Como é trabalhar na Clariant?

Boa empresa que poderia ser ótima

Prós: A empresa possui uma faixa salarial e benefícios,como planos de saúde e odontológico, bastante atrativos. No geral o time é bastante agradável e acolhedor.

Contras: A gerência, no geral, tem um relacionamento muito distante de seus subordinados. A estagnação nos cargos. A alta gerência não valoriza os funcionários. Desvalorização no ambiente de trabalho.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os funcionários. Dar oportunidade de crescimento. Implantar plano de carreira, que só existe no papel.

Empresa com gestão arcaica

Técnico de Laboratório I

Prós: A qualidade de vida é zelada, com horários flexíveis e salário razoável. Benefícios atraentes, com plano de saúde, plano odontológico, PLR e refeitório bom.

Contras: - Não existe plano de carreira - O funcionário é desvalorizado - A empresa é muito hierárquica - Cultura baseada em princípios ultrapassados - Falta comunicação e transparência

Conselhos para presidência: Modernize a forma de gerir e valoriza seus funcionários "basais".

em declinio

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A estrutura em geral o site é bem completo

Contras: Mal administrada, maus profissionais em cargos de comando

Conselhos para presidência: Trocar toda a Diretoria e Gerencia

Prós: Segurança e a saúde é o ponto alto desta empresa, como treinamentos de segurança e profissionais da área sempre estão orientando e observando tudo na empresa.

Contras: Falta de programa de carreira, funcionários com anos de empresa no mesmo cargo sem nenhum tipo de aumento, e bem triste porque o profissional fica desanimado.

Estabilidade, porém pouca chance para crescimento profissional

Prós: Empresa oferece bastante estabilidade, grande parte dos colaboradores possuem mais de 10 anos na empresa. Benefícios também são outro ponto positivo.

Contras: Poucas chances para promoção e crescimento profissional. Muitos colaboradores qualificados são colocados em funções abaixo de suas qualificações. As diferentes unidades de negócio operam de maneira completamente diferentes, não parecendo que compõem a mesmo empresa

Um bom lugar para começar a carreira, mas me ensinou a não gostar da indústria.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Clima descontraído, espaço bem amplo,. O prédio principal é muito moderno e o refeitório é maravilhoso. Os funcionários, até onde eu sei, pareciam ser todos eficientes.

Contras: Havia uma rixa interdepartamental muito grande, o que prejudicava muito os negócios internos. Nós, os estagiários, nos dávamos bem, mas sabíamos que os setores estratégicos mais acima nem tanto.

Conselhos para presidência: Vamos tentar diminuir essa rixa entre petróleo e cosméticos, vamos?

Boa empresa, mas precisa ser mais pessoal

Microbiologista

Prós: A Clariant tem bons benefícios para os funcionários, é uma empresa grande e consolidada no mercado, passa confiança para fornecedores e clientes.

Contras: Falta valorização ao pessoal, a empresa mostrar que se importa e se preocupa com cada funcionário, feedbacks claros e justos, planos de carreira. Vemos que essa é uma preocupação do CEO, mas não é visto nos gestores

Boa remuneração não é significado de bom emprego.

Técnico

Prós: Benefícios como plano de saúde, odontológico, vale transporte sem limites, participação de lucros alta e restaurante extraordinário são os pontos positivos.

Contras: Estrutura muito mecânica, vertical e antiquada. A gerência é corporativista, não valoriza os funcionários da base e não dão abertura para conversas e opiniões, apesar de terem um discurso contrário. O RH vêem trazendo a anos ferramentas para mudar isso, mas se não mudar as pessoas, não adianta. O pensamento ultrapassado está levando a BU de pigmentos à falência, pois a gerência não consegue pensar modernamente.

Conselhos para presidência: Para a BU de pigmentos, trocar a gerência, pois eles definitivamente não são bons de relacionamento interpessoal, desmotivam os funcionários e sempre vêem com o discursinho hipócrita de que são abertos à opiniões e reclamações. Sem contar que estão ultrapassados, não conseguem se moldar à realidade das organizações modernas do século XXI e vão falir a BU aqui no Brasil em menos de 5 anos.

Médio

Técnico de Laboratório

Prós: Empresa boa para quem está começando, muito bem conceituada no mercado de especialidades químicas, apresenta produtos muito bons, a PLR é bem interessante.

Contras: Empresa muito verticalizada, não existe plano de carreira, pois não valoriza os colaboradores. Não existe chances de crescimento, a menos que saia e volte, pois quem mais tem valor são funcionários novos.

Conselhos para presidência: Abra sua cabeça para o novo, se vocês querem ser uma empresa inovadora, comecem tratando os colaboradores com respeito, sejam mais transparentes. Colaboradores felizes rendem muito mais. :)

Clariant

Prós: Empresa flexível, com foco no cliente. Possibilidade de ganhos reais. Faz parte do maior grupo telecomunicações da América latina. Boa empresa

Contras: Espera movimentação dos concorrentes para tomadas de decisões estratégicas. Precisa urgentemente melhorar a qualidade do sinal., pois tem potencial para ser líder de mercado

Clariant

Descrição:A Clariant é uma empresa líder mundial em especialidades químicas, com sede em Muttenz, na Suíça, e mais de 100 unidades industriais e comerciais nos cinco continentes. Com uma equipe de cerca de 18 mil colaboradores, atua fortemente na América Latina, com base no Brasil, de onde são coordenadas as atividades das unidades, centros tecnológicos e filiais de vendas distribuídas na Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela.