Como é trabalhar na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão?

Aposentado

Brasília, DF

Prós: Não trabalhar, por estar aposentado é interessante quando o Brasil não valoriza o conhecimento, a produtividade, a capacidade e a inteligência. É um país de ignorantes para ignorantes

Contras: Não ter oportunidade de crescer num país de jovens ignorantes em que o velho é desprezado e desvalorizado e em que a ignorancia virou conhecimento inútil. Onde os jovens ignorantes fazem pose e não têm conteúdo.

Conselhos para presidência: Demitir todo mundo

Um paraíso perigoso

Assessor Jurídico

Prós: Flexibilidade de horário. Período de férias de 25 dias úteis. Feriados prolongados. Metas acessíveis. Comunicabilidade. Flexibilidade para saídas.

Contras: Atraso de salário. Burocracia excessiva. Instabilidade de cargo. Acessibilidade. Estacionamento. Aposentadoria. Falta de comunicação com os secretários e superiores

Conselhos para presidência: Olhar mais para o servidor

Boa experiência

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Prós: Variedade de áreas de trabalho (temas distintos, habilidades distintas e diversas possibilidades de especialização da parte do funcionário).

Contras: Infelizmente cargo sujeito às alterações de humor dos dirigentes políticos. Pode ser bem ou mal compreendido e, em consequência, será muito ou pouco demandado. Daí que é possível passar por temporadas de pouco serviço.

o trabalho é legal mas precisa ser revisto em alguns pontos

Administrativo

Prós: flexibilidade de horário, localização, fácil acesso, oportunidade de aprendizado com várias culturas diferentes, oportunidade de ajudar a vida das pessoas através do nosso trabalho de mediação de conflitos fundiários urbanos, rurais e também socioambientais

Contras: falta de reconhecimento no trabalho, falta de oportunidade de crescimento, dificuldade de diálogo com a chefia, falta de compromisso para com os funcionários e falta de autonomia na tomada de decisões

Bom ambiente!

Bolsista de Inovação

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente agradável, trabalho analítico e com alta possibilidade de inovação. Gestores competentes, que motivam as equipes. Oportunidade de ganhar conhecimento

Contras: Por se tratar de um cargo público onde os servidores tem a garantia de estabilidade plena, muitos dos servidores mais velhos estão desmotivados.

Desafio

Analista de Planejamento

Prós: Estabilidade, salario compativel com a responsabilidade, possibilidade de cargo de confianca, participacao na gestao do estado do rio de janeiro

Contras: Atraso salarial, rotatividade de funcionarios, falta de beneficios, faltande estrutura em diversos orgaos, plano de cargos sem reajuste pela inflacao

Média / Ruim

Agente Administrativo

Ribeirão Preto, SP

Prós: Local tranquilo para se trabalhar, fácil localização e horários flexíveis. remuneração não muito boa porem compatível com mercado. Pessoal bem receptivo.

Contras: Poucas possibilidades de ascensão profissional, muita burocracia e servidores resistentes a mudanças, problemas enfrentados comumente no setor público.

Conselhos para presidência: Melhorar ambiente de trabalho e instalações

O desafio é driblar a burocracia

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade de Horário - dependendo do seu gestor é bem tranquilo negociar horários alternativos; Volume de trabalho baixo; Possibilidade de Networking boa com Secretários de Estado e empresas.

Contras: O salário não é coerente com o nível de responsabilidade que a maioria dos cargos de gestão exige. A não ser que você já seja concursado que no caso acumula salários. Vários dos meus subordinados recebiam quase o dobro que eu.

Planejar o desenvolvimento dos estágiarios

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo aprendizado, com os gestores devendo olhar melhor para os estagiários pra desenvolvimento de carreira e instruir melhor para que possam desenvolver melhor um trabalho.

Contras: No tempo em que trabalhei havia uma discriminação quanto aos estagiários por parte de alguns funcionários, que os gestores precisam olhar melhor essa situação.

Um dos órgãos centrais do governo do estado

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Prós: Estabilidade, corpo técnico qualificado, ótima estrutura física, horários flexíveis, oportunidades de crescimento profissional, atuação em nível estratégico no planejamento de políticas públicas.

Contras: Desigualdade salarial entre carreiras, falta de integração entre as diretorias, muitos cargos de chefias, alta rotatividade em algumas equipes, continuidade de projetos prejudicada pelas mudanças de Governo e pela falta de recursos financeiros/orçamentários.

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão