Como é trabalhar na CEMIG?

Não existe meritocracia

Técnico

Prós: Boas oportunidades de aprendizado, possui horário flexível, plano de saúde e vale alimentação/refeição excelentes, ambiente de trabalho agradável.

Contras: Não existe meritocracia, os profissionais são promovidos de acordo com a indicação. Dificuldades de desenvolvimento na profissão e reconhecimento salarial. Muitas falhas em relação a gestão de pessoas.

Bom clima organizacional

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Tinha uma boa relação com os supervisores e com os profissionais em geral, tinha liberdade e flexibilidade em meu setor e isso era muito bom.

Contras: Pouca perspectiva de crescimento profissional na empresa, visto que grande parte dos funcionários que trabalham lá fizeram algum concurso.

Plano de carreira ineficaz

Técnico

Prós: Diversas possibilidades de trabalho e de aprendizado, horário flexível, bom clima organizacional, plano de saúde muito bom e estabilidade no cargo.

Contras: Pouca meritocracia, plano de carreira com muitas falhas e pouca aplicabilidade, grande dificuldade de desenvolvimento na profissão e reconhecimento salarial.

Conselhos para presidência: Focar em meritocracia, reconhecer e promover os profissionais da casa antes de contratar ou realizar concursos para suprimento de vagas.

Empresa de economia mista: as desvantagens do privado e público ao mesmo tempo.

Técnico de Sistemas Elétricos

Prós: Empresa oferece estabilidade. Bons benefícios e um dos melhores planos dr saúde do Brasil. Possui também uma previdência privada bem estruturada.

Contras: Plano de cargos e carreiras inexistente. Muita cobrança e pouco recurso. Gerentes antigos na casa com altos salários não se preocupam com a empresa.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: empresa boa mas pelo fato de ser pública todos os tramites ficam prejudicados. Apesar disso tive bons lideres que me ajudaram sempre que eu pedi

Contras: Por ser empresa pública os superiores não tem muito boa vontade de ajudar e com todas as burocracias tudo fica prejudicado e demorado pois eles fazem de tudo para o processo ficar moroso

Estágio cemig

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Na época, a bolsa de estagio era bastante boa, uma das melhores entre os meus colegas de faculdade. A localização e o ambiente também eram bons.

Contras: Faltavam os benefícios de alimentação, apesar da bolsa do estágio ser muito boa, fez falta. O clima de trabalho também era bem estressante. .

Nossa energia, nossa força

Analista de Suporte Júnior

Prós: Ambiente agradável para trabalhar. Promove eventos diversos. Empresa com bastante reconhecimento, inclusive internacional. Possui horário flexível em algumas unidades. Participação nos lucros. Há alguns benefícios não financeiros, como a ginástica laboral.

Contras: Plano de carreira confuso. Falta agilidade em alguns processos. Poderia ter maior colaboração entre as áreas. Por ser economia mista, há mais interferência estatal do que deveria.

Excelente empresa.

Técnico de Operação do Sistema ElétricoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: É um excelente empresa para se trabalhar. Possui muitos benefícios para seus funcionários, além de investir em treinamentos para todos trabalhadores.

Contras: Ultimamente tenho visto pouquíssimos concursos para trabalhar na CEMIG, vejo uma grande parte dos trabalhadores hoje aposentando, e esta mão de obra ficando cada vez mais escassa. Já está na hora de dar oportunidades aos jovens formados!

Ex-funcionário, saiu em 1986

Prós: No período em que fui estagiário nesta empresa ,tive a oportunidade de trabalhar dentro das usinas.Assim aprendi a resolver o problema in loco , aumentando muito o meu aprendizado .

Contras: Como empresa estatal ,não existe muita colaboração por parte de algumas pessoas,medo que você aprenda mais . Muita burocracia para se conseguir resolver alguns problemas, que você vê que são necessários .

Conselhos para presidência: Maior participação dos funcionários juntos à presidência.Menos burocracia para se resolver problemas necessários .

Eletricista

Prós: Boa empresa bons funcionários......,...............................................................................................,,..,.......

Contras: Melhor avaliação dos funcionários.

Conselhos para presidência: Valorizar o empregado

CEMIG

Descrição:A Cemig é um dos mais importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 100 empresas, além de consórcios e fundos de participações. Há 14 anos consecutivos, faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil e, em Minas Gerais, responde por 96% da área de concessão, com mais de 7,5 milhões de consumidores, em 774 municípios. É, ainda, a maior fornecedora de energia para clientes livres do País, com 25% do mercado, e um dos maiores grupos geradores, responsável pela operação de 70 usinas, com capacidade instalada de 7.038 megawatts. A atuação da Cemig estende-se a 23 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ao Chile, com a operação de uma linha de transmissão em consórcio com a Alusa.