Como é trabalhar na CINQ Technologies?

Excelente empresa para crescimento profissional

Desenvolvedor Java Júnior

Prós: A empresa tem um horário bem flexível para os profissionais, tem café da manhã e o clima com os colegas de trabalho é bastante amigável. A bolsa auxilio para os profissionais CLT, também é um ótimo ponto positivo, pois mantém seus profissionais

Contras: Pressão para entregas, bancadas e alguns computadores antigos. Não tem estacionamento.

Conselhos para presidência: Acredito que investir em novas bancadas e computadores de ponta seria uma boa. Estacionamento.

Conselhos para ser mais "Great"

Desenvolvedor

Prós: A empresa é ótima pra trabalhar. O ambiente é bacana e o Time de desenvolvedores (grande parte ao menos, porque tem alguns que.....deixa pra lá) é um dos melhores de Curitiba. Quem tá dentro sabe que a galera não deixa a peteca cair, e se vira nos projetos e nas mais situações mais adversas. Nós, CLTs temos benefícios que não são oferecidos pelo mercado em CWB (E que inegávelmente são diferenciais), e pelo que se ouve dos PJ's, políticas da empresa (como balanceamento de carga entre Vida Profissional e pessoal) são estendidas a eles também, logo, há justiça e igualdade entre profissionais, se tomarmos por base alguns quesitos.

Contras: Máquinas velhas. Para conseguir alguma melhoria, tem que pedir pro PAPA. A frase "o não você já tem" nunca fez tanto sentido quando tratamos de solicitação de infra. Não tem servidores dedicados, temos que usar máquinas antigas como servidores (Cluster do café). A distribuição de recursos tecnológicos também não é justa. Fulaninho que fica na internet o dia todo, tem máquina boa e quem precisa usando Athlon. Salvo dizer que não apenas é culpa da INFRA, mas essa parte também cabe aos srs. gp's, os quais, alguns tem seus "piás", e boicotam outros (com máquinas ruins, regras diferenciadas dentro da equipe), MAL SABENDO ELES que tem pérolas debaixo de seus projetos, e que tudo isso, os desmotiva. A internet também é algo inacreditável. É necessário solicitar acesso "quase-irrestrito" para o seu gestor, e depois podendo ser barrado pela infra. Se não tiver acesso irrestrito, vc pode acessar o google, e uma "mínima" white-list, quando em uma empresa de tecnologia, deveria ter acesso irrestrito a WWW. Se pensarmos da maneira correta, se proibir, vai aguçar o desafio da tigrada a burlar bloqueios. Se deixar aberto, todo mundo fica feliz. É simples e mais inteligente, afinal, não estamos em uma sala de ensino médio (apesar de ter muito "muleke" infiltrado, pagando de desenvolvedor, quando na verdade deveria fazer um intensivo de programação básica) para sairmos bloqueando tudo.

Conselhos para presidência: Investir mais em equiparação salarial de acordo com o mercado. Temos um time A N I M A L de Devs, Analistas, Testes e GPs (Ok, exagerei um pouco. Também precisa de um filtro aí). Investir INEGAVELMENTE em INFRA. Máquinas novas. 2 Monitores para cada (Qualquer um sabe que é mais fácil para quem produz documentos, para quem testa e mais importante, para quem desenvolve, relacionado a debugs). Penso também que o Comercial precisa ir mais a fundo em vender mais projetos. O "mercado em crise" não pode servir como muleta. Manutenções de projetos que não desenvolvemos e alocação de funcionários são processos válidos, mas prospecções de novos clientes são essenciais. "Pô, qualé", a CINQ já foi uma das maiores, tem um time de PRIMEIRA, já fez muitos projetos dos quais vc bate no peito e fala que participou (Projetos que fazem a concorrência "chorar" de inveja pela qualidade e inovação), e hj vemos apenas suportes e pouca coisa nova entrando. Se cabe mais um conselho, seria, comercial "na rua". Calma, não me entendam mal. Não vamos aumentar o desemprego, mas ficar dentro de uma sala com "ar geladinho" é tranquilo. Bora pra rua, bater de porta em porta, empresas grandes, médias e pequenas, mostrar não APENAS produtos prontos, mas tudo o que fizemos até hoje. E até mesmo o que fizemos até hoje podem ser transformados em produtos para venda. SE (e somente se) o comercial falar que o mercado está parado, que ao menos criem um site ou e-mail para indicação de clientes. E por último, o setor de Recrutamento precisa de uma base atualizada de profissionais. Por vezes vemos craques em uma linguagem, e o setor abrindo vaga no Linkedin. Quem sabe alguma prova de proficiência, ou uma conversa rápida com TODOS (UM POR UM) funcionário pra saber o que ele gosta, pra ver onde determinado funcionário se encaixa. Dessa maneira não teriam tantos GP's com seus profissionais "chave" (piá de um ou outro), e mais profissionais motivados. Se tem um camarada querendo trabalhar com WEB, abram o olho e o coloquem com WEB. Ás vezes o cara pode não ser o melhor, mas se ele gosta daquilo, ele vai evoluir naturalmente. E mais provável ainda: só nessa atitude vc economiza. Em algumas situações o cara tá pedindo aumento por estar desmotivado. Tipo "vou ganhar mais e aguentar essa demanda intragável que me colocaram", quando na verdade o cara poderia estar ganhando "default" e trabalhando feliz e satisfeito. Acho que falei demais. Srs. diretores, como sempre foi, o futuro, a inovação, o pensamento "out-of-box" tá na mão de vcs. Contamos com os srs por um GPTW cada dia mais "Great"....

Atraso de vida profissional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Em meio a tantos pontos negativos, os pontos positivos são a possibilidade de participar de projetos em que você aprenda algo.

Contras: Vamos começar pela remuneração. É ridícula. Eu estudava em Faculdade Federal mas se você estuda em alguma faculdade privada, pode esquecer a empresa. A remuneração inicial é de 600 reais (se não menos), e depende de seu período na faculdade. O último período equivale a R$1.000,00. Se você procura uma boa, esqueça a empresa. Segundo ponto vamos falar sobre o vale refeição. É outra coisa ridícula. A empresa está situada no Mossunguê e a região NÃO possui restaurantes baratos! Muitos funcionários almoçam em um restaurante chamado "Santo Grão", que é basicamente um casal que compra comida congelada e vende por um preço altíssimo apenas esquentando a comida no microondas. Ou seja, um convite a não ter uma alimentação saudável. Terceiro é sobre a empresa por dentro. Cadeiras estouradas, computadores velhos são algumas das coisas que te desmotivam quase que 90% já. A infraestrutura é precária e a rede não funciona nada sem que você saia pedindo autorização pra liberarem alguns sites (e estou falando de pesquisar para desenvolvedores! Stackoverflow, msdn, afins). Realmente parece que estamos no ensino médio aprendendo a programar, pois tudo precisa de autorização. Acho que para aprendizado, remuneração e vontade de trabalhar, a CINQ perde em todos os aspectos. Ela está perdendo para o mercado em todos os pontos. Uma empresa que seria bom trabalhar apenas por 1 ano no máximo! Pegue experiência e vá para outra empresa melhor.

Conselhos para presidência: Ler todos os pontos que todos reclamam aqui, e melhorar eles. Remuneração, Benefícios (que deveriam existir até para estagiários, e não só vale refeição, mas também Plano de Saúde). E a infraestrutura que precisa ser melhorada.

Falta investimento interno

Prós: Empresa culturalmente rica e com baixa burocracia. Os profissionais são divertidos e o ambiente é descontraído. A maioria dos projetos são desafiadores.

Contras: Infraestrutura física similar ao de uma lan house de favela. Os computadores são extremamente arcaicos, não há telefones disponiveis para utilização geral e as mesas e cadeiras estão caindo aos pedaços. A internet é extremamente lenta e totalmente bloqueada.

Conselhos para presidência: A empresa carece de uma infraestrutura decente para desenvolver seus projetos.

Recomendável para quem busca flexibilidade

Analista Desenvolvedor

Prós: Empresa flexível e com ambiente agradável

Contras: Não possui plano de carreira ou foco no bem-estar que motivem os funcionários.

Uma boa empresa para se ganhar experiencia

Prós: Bom lugar para se trabalhar, não é a toa que é uma GPTW. As pessoas são amigáveis, ambiente que ensina muito, possibilita muito aprendizado, tem lanchinhos todos os dias. Possui benefícios como VT, VR e plano de saúde para estagiários. É muito legal a abertura que você tem para chegar em qualquer pessoa e ter uma conversa. Se você precisa perguntar algo para um GP ou Diretor, é só chegar na mesa deles. Os diretores são bem participativos e presentes, nessa empresa com certeza você não será só mais um.

Contras: É verdade que os computadores são muito ruins. São antigos e bem lerdos. Eu perco 10 minutos para conseguir ligar ele, fazer login, entrar no e-mail, etc. para então começar a trabalhar efetivamente. Também é verdade que o salário não está entre os mais altos do mercado, porém acho que não é tão baixo quanto falam. Fiz algumas pesquisas e está no intermédio. O que eu acho um pouco injusto é o pagamento de acordo com o ano cursado. Claro que pensando pelo ponto de vista que uma pessoa no último ano sabe mais que uma pessoa no segundo, mas no dia a dia a quantidade de tarefa para ambos e a complexidade acaba sendo bem parecida. Acho o auxílio gasolina muito baixo. Não compensa para mim ir de carro para o trabalho (mesmo que me poupe 2 horas por dia), porque o auxilio deles só duraria uma semana com o carro que eu tenho e com a distancia que percorro. Na minha opiniao tinha que ao menos ser igual ao VT. E o local da empresa não possuí muitas opções para almoçar, lanchar, etc.

Conselhos para presidência: Melhorar a infraestrutura. Além dos computadores, sugiro que quando possível haja uma revitalização no ambiente para deixá-lo mais moderno e atualizado. Afinal de contas, a empresa vende inovação. Continuar sendo uma empresa GPTW.

Bom pra aprender e ambiente descontraído, mas não tem oportunidade de crescimento

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2017

Ponta Grossa, PR

Prós: Os principais pontos positivos na empresa são oportunidade de aprendizado, horário flexível, ambiente de trabalho descontraído e amigável (incluindo com os gestores), trabalhar ao lado de ótimos profissionais dedicados e compromissados, incentiva que os profissionais tirem certificações e dominem inglês. Recomendo a pessoas que buscam estágio profissional ou profissionais recém-formados que estão ingressando na área para adquirir experiência e conhecimento.

Contras: Excesso de horas extras em alguns projetos que acabam desgastando os profissionais e afetando sua produtividade devido ao cansaço finais de semana e dias de semana estendidos durante meses), salário geral baixo, falta de reconhecimento, grande dificuldade de aumento salarial (mesmo tendo bom desempenho nos projetos, conquistando pós-graduações e certificações de interesse da empresa), como se trata de uma fábrica de software sua permanência na empresa depende dos projetos que virão a entrar no futuro envolverem sua área de conhecimento. No tempo que fiquei na empresa vi excelentes profissionais indo embora por falta de oportunidades de crescimento, profissionais estes que pelo conhecimento técnico que tinham fizeram muita falta nos projetos que vieram ao decorrer do tempo.

Conselhos para presidência: Estimar melhor o tempo de desenvolvimento dos projetos com o potencial do time envolvido para diminuir as horas extras exigidas, pois quando as horas extras viram rotina o profissional vai perdendo o "gás" e desanimando devido ao cansaço e falta de tempo no dia a dia. Também é aconselhável oferecer maiores oportunidades de crescimento dentro da CINQ, valorizar mais os funcionários para que permaneçam na empresa, afinal nessa área se um profissional é bom, significa que o mesmo consegue "carregar nas costas" qualquer tecnologia que apareça como desafio na sua frente, eliminando um pouco a necessidade frequente da busca de novos colaboradores. Por último, abra e divulgue vagas para Ponta Grossa também, pois todas as vagas que a empresa abre são apenas para Curitiba, mesmo tendo chances de encontrar bons profissionais em Ponta Grossa e região.

Bom para adquirir conhecimento, ruim para pagar suas contas.

Analista de Sistemas

Prós: Bom ambiente de trabalho, café da manhã fornecido pela empresa é um dos diferenciais, projetos de diferentes tecnologias proporcionam um bom crescimento profissional.

Contras: Péssima estrutura de estações de trabalho, rede e servidores. Segmentação injusta do mercado nacional com o mercado internacional. Salários abaixo do mercado em geral

A empresa poderia ser muito melhor.

Prós: Flexibilidade do horário é ponto bem forte nessa empresa. Outro ponto forte é a possibilidade de poder contribuir de outras formas nos projetos.

Contras: Salário é muito baixo para profissionais que são muito bons. O salário e benefícios para estagiários são muito ruins em comparação como resto do mercado. A infraestrutura é bem ruim.

CINQ em resumo

Prós: O ambiente de trabalho é agradável, a liberdade de horário de entrada e saída é muito boa e é possível aprender bastante na empresa.

Contras: Os computadores no geral são todos velhos e ultrapassados, os servidores não são bons e o café é simplesmente desagradável.

CINQ Technologies

Descrição:A CINQ é uma empresa paranaense com 20 anos de experiência no mercado de TI nacional e internacional. Investe em programas contínuos de qualidade, tais como ISO 9001 e CMMI, atuando nas áreas de fábrica de software, desenvolvimento de aplicativos mobile, outsourcing de TI, fábrica de testes (SQA - Software Quality Assurance), serviços de banco de dados, digital publishing e consultoria em TI. Possui sedes em Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo e um parceiro comercial em Atlanta (EUA).