Como é trabalhar na CI&T?

CI&T é a melhor empresa da região, mas maneire nas expectativas

Arquiteto de Sistemas

Campinas, SP

Prós: Empresa que não se incomoda com o status quo, e sempre busca mudanças em todos os sentidos: processos, pessoas, cargos, desafios profissionais. Ultimamente tem inovado bastante, com a criação de novos cargos, separação de departamentos por áreas de negócio, ambiente descontraído, dojo, espaço para inovação com impressora 3d, arduino, raspberry pi, leap motion, promoção de eventos. Também é louvável o esforço quanto a plano de carreira e desenvolvimento profissional.

Contras: Os benefícios financeiros são escassos, embora seja uma empresa relativamente grande não espere por luxos no mesmo padrão. Carro alugado, hospedagem em hotel, apoio para viagem, estão no limite do aceitável. Os salários não são os piores do mercado mas estão longe de serem os melhores.

Boa para começar a carreira!

Engenheiro de Software PlenoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: 1. Os profissionais de chão de fábrica se ajudam e criam uma boa rede de amizade.
    2. Ótimo lugar para aprender técnicas de gestão de projetos e engenharia de software.
    3. Bom lugar para começar a carreira.

Contras: 1. Consideram-se a melhor empresa de TI do Brasil e uma das melhores do mundo, ou seja, não critique a empresa, você vai ser mal avaliado.
    2. Favorecimento aos grupos de gestores amigos.
    3. Trabalhe muito e ganhe pouco.
    4. Muitas, muitas, mas muitas horas extras.

Conselhos para presidência: Trabalhem com produtos. O modelo de fábrica acaba com toda a ideologia que vocês defendem.

Nunca mais, a empresa é um cartel.

Arquiteto de Software

Campinas, SP

Prós: No geral os funcionários de baixo escalão se ajudam. É uma empresa legal para aprender devido a diversidade de projetos e tecnologias.

Contras: Falta de treinamento aos profissionais. Existem muitos casais na empresa e dificultam o crescimento profissional das pessoas competentes devido aos relacionamentos e a política. Não valorizam as pessoas técnicas apenas os gerentes. O cálculo da participação dos lucros é injusto com o restante da empresa. É um lugar onde você não pode ter opinião contrária ao dos superiores. O método de avaliação não considera o histórico e apenas o momento atual. Os cortes não são divulgados e não se tem noção do que está acontecendo na empresa. Ela assume projetos dos quais os recursos não tem conhecimento técnico pra assumir. Após a mudança para o ágil a empresa virou uma bagunça. Os recursos técnicos não são valorizados e sempre sobre os problemas.

É muito bom, mas precisa se fôlego.

Arquiteto de Software

Campinas, SP

Prós: O ambiente da empresa é muito bom; As pessoas são comprometidas com os resultados; É possível subir na carreira com uma certa facilidade; Processo de avaliação é transparente;

Contras: Os salários estão abaixo do mercado; Alguns profissionais são contratados como pleno para o salário do mercado ser adequado à tabela de salários da cit. Mas eles são júnior e aí começa uma guerra de cobrança com essas pessoas e ainda gera uma insatisfação com os outros juniores da empresa que as vezes produzem mais; A empresa para conseguir crescer acaba super utilizando os profissionais que tem. As vezes começa um projeto sem conhecer a tecnogia e cobra isso dos empregados; É injusta com relação as viagens. O empregado não pode apontar as horas em trânsito sendo que alguns vão todos os dias para SP. Os funcionários da área internacional demoram para receber aulas de inglês e ainda tem que não apontar as horas; O per day fora do país é ruim; O espaço físico é pequeno e é todo mundo falando ao mesmo tempo; Quem faz só o horário normal.de trabalho as vezes é visto como alguém que não se.pode contar; A galera que sobe rápido é fan do overtime e pensa que todo mundo tem que ser assim; Pagam a certificação, mas não querem investir em tempo do funcionário ou em cursos. Alguns funcionários vivem com os país e não dependem do dinheiro pra viver, isso prejudica os funcionários que precisam sustentar a família.

Conselhos para presidência: Acho que a empresa faz um ótimo trabalho, mas precisa ser mais consciente sobre as pessoas que trabalham aqui e começar a investir em qualidade de vida e evitar gestores 'horse power'.

Eu já tive MUITO orgulho pra mim trabalhar aqui, hoje é SÓ mais um emprego!!!

Engenheiro de Software Pleno

Campinas, SP

Prós: Sabe aquela sensação maravilhosa que tinhamos 1o Amizade entre os integrantes 2o Autonomia para executar o seu trabalho 3o Ferramentas geralmente disponíveis quando necessário 4o Uma carteira de clientes bem bacana, não se ouve falar em baixa de demanda 5o Quem sabe mais ensina, que sabe menos quer aprender

Contras: 1o Nepotismo, protecionismo e falta de meritocracia nas promoções 2o Ingratidão com alguns funcionários quando se desmotivam, sem ao menos querer entender o porque isso ocorreu e procurar melhorar 3o Não se pode discordar do que é dito, senão você é ameaçado de ser demitido sem o menos constrangimento 4o Gerentes e SMs despreparados, inseguros e autoritários 5o É uma empresa ótima no papel, mas acha que é muito melhor é na verdade (RH, Gerência), e está indo por água abaixo por isso na questão humana

Conselhos para presidência: César Gon e diretores, o plano de carreira precisa funcionar!!!! As pessoas não podem depender de sua simpatia com a gerência para serem promovidas. Opiniões discordantes devem ser estimuladas e não reprimidas, pois é isso que faz a empresa evoluir. O RH em geral me dá medo, parece que querem transformar todos em robôs, que só sabem sorrir, programar e dizer sim. Eu quero voltar a ter orgulho dessa empresa, nós eramos muito F... !!!

Bom so' pra quem esta' desempregado

Arquiteto de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: - Ambiente descontraido, com Playstation 4 e alguns prédios tem maquinas de fliperamas - café, achocolatado e capuccino nas maquinas - pregam muito bem o modelo ágil de trabalho - boa oportunidade de aprendizado para quem for recém-formado - pode trabalhar de bermuda

Contras: - Muito se fala no Prisma (prédio novo) por ter mesa de sinuca, video game, academia, escorregador, espada sabre de luz do Star Wars, enquanto que na prática vc vai ver este prédio apenas em eventos esporádicos, a menos que vc trabalhe la. - Nos eventos so se fala em uma conta específica, como se fosse o único cliente, e parece esquecer dos outros clientes importantes para a empresa. Estes projetos "importantes" ficam situados neste prédio novo. - Muita panelinha entre os líderes. Se vc for amigo deles, vc esta no caminho certo. Se vc tiver pouco trabalho e ter o hábito de ficar cochichando no café com eles, mais um ponto para ti. - Salario abaixo da média. - Salario de funcionários novos maior do que os mais antigos, mesmo em cargos de hierarquia mais baixa, ex: Developer com salário maior do que um Scrum Master. - Apesar de ter Playstation 4, já vi Gerente chamando atenção de quem estava jogando (mesmo com o trabalho em dia) - Não existe um acompanhamento próximo do coach como pregam que existe. Caso fizer parte da panelinha, o coaching pode ser efetivo. - Cobrança pela execução do modelo da empresa nos projetos mas sem treinamento e coaching adequado para funcionários novos. - A experiência de funcionários que vieram de outras empresas é ignorada, pois a empresa acha que apenas a experiência adquirida nela é que vale. - Muita diferenças do modelo de trabalho e avaliação dos funcionários por departamento/torre. - É comum vc ter que trabalhar muito mais do que as 40h semanais. Mesmo sendo recomendação da empresa que o trabalho deva ser feito dentro das 40h semanais, é comum em ter que trabalhar 60h por exemplo. - Os diretores são muito distantes dos gerentes (a não ser que o gerente seja amigo dele e faça parte da panela). O maior trabalho deles é ficar vendo planilhas, indicadores, e não se aproximam dos projetos para querer entender junto aos funcionários como é na prática. - Muitas pessoas desalocadas de projetos aguardando uma alocação. Conforme os projetos terminam, risco de não ser realocado, e consequente demissão. - É comum na entrevista vc receber algumas perguntas informais se é casado e tem filhos (no qual é um ponto positivo caso afirmativo), mas na prática vc tem que trabalhar como se não tivesse familia e nada mais importasse na vida a não ser o emprego. - Alguns prédios não estão preparados adequadamente com sistema de refrigeração, no alto verão é comum ver pessoas trabalhando suando (mesmo usando bermuda), e do outro lado do prédio pessoas com agasalhos porque temperatura ficou abaixo do normal suportado. - Minha recomendação para trabalhar na empresa é NãO, mas caso vc estiver desempregado e não ter nada a perder, recomendo, mas não pare de buscar outras oportunidades no mercado. Caso vc já estiver empregado e procura por desafios novos, não recomendo, tem muitas outras empresas melhores

Conselhos para presidência: Conhecam mais de perto os projetos pois ha muitos lideres nao preparados gerenciando.

Não recomendo para quem tem maior experiência, principalmente se for com .NET

Desenvolvedor.NETEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: A empresa possui uma excelente infra e organização. Há também uma boa cartela de clientes e em geral, as pessoas são amistosas e comprometidas com os resultados do projeto. Se um cliente colocar seu projeto para a CI&T executar, é muito provável que o cliente receba o que pagou, com muita qualidade e com satisfação bastante grande. Eu vi isso pessoalmente em alguns projetos e isso realmente conta muito. A empresa permite uma relação honesta e correta com o cliente e isso é muito importante também. Vale lembrar que os benefícios são bons para cargos de "liderança" e que o salário CLT é pago usando um sistema de banco de horas justo e que pague certinho as horas-extra. Muitas coisas bacanas feitas pelos colaboradores são elogiadas publicamente em eventos internos com o uso de medalhas, pins e enriquecimento no perfil interno do cara na empresa. E claro, é possível chegar quando quiser e usar a roupa que quiser. O ambiente é informal e bem agradável. As pessoas que estão saindo da faculdade e começando a carreira na CI&T terão uma boa experiência, um bom crescimento como pessoa e poderão fazer vários amigos.

Contras: O principal problema da CI&T é que, para conseguir os resultados acima, com custos e qualidade razoáveis, há um imenso sistema de comando e controle invisível, que acaba fazendo com que as pessoas trabalhem muito mais, até mesmo de graça, para conseguir pequenos capitais na "carreira" de modo a tentarem subir na avaliação. A avaliação é cruel, tratando-se de uma planilha que é utilizada não para avaliar, mas sim, para "desavaliar" um funcionário. Por exemplo, cada coisa que você faz, cada erro, cada problema que tem seu nome envolvido - tudo é guardado e no futuro, é usado como item de feedback negativo para te atrasar a progressão na planilha de avaliação e com isso, atrasar um possível aumento ou promoção. Na prática o que ocorre é que temos milhares de programadores de nível intermediário, sufocados por uma política opressora de feedbacks e leva-e-traz sutis, por uma "normalização" do conhecimento e pelo excesso de encheção para forçar todo mundo a programar de forma colaborativa, ajudando os outros caras que não se esforçam e impedindo você de se concentrar para fazer um bom trabalho. Este "fordismo socialista cool multicultural" acaba desestimulando iniciativas mais arriscadas como colocar linguagens de programação novas, ferramentas web modernas e etc. Antes um entrega segura do que fazer algo melhor, mais bem feito e com tesão. E o excesso de agilidade acaba fazendo com que o programador esteja sempre estressado, trabalhando o máximo possível, engordando, se entristecendo quando não é lembrado e principalmente, se deprimindo sem saber porque. Embora haja video-games, fliperamas e etc, o essencial não existe na CI&T, que é dar ao programador o espírito da criação SEM MEDO. Quando se começa na CI&T, não é só sentar e programar. Eles sequer valorizam muito seu conhecimento técnico e o quanto você estudou para chegar em um bom nível. Eles querem que você produza muito, levante da cadeira para ajudar os outros a produzir, participe de muitas iniciativas internas (que sempre geram demandas adicionais para quem já está hiper ocupado = trabalho em casa free? horas-extra são fortemente desencorajadas!) e querem que você seja um Deus que crie tudo sem bug e etc. Ou seja, você é avaliado pelo que faz, pelo que não faz, pelo seu jeito de ser e pelo seu jeito de agir. Isso acaba levando ao ponto crucial da coisa: você tem que "vestir a camisa" da empresa e precisa ter uma cultura da empresa enraizada na alma para se dar bem. Ou, traduzindo, você precisa trabalhar umas 12 a 14 horas diárias sorrindo para se dar bem neste esquema. E isso sempre se traduz em muitas pessoas saindo da empresa umas 20 ou 21h diariamente... Será que vale a pena mesmo todo este esforço e toda esta coisa política para ganhar o que se ganha em outros lugares trabalhando normalmente? Ah, vale lembrar que a concorrência implícita para uma vaga melhor acaba gerando o que há de mais nefasto no mercado: colegas de trabalho amigáveis na sua frente, mas que por trás, informam todas as sua "falhas" para a gerência/scrum masters de modo a te atacar pelas costas sem qualquer chance de defesa. Se você trabalha com .NET, fuja. Você terá que atuar em projetos legados, fora da sua especialidade, fora do que você considera como moderno e ideal e provavelmente terá que atuar muito mais em manutenção do que criação de novos projetos com novas e decentes tecnologias. A coisa mais avançada que você verá é um CRUD com entity framework e alguma tela ou outra. E tome muito cuidado com a área que você for cair. Se for área de Bancos ou Seguradoras, tome muito cuidado. É capaz de cair em um projeto que tenha até mesmo VB6. Fuja. Além disso, os melhores caras de .NET não estão na CI&T desde os anos 2000. Todos saíram para lugares melhores. Ah! Sempre há cortes de vagas para quem atua com .NET. Contratam e demitem sempre.

Conselhos para presidência: A CI&T até pode ser ainda uma GPTW. Mas é notório que neste ano a avaliação despencou. A empresa em algum momento acabou se perdendo. Se eu pudesse dar um conselho, revejam imediatamente essa coisa de avaliação e revisem principalmente, se vale a pena estressar a equipe em prol de uma suposta agilidade que é benéfica só para a gestão.

Não recomendo! muito marketing!

Engenheiro de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente agradavel, com eventos toda semana (pipoca, sorvete, etc), bolo todo fim de mes.............. so isso eh bom, vc come e bebe a vontade

Contras: Promete mundos e fundos e na realidade é uma empresa que cresce na base da amizade, coleguismos... nada profissional. O salario é baixo, os beneficios pouco vantajosos... Te cobram que se desloque para o cliente (com MUITA frequencia), incluindo viagens para o interior (média 6, 7hs e viagem) e não querem dar nenhum beneficio em troca, pelo contrario, vc fica prejudicado quando diz 'não'. Resumindo, tem q trabalhar de graça! A empresa parece a 25 de marco, a galera vende de tudo......... TUDO, o que se torna o maior comercio... fica chato.... péssimo isso... O processo de avaliacao não funciona. O RH é distante, não participa, e quando tenta faz comentários nada a ver, nao sendo imparcial.... como deveria! Se usa da fama de uma das melhores empresas oara se trabalhar, mas é a pior em que ja estive...... nao recomendo, nem para meu inimigo.... so recomendo se vc tiver passando fome, se tiver outra opcao, prefira!

Conselhos para presidência: pare de contratar namorados, amigos,irmaos, casados, enfim... isso estraga a empresa.. mto coleguismo... amizade, e nao olham para o que realmente importa q eh o profissional

Scrum Master

Campinas, SP

Prós: Ambiente e clima muito positivos, carreira "teoricamente" estruturada, pessoas muito talentosas e com boa intenção. Flexibilidade de horários

Contras: Apesar de ter pessoas boas, possui alguns "encostados" - pessoas que chegaram à cargos de liderança e gestão, sabe-se lá como, talvez por bom relacionamento e contatos no passado, que hoje não engajam, não motivam e tem uma execução pobre e questionável. As pessoas não deixam as empresas, elas deixam seus líderes - líderes esses que cometem além de erros profissionais injustiças com os liderados e acobertam problemas gerados por sua má gestão e falta de capacidade. O salário é inferior à media da região.

Não paga hora extra; muita carga de trabalho; não tem qualidade de vida.

Arquiteto de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2008

Prós: Oportunidade pra aprender, mas não pra ficar o resto da vida.

Contras: Não pagam hora extra pra quem fica na consultoria base São Paulo. Muitas vezes tinha que me deslocar de São Paulo pra Campinas, e esse tempo de ida-volta não contava no tempo de trabalho. Nesses dias inclusive, eu não tinha tempo pra mais nada senão ir cedo pra Campinas, pegar um imenso trânsito na volta, e chegar tarde em casa. Média dos salários é baixo pra São Paulo. Muita carga de trabalho. Essa história de compensar quando houvesse período de baixa nunca ocorria porque nunca havia período de baixa. Quando sai da empresa; tive que tratar da minha saúde física e mental.

CI&T

Descrição:A CI&T é uma multinacional brasileira de serviços de TI, que abrange consultoria e outsourcing de aplicações, incluindo mobile, cloud e analytics. Fundada em 1995, tem sede em Campinas (SP), e está presente também em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos, Europa, China e Japão. É considerada uma das empresas brasileiras mais internacionalizadas, com boa parte das receitas vindo de operações externas.