Como é trabalhar na Cnova (Cdiscount, Nova Pontocom)?

Excelente empresa para se desenvolver.

Consultor de TI

Prós: Ambiente descontraído. Opiniões sempre ouvidas e discutidas. Oportunidade de trabalho com novas tecnologias. Espaço para soluções inovadoras. Oportunidade de crescimento profissional.

Contras: Estrutura física deixa um pouco a desejar. Falta processo para que os projetos sejam melhor definidos e organizados.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Barueri, SP

Prós: O salário é bom, comparado a muito lugares de trabalho. Há pessoas empenhadas a te ajudar no local de trabalho. Os benefícios de descontos nos produtos do próprio site Casas Bahia, Ponto Frio, Extra são muito bons aos trabalhadores da empresa. Licença maternidade de 6 meses. Pode-se circular tranquilamente pra falar com os colegas.

Contras: A sede da Vila Olímpia tem ticket refeição para os funcionários, porém, em compensação no galpão localizado na Aldeia da Serra, Barueri, a refeição deixa a desejar e muito. Tudo porque o local não é da Novapontocom e sim da empresa mandante da locação Valed. Assim todos tem que comer o tipo de "pacote" fechado a todos os funcionários. No local de trabalho, que por um acaso é claustrofóbico, pois não há janelas que dão visão a luz natural da rua, há pessoas que mandam, outras que fingem ser sociais, outras inteligentes, outras puxa-sacos, as que reclamam o tempo todo mas não saem da empresa, e pessoas legais e dedicadas que acabam fazendo até o trabalho do colega e assim ficam sobrecarregadas.
    Há muitos problemas na gestão da equipe, mas que infelizmente não são vistas pois as pessoas da sede estão totalmente alienadas do outro lado do mundo. Sem contar a pressão para se alcançar números exorbitantes de meta. Verdadeiras máquinas de digitar. Ar condicionado extremamente gelado, sem espaço de dialogar para um clima agradável.

Só vale a pena se for trabalhar na sede Vila Olimpia

Analista ComercialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Gestores com autonomia, podem oferecer boas oportunidades aos profissionais com mérito (ou nem sempre os melhores)

Contras: Rh é péssimo, só se importam com os trainees e cargos de média gerencia da Vila Olimpia. Esquecem de valorizar os analistas e demais cargos

Conselhos para presidência: Crie uma cultura com o RH para valorizar todos cargos, todas as áreas e não apenas os cargos e áreas-chave. A festa da cia, realizada anualmente deveria ser igual para todos e não de um estilo na Sede e de outra forma nas unidades

Insatisfeito

Analista de Marketing

Prós: Benefícios e possibilidade de crescimento.

Contras: Desorganização, não há trabalho em grupo, funcionários desmotivados.

Decepção

Prós: Pessoas mais descontraídas e poucas tarefas para os mais preguiçosos

Contras: Pouca chance de crescimento, preferência por profissionais da concorrência em todos os níveis, não há oportunidades aos estagiários e analistas, estagiários não são vistos como talentos e a maior perspectiva é se tornarem analistas ao serem efetivados, não é necessário pensar para realizar as suas tarefas, não há automatização de planilhas e, no meu caso, uma péssima gestão.

Conselhos para presidência: Melhora no RH para retenção de talentos e mudança da cultura para se tornar mais competitiva e eficiente.

É um bom início e uma grande escola. Mas sem muita possibilidade de crescimento.

Analista de MarketingEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma grande escola para quem quer aprender sobre todos os processos de e-commerce. Mesmo desempenhando uma só função, você acaba se envolvendo com todo o processo e sente a necessidade de aprender cada vez mais. Para os iniciantes deste mercado, é uma excelente vitrine. Além disso, o ambiente de trabalho é descontraído, com um grau de informalidade saudável, permitindo um diálogo mais fácil e direto entre gestores e seus funcionários.

Contras: De um ano para cá a empresa tem enfrentado diversas mudanças que refletiram, em sua grande parte, negativamente no bem-estar dos funcionários. Desde a mudança de CEO às crises internas, e mais recentemente a mudança inevitável da sede administrativa(que por enquanto está na Vila Olímpia) para São Caetano. Todo esse clima de mudança e falta de informação por parte do RH e dos gestores tem gerado certa insegurança e stress aos funcionários, fazendo com que muitos procurem emprego em outras empresas ou peçam demissão. Além disso, os benefícios são insatisfatórios em relação ao mercado. Chega até ser motivo de piada entre os colaboradores. Plano de carreira e promoções estão cada vez mais raros e infelizmente, não há muita valorização e retenção de talentos.

Empresa mal organizada

Prós: Empresa de grande porte com sinergia com o GPA. Ambiente descontraído com escritório em boa localização. Horário flexível (jornada de 44 horas semanais)

Contras: Péssimos benefícios: - Vale alimentação de R$35,00 mês - Vale Refeição de R$20,00 dia - Plano de saúde Bradesco (plano mais baixo que existe: não tem grande cobertura e opções para consulta) - Não tem desconto em produtos para colaboradores Não tem boa infra estrutura, pois a empresa cresceu muito mais rápido do que deveria (cabeça de start up). Pior RH que eu já vi, não foca no colaborador.

Bom lugar para experiência, nem tanto para projetos de longo prazo

Analista de MarketingEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente de trabalho agradável, com pessoas prestativas e comprometidas. Meu chefe era muito bom em vários sentidos (gentil, educado, confiava em mim, etc.), mas alguns coordenadores são um pouco autoritários. Condições de trabalho (ambiente físico e ferramentas) suficientemente bons. Pessoas dispostas a ensinar. Oportunidade de adquirir aprendizado e experiência.

Contras: A empresa precisa investir mais em retenção de talentos. Os salários devem ser mais competitivos. Apesar de haver programas de movimentação na carreira e bônus, a implementação deveria ser mais transparente, simplificada e flexível. A sala de descompressão (com sofás e TV) foi drasticamente reduzida, o que parece ser uma mensagem indireta para os funcionários. Os benefícios não são muito atraentes. O vale-alimentação de R$ 35 chega a ser motivo de piada entre os colaboradores. O vale-refeição de R$ 20 por dia é insuficiente na Vila Olímpia, o que faz que os colaboradores desembolsem dinheiro do salário para se alimentarem. A jornada de trabalho é o máximo previsto em lei (44 horas semanais), e a maioria dos funcionários trabalha mais do que isso, sendo essas horas revertidas para banco de horas. As contratações parecem ter sido freadas em motivo da crise econômica, e alguns funcionários ficam sobrecarregados. No entanto, outros funcionários conseguem esquivar-se do trabalho e apenas se divertem na maior parte do tempo.

Não recomendo

Analista Comercial

Prós: Tem profissionais bons e competentes, o salário é bom em relação aos outros varejos. É possível aprender muito sobre o setor.

Contras: Empresa sem cultura, sem estratégia e completamente desorganizada. Não há integração entre a diretoria e as equipes, tem um RH totalmente distante, não há treinamento para nada. Apesar de ser uma empresa de e-commerce não há nada de moderno nas relações e no ambiente, o varejo de antigamente continua enraizado. Também não pagam bônus para o nível de analista.

Conselhos para presidência: Se aproximar mais da equipe

Estão perdendo muita gente boa.

Analista Júnior

Prós: Pessoas muito boas, boa localização.

Contras: Muito desorganizado, computadores muito lentos, meritocracia quase inexistente, muito trabalho pra pouca gente.

Cnova (Cdiscount, Nova Pontocom)

Descrição:A Cnova é um dos maiores E-commerces do mundo. Com atuação internacional, a empresa atende a um mercado que representa mais de 460 milhões de consumidores, com sites do Cdiscount na França, Colômbia, Tailândia e Vietnã e da Nova Pontocom no Brasil. Em 2013, a Cnova registrou um volume geral da venda bruta de US$ 4,9 bilhões. A Cnova se propõe a oferecer a seus clientes a melhor experiência de compras através de preços atrativos, amplo sortimento e diferenciadas soluções de entrega e meios de pagamento.