismo brasileiro. Sua região compreende 54 municípios do norte e noroeste do Paraná, contando com 11,8 mil associados -sendo 70% de pequeno porte - que atuam na produção de soja, milho, trigo, café e laranja.