Como é trabalhar na Chemours Company?

Avaliação da empresa

Prós: Grupo de trabalho bem colaborativo, aprendizado na prática não ficando apenas na parte teórica, mas vivenciando a rotina do dia-a-dia. Interação com outras áreas.

Contras: Como a empresa passa por mudanças, a chefia deixou alguns funcionários sem feedback e eles ficam apenas realizando as funções sem acompanhamento devido. Falta de treinamentos, ambiente com grande pressão pois a equipe é enxuta e não compatível com o salário recebido. Quando é oportuno a gerência fala que o funcionário participou de alguma atividade, geralmente quando há problemas, enquanto quando tudo ocorre de forma correta, a chefia fica com o crédito.

Conselhos para presidência: Melhorar a forma de trabalho da gerência, com mais transparência. Empresa grande com mentalidade de empresa pequena.

RH, por favor, nos escute

Barueri, SP

Prós: Salário compatível, VR compatível, benefícios compatíveis. Nível de complexidade das atividades e funções bem tranquilos como quase em nível público. Boa infraestrutura, ergonomia.

Contras: os colaboradores vivem se queixando pelos cantos, pois o nível da chefia é bem aquém, produzindo efeito cascata para a escolha de quem entra ali e há um pé atrás com o RH, pois mesmo com o pouco que sabem das reclamações, nada fizeram quanto aos alvos delas, virando descaso e apenas o Lovemondays para nos ouvir e produzir algum comentário sobre isso lá.

Conselhos para presidência: Fale sobre o nível dos seus funcionários a outros presidentes e não se surpreenda

Esperando a crise passar para sair

Barueri, SP

Prós: VR atual supre nossas necessidades em uma região cara como Alphaville, porque antes era cerca de 9 Reais em um restaurante em que o kg era acima de 40 Reais e vinha descontado em folha o que passávamos a mais.

Contras: Existem duas frentes na empresa, uma é do alto escalão que são funcionários de anos de casa ( 20 anos) e a outra de jovens que mal saíram da universidade que levam cargo de especialistas, mas fazem tarefas de estagiários. Os estagiários, por sua vez ficam no fogo cruzado da perspectiva do alto escalão com a visão de estagiário da época deles e dos "especialistas" que competem com eles para as tarefas operacionais.

Conselhos para presidência: Gostaria que não fosse somente o Lovemondays que nos ouvisse e que o conceito de estratégia fosse difundido.

Mais um à espera de uma outra oportunidade fora.

Barueri, SP

Prós: Agora que cortamos o cordão umbilical com a DuPont, sinto que rola uma pressão menor. Não somos mais os patinhos feios deles e o subsídio alimentação, que era uma frustração a todos, hoje está muito bom. Obrigado, RH.

Contras: Ainda bem que existe o Lovemondays porque tenho muito medo e todos que tentaram falar algo lá dentro, os gestores levaram para o lado pessoal. Não me sinto em um bom clima. Pessoas são fechadas e políticas e parece ser gente recém formado que tocam a chefia ou os antigos da casa, mas com o mesmo despreparo dos novatos. Esperava um nível maior de desenvolvimento e equipe em que eu me inspirasse. Para começar imendando em um estágio tá ok, mas passou disso é uma cia de analistas juniores no comando.

Conselhos para presidência: Treinamento para a liderança, me sinto tão desmotivado ao trabalhar e não ter aquelas pessoas tão capacitadas como eu gostaria que fossem. Então fico quieto, porque sei de casos de alguns que tentaram mostrar aos chefes problemas e começaram a ser mal vistos lá dentro.

Conversar com quem trabalha lá antes de entrar

Ex-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: Na época, contava com refeitório e fretados da DuPont, empresa informal e para quem estava começando a carreira havia um bom salário, além de previdência privada e participação nos lucros.

Contras: Empresa com uns 50 funcionários e muitos nem se conhecem, alguns nem cumprimentam. Clima de medo, nem todos gestores são capacitados e sabem disso, então não dão espaço para os que estão abaixo. Temem que a empresa não se sustente. Muita politicagem, bajulação e um subsídio para alimentação muito baixo, não acumulativo e só pode ser usado no restaurante local ( dependendo, você precisa complementar o valor e será descontado em folha).

Conselhos para presidência: Retenha os talentos de verdade, pois esses estão se demitindo.

As vezes o seu esforço pode ser visto como ameaça

Estagiário de Inteligência CompetitivaEx-funcionário, saiu em 2017

Barueri, SP

Prós: RH e a presidência se esforçando e se movimentando para mudar as atuais problemáticas quanto ao relacionamento entre líderes e estagiários estando mais presentes e abertos ao entendimento.

Contras: Imaturidade,insegurança, e desrespeito de alguns gestores juniores com estagiários que acabam por optar pela busca de desenvolvimento em outras empresas que favoreçam o pensar fora da caixa. Muitas vezes teus erros são apontados aos demais em situações vexatórias ( que rendem piadas depois), mas raramente os acertos. Talvez tenha que se deparar com situações das quais teus valores pessoais são postos à prova.

Conselhos para presidência: Não permita que os valores da empresa sejam apenas um quadro na parede.

Salário compatível, insatisfação alta

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: Por ser localizada dentro da DuPont, possuíamos os benefícios da empresa como refeitório, fretados com várias linhas e salário compatível com o mercado. Empresa pequena onde todos se conhecem.

Contras: Pessoas desmotivadas e alguns líderes não têm estrutura para gerir, outros são competitivos entre si e a equipe que muitas vezes não têm a quem recorrer ajuda. Baixo reconhecimento aos analistas e estagiários. Rotatividade alta devido a insatisfação. Acúmulo de trabalho devido aos cortes.

Conselhos para presidência: Peça para o RH ser mais parceiro, as chances de descobrirem o motivo de pessoas insatisfeitas e performando menos que antes, pode estar em mais alguém avaliar as pessoas que não só um único líder.

Clima inseguro, cultura incerta.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: Fretado, restaurante e infra da DuPont. Trajes informais, todos se conhecem. Possui previdência privada e salário alto para alguns cargos.

Contras: Não favorece o trabalho em equipe, gestores não dão visibilidade aos subordinados. Estratégia empresarial sem foco e pouca. Poucos capacitados

Conselhos para presidência: Contratar pessoal mais estratégico. Acompanhar gestores que recebem méritos sem reconhecer o analista ou estagiário e não tem mais ninguém para olhar.

Business Development Coordinator

Barueri, SP

Prós: Empresa é muito ética e possibilita bastante flexibilidade de trabalho aos funcionários. Oferece um bom pacote de benefícios, compatível com o mercado.

Contras: Empresa muito pequena no Brasil com possibilidades mínimas de carreira e crescimento. Está há mais de um ano passando por ciclos seguidos de redução no quadro de funcionários e não parece encontrar seu caminho.

Conselhos para presidência: Procurem reter os talentos da empresa.

Experiência válida

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Barra Mansa, RJ

Prós: Bom ambiente em que a empresa está localizada possibilitando durante o periodo de alimentação uma sensação de relaxamento, boa alimentação...

Contras: Pressão constante, falta de organização e definição de atribuições hierarquicas, instabilidade e consequentemente alta rotatividade de colaboradores.

Chemours Company