Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) logo

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Como é trabalhar na Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)?

Negativa

Prós: Facilidade para o estudante em trabalhar na própria universidade.

Contras: Salário baixo, não tem benefícios e fazemos 6h diárias.

Conselhos para presidência: Aumento do salário e valorização do estagiário.

Como lidar com pesquisa em instituição pública

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Horário Flexível, Profissionais qualificados, localização central, renome da instituição, pouca pressão no ambiente de trabalho e preparação para atuar em pesquisa

Contras: Prazos alongados e falta de iniciativa. Projetos muito engessados e dificuldade de adequação a realidade. Serviço público arrastado na maioria das vezes

Neutro

Prós: As pessoas do setor que trabalho são muito esforçadas e mesmo estando no setor público não se acomodam, procuram sempre melhorar o ambiente de trabalho e atender todas as demandas de maneira eficiente e eficaz

Contras: Os outros setores não tem conhecimento do fluxo dos processos e algumas pessoas não tem interesse de aprender, o que acaba gerando muito retrabalho

Já foi melhor

Professor Universitário

Timóteo, MG

Prós: É um ambiente de trabalho agradável, com bons profissionais e boa estrutura. O salário é bom, e você é reconhecido pela sua capacidade de ensinar

Contras: Existem profissionais que são realmente desqualificados e que praticamente só leem o livro ao invés de dar aula, além de toda uma doutrinação ideologia por parte de superiores

bom lugar

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente de estudo e pesquisa que proporciona muito crescimento, troca de experiência com os colegas, absorção de conhecimento dos professores.

Contras: A bolsa de pesquisa tinha um valor baixo para alguém que já havia completado uma graduação na área. Muitas coisas feitas lá não eram aproveitadas na prática.

O horário e o trabalho são bons, porém o vale transporte deixa a desejar.

Bibliotecário

Prós: Trabalho 6 horas por dia, tenho chefes compreensivos, quando falto não é descontado no meu salário, preciso apenas pagar as horas do dia que faltei, trabalhando.

Contras: O salário poderia ser maior para ajudar no valor da passagem pois eu retiro do meu dinheiro para inteirar.

Conselhos para presidência: Não chegar atrasado, ser útil e prestativo.

Toda experiência é válida

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa com bons profissionais que valorizam o trabalho do próximo e clima organizacional muito bom. Colegas de trabalho bastante agradáveis.

Contras: Salários aquém do mercado .

Flexível porém mecânico.

Prós: Flexibilidade. Ambiente Saudável e com algumas facilidades para os funcionarios. Tem muita chance de troca de informações com outros setores.

Contras: Muitas vezes falta um ambiente de trabalho dinâmico; por ser muito estruturado o trabalho acaba se tornando mecânico. Falta um sistema efetivo de troca de informações.

objetiva para com os professores

Aluno Oficial

Prós: É uma instituição de ensino de ótima qualidade e oferece boa capacitação aos alunos. A grande parte dos professores é bem qualificada e tem o dom e prazer em dar aulas.

Contras: Alguns professores tem mentalidade antiga quanto a relação de professor e como cobrar matéria dos alunos, principalmente aqueles professores do departamento de física e matemática. Esses tem mais prazer em reprovar alunos do que ministrar uma aula no qual todos aprendam.

Conselhos para presidência: Acredito que haja muitas "tretas" entre professores de todos os departamentos. A impressão que se passa é que tantos egos juntos num mesmo lugar não conseguem conviver harmoniosamente e objetivar os mesmos pontos: qualidade de ensino, trabalho e pesquisa. É necessário respeitar a todos.

Prós: Bom ambiente de trabalho, nunca atrasam no pagamento, possui profissionais bem qualificados.

Contras: Para estagiários​, não é possível se promover. Nem sempre abrem vagas para prestar concursos, para se adentrar na mesma.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Descrição:O CEFET-MG é uma instituição de ensino centenária, com sua origem no Decreto nº 7.566, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha, em 23 de Setembro de 1909 e, em 1978 passou a oferecer o Ensino Superior. O CEFET-MG é a maior instituição de ensino tecnológico do Estado de Minas Gerais, levando às cidades seu ensino qualificado, suprindo a necessidade de mão obra capacitada. Suas unidades estão em áreas com intenso desenvolvimento industrial.