Como é trabalhar na CI&T?

péssimo o pior lugar que já trabalhei na minha vida

Engenheiro de Software Pleno

Campinas, SP

Prós: Ambiente de Trabalho, Nivel Técnico do time, vários "brinquedos" video games, fliperama, entrosamento do time, beneficios, pagamento em dia nunca atrasa.

Contras: Falsidades, escolha de pessoas incapacitadas para área de gerencia ou chefia, baixo salario, trabalho sobre muita pressão, assédio moral dos gestores, cheguei a ser chamado ate de derrotado.

Conselhos para presidência: voltar a ser a empresa que garagem que era no passado, talvez esta sim olhasse para as pessoas e não como falam que fazem.

Não é tudo isso que vende.

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Horário flexível, possibilidade de home office dependendo do projeto e se seu gerente aprovar. Pessoal agradável e educado. Equipamento de trabalho bom.

Contras: Salários abaixo do mercado. Contratação desconsidera experiência e habilidades do funcionário, tentando sempre colocar o funcionário em um nível mais baixo do que ele é. Dependendo do projeto, você pode passar por períodos de inatividade muito longos. Sistema de coach e business partner só funciona se você tiver sorte de cair no projeto/torre certa. "Benefícios selectivos", onde dependendo da torre ou projeto você pode ou não fazer home office, você pode ou não participar de atividades, etc.

Conselhos para presidência: A empresa parecia ser muito legal, mas parece que algo se perdeu com o crescimento, fazendo com que a cultura não seja a mesma em diferentes projetos.

Bom so' pra quem esta' desempregado

Arquiteto de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: - Ambiente descontraido, com Playstation 4 e alguns prédios tem maquinas de fliperamas - café, achocolatado e capuccino nas maquinas - pregam muito bem o modelo ágil de trabalho - boa oportunidade de aprendizado para quem for recém-formado - pode trabalhar de bermuda

Contras: - Muito se fala no Prisma (prédio novo) por ter mesa de sinuca, video game, academia, escorregador, espada sabre de luz do Star Wars, enquanto que na prática vc vai ver este prédio apenas em eventos esporádicos, a menos que vc trabalhe la. - Nos eventos so se fala em uma conta específica, como se fosse o único cliente, e parece esquecer dos outros clientes importantes para a empresa. Estes projetos "importantes" ficam situados neste prédio novo. - Muita panelinha entre os líderes. Se vc for amigo deles, vc esta no caminho certo. Se vc tiver pouco trabalho e ter o hábito de ficar cochichando no café com eles, mais um ponto para ti. - Salario abaixo da média. - Salario de funcionários novos maior do que os mais antigos, mesmo em cargos de hierarquia mais baixa, ex: Developer com salário maior do que um Scrum Master. - Apesar de ter Playstation 4, já vi Gerente chamando atenção de quem estava jogando (mesmo com o trabalho em dia) - Não existe um acompanhamento próximo do coach como pregam que existe. Caso fizer parte da panelinha, o coaching pode ser efetivo. - Cobrança pela execução do modelo da empresa nos projetos mas sem treinamento e coaching adequado para funcionários novos. - A experiência de funcionários que vieram de outras empresas é ignorada, pois a empresa acha que apenas a experiência adquirida nela é que vale. - Muita diferenças do modelo de trabalho e avaliação dos funcionários por departamento/torre. - É comum vc ter que trabalhar muito mais do que as 40h semanais. Mesmo sendo recomendação da empresa que o trabalho deva ser feito dentro das 40h semanais, é comum em ter que trabalhar 60h por exemplo. - Os diretores são muito distantes dos gerentes (a não ser que o gerente seja amigo dele e faça parte da panela). O maior trabalho deles é ficar vendo planilhas, indicadores, e não se aproximam dos projetos para querer entender junto aos funcionários como é na prática. - Muitas pessoas desalocadas de projetos aguardando uma alocação. Conforme os projetos terminam, risco de não ser realocado, e consequente demissão. - É comum na entrevista vc receber algumas perguntas informais se é casado e tem filhos (no qual é um ponto positivo caso afirmativo), mas na prática vc tem que trabalhar como se não tivesse familia e nada mais importasse na vida a não ser o emprego. - Alguns prédios não estão preparados adequadamente com sistema de refrigeração, no alto verão é comum ver pessoas trabalhando suando (mesmo usando bermuda), e do outro lado do prédio pessoas com agasalhos porque temperatura ficou abaixo do normal suportado. - Minha recomendação para trabalhar na empresa é NãO, mas caso vc estiver desempregado e não ter nada a perder, recomendo, mas não pare de buscar outras oportunidades no mercado. Caso vc já estiver empregado e procura por desafios novos, não recomendo, tem muitas outras empresas melhores

Conselhos para presidência: Conhecam mais de perto os projetos pois ha muitos lideres nao preparados gerenciando.

ChinaTown Campineira

Engenheiro de Software Júnior

Campinas, SP

Prós: A empresa tenta manter ambiente legal para trabalho e tenta fazer um plano de carreira. Tenta construir incentivos dentro da empresa para manter o funcionário.

Contras: A empresa tem um plano de carreira que não funciona, trava salários e não evolui o funcionário. A percepção é que você deve pedir demissão ir a outra empresa e depois voltar para conseguir um salário maior. A cada mudança de equipe é como se entrasse em uma empresa nova onde você é reavaliado e caso alguém não goste de você pessoalmente, essa pessoa irá te prejudicar, seu salário não irá aumentar e vão ficar com mais politicagem que político em ano de eleição. PLR na empresa é piada. Quanto mais tempo, mais latente será sua indignação. Funcionários ao melhor estilo demagogos sobem mais facilmente enquanto funcionários que chegam a fazer 90 horas extras são desvalorizados. Quanto mais organizado seu projeto, maior sua desvalorização, adicione a essa fórmula também o tempo de empresa. Coach é a pessoa que serve pra sumir meses e aparecer no dia do seu feedback para tentar te coagir mais, inclusive citando o famoso "Plano de Ação", que trocando em miúdas é demissão. Claro, você leu até aqui deve estar pensando que é um funcionário que foi demitido? Não, não fui, mas pra manter minha sanidade já estou procurando outros lugares pra exercitar minhas funções. Aqui também tem o Scrum Master que serve muitas vezes para cobrar excessivamente e ajudar pouco a equipe

Conselhos para presidência: Revisem e muito as políticas de empresa, existem muitas distorções salariais e pessoas qualificadas muito desanimadas trabalhando aqui. Será que estão desenvolvendo pessoas antes de software mesmo?

Vende bem a ideia de ambiente descontraído, porém não remunera/reconhece adequadamente.

Engenheiro de Software Pleno

Prós: Ambiente descontraído, horários flexíveis (sem muita cobrança), video games e outras coisas para dar uma relaxada durando o dia. Ótima localização em SP.

Contras: - Salários/benefícios abaixo da média do mercado, bem abaixo. o vale refeição tem o mesmo valor para todas as bases, e não é o suficiente para um almoço decente. - Plano de carreira e avaliações dependem muito dos gerentes/coaches e são muito subjetivos. Ao mesmo tempo quando são atingidos os pontos que exigem para aumentos de salário, esse aumento demora muito tempo (quando acontece)

Conselhos para presidência: Faz parte do papel de líderes ajudar no desenvolvimento de seus liderados, mas aqui isso não é um requisito. Importar-se ou não com a carreira das pessoas não faz diferença para os líderes, já que isso não entra em suas avaliações e esses podem ser promovidos mesmo sendo péssimos coaches. Seria interessante, que isso fosse um item avaliado na carreira antes de qualquer tipo de promoção. A demora e o sofrimento para conseguir alguma promoção deveriam ser melhorados, e os salários e benefícios trazidos para a realidade.

Muita preocupação com tecnologia, pouca com o indivíduo

Software ArchitectEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma empresa que lida com a tecnologia de forma inovadora e agressiva. O processo de entrega é ágil e colaborativo. Baixa hierarquia no time operacional (desenvolvedores, scrum masters e arquitetos).

Contras: A gestão de pessoas e carreira é muito imatura. A progressão de carreira tem um passo a passo que permitiria uma avaliação objetiva. Porém, o cumprimento ou não dos itens do plano dependem da avaliação subjetiva do gerente do projeto, o que dá margem a constantes conflitos de interesse e uma progressão muito lenta para a maioria das pessoas. No geral, sua experiência na empresa depende da qualidade do seu gerente, pois as ações desse não são supervisionadas dentro da estrutura da empresa. Muitos gerentes não compartilham a visão e os valores da empresa e parece que a empresa não tem conhecimento desses casos. O poder ilimitado do gerente destoa com a falta de hierarquia do time operacional. Pouca diversidade entre os colaboradores. As contratações buscam o mesmo perfil de pessoa.

Conselhos para presidência: É notório que a presidência confia muito nos seus funcionários mais antigos, que chegaram a cargos de liderança. Mas, por mais que eles tenham acertado muito, eles podem errar também, como qualquer ser humano. O erro desses profissionais podem impactar a carreira e a vida de muitas pessoas. Sendo assim, sugiro criar melhores mecanismos para evitar que pessoas tenham poderes ilimitados.

Possui ideais legais na teoria mas não na prática

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem momentos descontraídos durante o expediente e o CEO é bem aberto e tem ideias realmente legais. Tem oportunidades bacanas pra cursos e aprendizado de outras línguas.

Contras: TODOS os gerentes do projeto são ruins e não sabem lidar com pessoas, não se envolvem com o time e não aceitam críticas. Os gerentes e scrum masters do projeto que foram criados pela própria empresa são muito incompetentes. Ao entrar na empresa você recebe a promessa de que é um ambiente completamente aberto para feedbacks e que todos tem direito a palavra. Na prática, dependendo do projeto você se depara com gerentes maquiavélicos que aceitam apenas a própria opinião como certa. Na teoria quando você tem algum ponto a melhorar, a empresa prega que existem 3 planos de ação antes de terem que mandar embora alguém para que a pessoa tenha a oportunidade de melhorar. Na pratica, o rh não questiona a gerencia quando quer demitir pessoas só porque elas deram um feedback diferente do pensamento que eles tinham. Incrivelmente é uma empresa que prega a liberdade de expressão muito forte mas que quando você demonstra uma ideia diferente da "cultura" que eles possuem, esse cenário muda completamente. Então muitas vezes é assim: tira-se quem é divergente, quem fica sente medo, os gerentes conseguem fazer as coisas da forma que querem, todos aceitam sem questionar.

Conselhos para presidência: Com o crescimento da empresa, é importante que se entenda a necessidade de adaptar a cultura para receber o crescimento. Os gerentes tem que aprender a lidar com pessoas, e aceitar críticas. As pessoas precisam enxergar que ficar mandando email e batendo palma pra coisas bobas não fazem uma pessoa um bom profissional.

Escolha bem para a sua carreira e cuidado para não pagar o pato!

Engenheiro de Software JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Embora se esforce muito, há uma preocupação (mesmo que seja apenas para inglês ver) com o corpo de funcionários. Mas algumas vezes, muita coisa é só para marketing e campanhas externas. Possui algumas facilidades para o funcionário, mas nada estapafúrdio.

Contras: Possui uma forma de gestão fraca e ineficaz, através de uma planilha (PDI), onde uma ficha pode ficar "suja" por muito tempo. Cada ponto negativo nessa ficha, pode segurar a promoção de um funcionário por ANOS. A ficha não é revista regularmente e nem se quer eles dão a oportunidade de entrar como "lições aprendidas" na vida de um colaborador. Além da gestão ineficaz, a empresa se quer respeita seu plano de cargos e salários, exige o regular (não diria que é muito), mas a empresa não é a mesma para todas as pessoas. A gestão em muitas das vezes é desrespeitosa e impositiva, o que fica bem difícil negociar.

Conselhos para presidência: Empatia! Quando é feita uma demissão, deveria-se sentir no lugar do funcionário, e não apenas chutá-lo como um cachorro. Todos os anos de contribuição não deram em nada, e o sentimento que eu senti na época foi de que eu era somente uma peça que poderia, e foi, fácilmente substituída por outra. É óbvio que vcs irão ler isso e pensar: Ahh, não tem como agradar a todos, e opiniões como essa sem dúvidas irão aparecer. No entanto, asseguro que esta não é somente minha opinião, muitos funcionários pensam assim, pois a gestão aplicada é vergonhosa. Aprendi muito, e agradeço o aprendizado, porém, no fechamento, quando coloquei na balança, acredito que dei mais do que recebi em troca, tendo como pagamento uma demissão covarde e fria. Espero que no futuro, a empresa possa se remodelar e sim, merecer o respeito de muitas pessoas no ramo de tecnologia.

Não recomendo

Analista de Testes PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Barueri, SP

Prós: Ambiente cool, eventos, vestimenta, localizacao (bela cintra)

Contras: O slogan "Desenvolvemos pessoas antes de desenvolver Softwares" simplesmente não existe. Não recomendo! Pessimos gestores, totalmente despreparados para lidar com pessoas, Salario ruim, poucos beneficios. Exploração e rebaixamento do funcionario (pra eles vc nunca é bom o suficiente)

Conselhos para presidência: Demita os bajuladores!

Não recomendo! muito marketing!

Engenheiro de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente agradavel, com eventos toda semana (pipoca, sorvete, etc), bolo todo fim de mes.............. so isso eh bom, vc come e bebe a vontade

Contras: Promete mundos e fundos e na realidade é uma empresa que cresce na base da amizade, coleguismos... nada profissional. O salario é baixo, os beneficios pouco vantajosos... Te cobram que se desloque para o cliente (com MUITA frequencia), incluindo viagens para o interior (média 6, 7hs e viagem) e não querem dar nenhum beneficio em troca, pelo contrario, vc fica prejudicado quando diz 'não'. Resumindo, tem q trabalhar de graça! A empresa parece a 25 de marco, a galera vende de tudo......... TUDO, o que se torna o maior comercio... fica chato.... péssimo isso... O processo de avaliacao não funciona. O RH é distante, não participa, e quando tenta faz comentários nada a ver, nao sendo imparcial.... como deveria! Se usa da fama de uma das melhores empresas oara se trabalhar, mas é a pior em que ja estive...... nao recomendo, nem para meu inimigo.... so recomendo se vc tiver passando fome, se tiver outra opcao, prefira!

Conselhos para presidência: pare de contratar namorados, amigos,irmaos, casados, enfim... isso estraga a empresa.. mto coleguismo... amizade, e nao olham para o que realmente importa q eh o profissional

CI&T

Descrição:A CI&T é uma multinacional brasileira de serviços de TI, que abrange consultoria e outsourcing de aplicações, incluindo mobile, cloud e analytics. Fundada em 1995, tem sede em Campinas (SP), e está presente também em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos, Europa, China e Japão. É considerada uma das empresas brasileiras mais internacionalizadas, com boa parte das receitas vindo de operações externas.