Chalfin Goldberg Vainboim & Fichtner Advogados Associados (CGVF)

Como é trabalhar na Chalfin Goldberg Vainboim & Fichtner Advogados Associados (CGVF)?

Não recomendo, nem como início de carreira

Advogado Júnior

Prós: Localidade com fácil acesso ao metro, estruturação do TI bem eficiente e com soluções rápidas, estrutura do local de trabalho até que tem um nível avançado comparado a outros lugares.

Contras: Para advogado começa pelo salário muito abaixo do valor de mercado, descontando tudo quanto podem, mas não é CLT. Horário extrapolando os limites humanos, não tendo tempo para almoço, tanto pela fila na copa para se comer a marmita quanto pela quantidade de serviço que muitas vezes você se vê obrigado a levar para casa. Ambiente nada amigável, sem intervalos se quer para uma conversa com os colegas de trabalho, pois o ritmo de trabalho são as 8 horas seguidas em frente a tela do computador, sem tempo até mesmo para o profissional ir ao banheiro.

esperamos mais da empresa

Advogado Júnior

Prós: Salário maior q a média. PLR, organização interna

Contras: Sem Plano de carreira. Muitas promessas. Poucas chances de crescimento

Horários Flexíveis versus Remuneração muito abaixo da média de mercado

Advogado Pleno

Prós: A flexibilidade de horário e a boa localização são os pontos altos do escritório. O relacionamento entre os colegas também é muito bom. Ambiente descontraído, a despeito de todas as equipes trabalharem intensamente.

Contras: Salários muito abaixo da média de mercado e sem nenhum benefício, o que faz com que qualquer proposta de trabalho que ofereça mínima majoração, motiva o advogado a deixar o escritório. Com isso, o escritório prefere abrir mão de um bom profissional a rever sua politica de remuneração/benefícios.

Conselhos para presidência: Uma simples ajuda de custo pra alimentação, já faria com que o profissional optasse por permanecer no escritório.

Empresa de advocacia

Advogado PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: empresa muito correta e boa para trabalhar, não fiquei muito tempo trabalhando lá. poderia ter aproveitado mais o espaço de biblioteca e recursos.

Contras: não querem ensinar e treinar o funcionario. Poderia ser levado em conta o tempo de experiencia do funcionario. Poderia selecionar melhor o advogado que vai entrar.

Caos

Advogado JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O pagamento é realizado regularmente no quinto dia útil. A localização do escritório é ótima. Os colegas de profissão são muito queridos e agradáveis.

Contras: A coordenadora é absolutamente despreparada tanto tecnicamente como gerencialmente. Há pessoas que tentam a qualquer custo ser coordenadora, mesmo que tenham que pisar nos outros. Não existe meritocracia, apenas indicação. Alguns advogados entram ganhando mais do que outros apenas porque são amigos do chefe. Desorganização de agenda. Os preferidos podem fazer home office, os outros tem que cumprir horário comercial.

Frustração com a carreira de advogado

Advogado

Prós: Flexibilidade no horário para trabalhar. Bom ambiente de trabalho. Intranet do escritório é excelente para trabalhar.

Contras: Os próprios coordenadores do escritório não se submetem a especializações do próprio campo e principalmente deixam suas atribuições para os seus funcionários lidarem, mesmo após estarem muito atribulados. Quase 2 anos de escritório e não obtive aumento.

Advogado Júnior I

Prós: Estrutura de trabalho; Estabilidade da empresa; Organização e suporte para advogado;

Contras: Acredito que por ser um escritório que se desenvolveu rapidamente e tomou uma proporção grande em pouco tempo, ainda não encontram a melhor forma de se evitar ou diminuir turnover, portanto o turnover é um ponto negativo. A cultura do escritório é de fazer com que seu colaboradores alcancem a sua capacidade máxima e produtividade, por vezes extrapolando os limites humanos, o que ao meu ver, pode estar diretamente ligado no primeiro problema citado.

Conselhos para presidência: O escritório já um bom lugar para se trabalhar, o ambiente é ameno e amigável, o que precisa é se pensar em um lugar não apenas bom para se trabalhar, mas para se construir carreira; incentivos a pós-graduações (lato-sensu e strictu-sensu) e um plano de carreira objetivo seriam caminhos interessantes a se seguir.

Excelente escritório para quem precisa de bagagem jurídica.

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Trabelhei 4 anos no escritório e posso dizer, cresci muito profissionalmente no escritório. Existem muitos colegas de trabalho disposto a ajudar e a colaborar para seu desenvolvimento. O Grupo com o qual trabalhei era excepcional, o que fazia o ambiente de trabalho perfeito, sem muitas "pecuinhas", mas digo, a minha célula era uma pequena ramificação de um grande escritório, já ouvi muitas reclamações de outros setores que não posso opinar. De toda forma, é uma experiência valiosa, há um núcleo de revisão, onde os profissionais que ali trabalham, lhe fornecem bons feedbacks para seu desenvolvimento pessoal. Além de claro, o escritório possuir um sistema excelente, que ao meu ver é um dos melhores do Brasil, onde praticamente é impossível perder prazo e também facilita sua organização de trabalho. Participação nos lucros a cada 6 meses.

Contras: É necessário estar constantemente motivado, porque o escritório jamais fará isto por você, pelos menos para os meros mortais, como diria o ditado popular. O escritório possui inúmeros pontos negativos. Pude participar da transição de quando os advogados associados possuíam mais liberdades para trabalhar. Pelo menos para mim, foi o melhor período em que trabalhei no escritório. O fluxo de trabalho era grande, no entanto, o local lhe permitia uma maior flexibilidade de como o advogado cumpria seus prazos determinados. Digo isto porque, atualmente, existe um núcleo chamado "controladoria". Antes dessa transição o adv. podia liberar, por exemplo, uma contestação um dia antes da audiência, ou uma apelação no dia do fatal. Apesar de ser arriscado liberá-los sem uma margem de segurança, ao menos não existia uma flexibilidade, uma vez que o fluxo de trabalho é alto. (Quem já trabalhou em contencioso de massa sabe). Atualmente, a controladoria aponta os prazos que não foram liberados com uma margem de segurança, digo, pelo menos dois antes da audiência e um dia antes do fatal. Se ultrapassar este limite, seus coordenadores saberão, e isto impactará diretamente na PL. deles. Deste modo, não precisa refletir muito nas discórdias havidas entre chefes e funcionários. Outro ponto negativo, são as mentiras faladas pelo alto escalão do escritório, ou quem sabe, falsas promessas? Isto porque, em um período do escritório, houve a promessa de que o salário de todos os advogados seriam compatíveis com o mercado de trabalho. Então, primeiramente, eles aumentaram a contribuição dos advogados juniores e também do advogado pleno 1. Houve uma promessa de que os advogados pleno 2 e 3 também seriam aumentados. Isto ocorreu? NUNCA! Mas nunca mesmo e sequer foi falado isto outra vez, parece que caiu no esquecimento. Para piorar, o advogado pleno 1 ficou com a mesma faixa salarial do pleno 2. Ou seja, se um advogado pleno 1 tivesse acabado de entrar, já ficava com a mesma contribuição do advogado pleno 2. Uma tremenda injustiça e imensa falta de bom senso. O Alto escalão achou isto ruim? Pelo visto não, porque nenhuma mudança foi feita. Quanto à PL. Digo para não criarem expectativas, pois sempre será de baixo valor e nunca chegará ao seu salário. Existem muitas coisas obscuras no que tange ao cálculo da PL e nos bastidores de como isto é feito, mas fato é que os valores são extremamente baixos. Dificuldade para pedida de aumento salarial - Em 04 anos apenas recebi UM ÚNICO AUMENTO. Por isso que eu digo, é necessário estar em constante motivação para não se deixar desanimar. Portanto, hoje existe um grande controle pelo sistema do escritório que dificulta o trabalho do advogado, porque existe uma administração interna que praticamente breca a atuação do advogado. Se o candidato um dia for chamado, notará que estará fazendo mais a parte administrativa do que a parte jurídica. Não sei qual a direção que o estará está caminhando, mas ainda por todos esses pontos abordados, para quem está iniciando a carreira jurídica o escritório Chalfin é uma parada a fim de adquirir conhecimento e noção da prática casuística, para aqueles que já rodaram e tem uma certa bagagem, provavelmente irá se estressar pela forma como o escritório atualmente se encontra consolidado. Espero que tenha ajudado.

Conselhos para presidência: Retirar mais o excessos existentes na prática do advogado e cumprir com suas promessas, já que a grande maioria delas não passaram de grande falácias.

Experiência frustrante

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O salário é pago na data correta. A localização é ímpar, próximo a Avenida Paulista com acesso ao metrô, ônibus, bancos e etc. O local possui computadores novos e um help desk bem funcional e rápido.

Contras: Muitos. O trabalho consiste em lidar com processos em massa (contencioso massificado) sem nenhuma possibilidade de aprendizagem do conteúdo e prática do direito. Simplório ou simplista, tanto faz. Reduz sua experiência a zero, porque é um "copia e cola" moderninho e você não aprende absolutamente nada. Não há chance para redação das petições, é tudo pré-formatado e informatizado. O volume de trabalho é surreal, o escritório tem uma carteira de processos maior do que pode suportar. Os sócios são inacessíveis, não atendem os advogados. É mais como um tipo de serviço administrativo para os bancos e a seguradora (clientes), não é advocacia. Quem já passou por este tipo de escritório sabe do que se trata, uma experiência realmente frustrante.

Bom escritório para iniciar a carreira

Advogado Júnior I

Prós: Salário é pago na data correta, não há exigências de horário, equipe e gestão com bom relacionamento. Sistema interno com ótima tecnologia e suporte.

Contras: Escritório não possui nenhum tipo de benefício, crescimento profissional muito lento, sem planejamento de carreira. Sem incentivo a estudos e aprimoramento profissional.

Conselhos para presidência: Elaborar um plano de carreira, incentivar e motivar o funcionário a permanecer no escritório.

Chalfin Goldberg Vainboim & Fichtner Advogados Associados (CGVF)