Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) logo

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Como é trabalhar na Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)?

Boa para início de carreira

Campinas, SP

Prós: Ambiente dinâmico, colegas de trabalho que ajudam e tem bastante conhecimento, contato com tecnologia de ponta, contato com pesquisadores do Brasil inteiro

Contras: Alguns líderes incapazes de fazer gestão de pessoas devido ao despreparo, empresa sem plano de carreira, parte técnica não é muito valorizada

Conselhos para presidência: Boa aprendizagem para início de carreira

Empresa boa com ambiente bom de se trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: O ambiente é propício para o desenvolvimento da pesquisa, com profissionais experientes e com projetos de pesquisas condizentes a proposta da empresa

Contras: A falta de investimento pode se tornar um impecilho algumas vezes, visto que a demanda por laboratórios e por tecnologias novas são essenciais para o ótimo andamento das pesquisas

Desenvolvimento técnológico

Campinas, SP

Prós: Qualidade de vida. Boa capacidade intelectual dos colegas de equipe. Projetos desafiadores. Proximidade com a UNICAMP. Salário compatível para início de carreira. Bons benefícios (restaurante, VA R$ 600).

Contras: Não há um plano de carreira. .

Conselhos para presidência: Investir urgentemente em um plano de carreira, pois muitos talentos se vão.

Neutro

Estagiário Técnico em MecânicaEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Bom ambiente para realizar o trabalho, os funcionários em geral são bem agradáveis, nada a reclamar quanto a isso. Eu podia estudar em momentos que não tivesse trabalho.

Contras: Alguns processos são muito burocráticos, mesmo que seja algo extremamente simples, a localização não era das melhores, porém isso é se deva a minha moradia ser um pouco distante

Para iniciar a carreira, excelente empresa.

Técnico de Laboratório IIEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: É uma excelente empresa para quem esta iniciando a carreira. Permite o contato com vários setores da produção de etanol de 2G, e é bem flexível em relação a horário de trabalho.

Contras: Apesar de ser uma boa empresa, ainda não tem plano de carreira aplicado. Além disso, por se tratar de uma organização social sem fins lucrativos, torna uma empresa de pouca estabilidade já que depende de verba do governo federal.

Recomendo essa Instituição

Campinas, SP

Prós: ótimo ambiente para se trabalhar, remuneração dentro do que o mercado oferece, ambiente saudável sem pressão, a instituição está localizada em área arborizada e tranquila.

Contras: Não possui plano de carreira, crescimento é lento, líderes não são bem preparados, procedimentos não claros e cultura ainda é muito parecida com setor público (ambiente engessado).

Ótimo local para crescer profissionalemnte

Ex-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Ótima estrutura para se trabalhar, capital humano extremamente qualificado e eficiente, conexão com diversos centros de pesquisa no país e no mundo.

Contras: A parte de gerência dos recursos humanos não é muito boa, com muitos cargos de chefia e pessoas sem preparo para comandar grandes equipes gerando atritos desnecessários.

Excelente ambiente para aprendizado

Campinas, SP

Prós: O ambiente de trabalho é ótimo e bastante flexível. Há bastante autonomia para tomar decisões no desenvolvimento de projetos. Há muitas oportunidades para trabalhar com novas tecnologias.

Contras: Falta um pouco de clareza em relação ao plano de carreira. Não está claro o que é necessário fazer para atingir determinados níveis hierárquicos.

Conselhos para presidência: Deixar claro como atingir cada nível do plano de carreira.

Um ótimo lugar para trabalhar, se o foco é equilíbrio de vida.

Coordenador de Projetos

Campinas, SP

Prós: Há um bom equilíbrio entre qualidade de vida de dedicação ao trabalho. O ambiente de trabalho também é positivo nesse aspécto. Mesmo os cargos administrativos exigem que o profissional desenvolva e inove em suas soluções.

Contras: Há um distanciamento em relação ao mercado no que diz respeito a estrutura de cargos e as formas de remuneração. Isso está sendo corrigido, mas nunca de exisitir uma igualdade devido as características da empresa.

Ótimo lugar

Campinas, SP

Prós: É um lugar muito bonito. O ambiente de trabalho é muito bom, as pessoas estão sempre dispostas a ensinar e tirar dúvidas. Treinamento em equipamentos.

Contras: Localização é um pouco ruim. O lugar está longe de tudo. Muito difícil de chegar de ônibus circular. A melhor maneira de chegar é de fretado ou de carro.

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Descrição:O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é a nova denominação da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). É responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).

O LNLS opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e um conjunto de instrumentações científicas para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o LNBio desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o CTBE investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o LNNano realiza investigações com materiais avançados, com grande potencial econômico para o País. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.