Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) logo

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Como é trabalhar na Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)?

O horário e o trabalho são bons, porém o vale transporte deixa a desejar.

Bibliotecário

Prós: Trabalho 6 horas por dia, tenho chefes compreensivos, quando falto não é descontado no meu salário, preciso apenas pagar as horas do dia que faltei, trabalhando.

Contras: O salário poderia ser maior para ajudar no valor da passagem pois eu retiro do meu dinheiro para inteirar.

Conselhos para presidência: Não chegar atrasado, ser útil e prestativo.

Estágio

Prós: No Departamento onde trabalhei havia tempo para dedicar aos estudos e um ambiente bastante tranquilo em relação a outros estágios na área administrativa.

Contras: Não há possibilidade de crescimento no setor e a bolsa de estágio é muito baixa, sendo incompatível com o mercado mesmo de estágio na área administrativa.

Ótima instituição para desenvolvimento de projetos de pesquisa

Estagiário Técnico

Curvelo, MG

Prós: Uma ótima estrutura de ensino que possibilita um desenvolvimento abrangente de projetos de pesquisa, fazendo assim com que o brasil adquira novas tecnologias

Contras: como faz parte do setor de educação, muitas vezes nao recebe os devidos investimentos, mas como é de grandeza federal, o nível se comparado com outras instituições de ensino estadual e municipal, é maior

Conselhos para presidência: Liberem almoço nos refeitórios para os estagiários

Bolsista

Contagem, MG

Prós: É uma ótima empresa, com bons colegas de serviço, na maior parte das vezes atenciosos. Além de possuir um horário flexível e com possibilidade de trabalho em casa.

Contras: Apesar dos pontos positivos que foram citados anteriormente, a empresa possui alguns pontos negativos, como falta de explicação do serviço do bolsista, diário de bordo.

Otimo lugar para trabalhar

Coordenador Pedagógico

Timóteo, MG

Prós: 30 horas Afastamento para capacitação de até 5 anos Benefícios de remuneração após a conclusão do curso Possibilidade de votar em quem será o chefe

Contras: Eventualmente um funcionário de nível superior, as vezes até com mestrado, precisa ser colocado para realizar atividades de nível médio. Isto porque faltam servidores com baixa capacitação

Como lidar com pesquisa em instituição pública

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Horário Flexível, Profissionais qualificados, localização central, renome da instituição, pouca pressão no ambiente de trabalho e preparação para atuar em pesquisa

Contras: Prazos alongados e falta de iniciativa. Projetos muito engessados e dificuldade de adequação a realidade. Serviço público arrastado na maioria das vezes

Toda experiência é válida

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa com bons profissionais que valorizam o trabalho do próximo e clima organizacional muito bom. Colegas de trabalho bastante agradáveis.

Contras: Salários aquém do mercado .

Flexível porém mecânico.

Prós: Flexibilidade. Ambiente Saudável e com algumas facilidades para os funcionarios. Tem muita chance de troca de informações com outros setores.

Contras: Muitas vezes falta um ambiente de trabalho dinâmico; por ser muito estruturado o trabalho acaba se tornando mecânico. Falta um sistema efetivo de troca de informações.

Melhor e pior lugar do mundo

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A comunidade do CEFET é muito ativa e junta pessoas de inúmeras culturas, fazendo com que em todos os eventos sociais e na convivência diária se aprenda muitas coisas além de apenas a matéria.

Contras: Algumas vezes as coordenações de curso podem não ajudar propriamente o aluno, além disso muitas vezes o curso integrado pode ser muito demandante.

objetiva para com os professores

Aluno Oficial

Prós: É uma instituição de ensino de ótima qualidade e oferece boa capacitação aos alunos. A grande parte dos professores é bem qualificada e tem o dom e prazer em dar aulas.

Contras: Alguns professores tem mentalidade antiga quanto a relação de professor e como cobrar matéria dos alunos, principalmente aqueles professores do departamento de física e matemática. Esses tem mais prazer em reprovar alunos do que ministrar uma aula no qual todos aprendam.

Conselhos para presidência: Acredito que haja muitas "tretas" entre professores de todos os departamentos. A impressão que se passa é que tantos egos juntos num mesmo lugar não conseguem conviver harmoniosamente e objetivar os mesmos pontos: qualidade de ensino, trabalho e pesquisa. É necessário respeitar a todos.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Descrição:O CEFET-MG é uma instituição de ensino centenária, com sua origem no Decreto nº 7.566, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha, em 23 de Setembro de 1909 e, em 1978 passou a oferecer o Ensino Superior. O CEFET-MG é a maior instituição de ensino tecnológico do Estado de Minas Gerais, levando às cidades seu ensino qualificado, suprindo a necessidade de mão obra capacitada. Suas unidades estão em áreas com intenso desenvolvimento industrial.