Como é trabalhar na CEMIG?

Um bom emprego para quem é puxa saco.

Técnico Administrativo

Prós: Estabilidade, pouca cobrança por resultados, bom plano de saúde, plano de previdência compartilhado com a empresa.............................................................

Contras: Interferência política, plano de carreira muito burocrático, ineficaz e direcionado para os puxa sacos. Cargos de supervisor são vitalícios e hereditários, mesmo que esse se mostrem incompetentes para a função.

Conselhos para presidência: Parar com a ingerência política, cargos comissionados com altos salários e péssimo ou nenhum serviço prestado. Olhar pelos empregados antigos com baixos salários.

Cortaram até o cafezinho.

Engenheiro

Prós: Atualmente é difícil citar pontos positivos. Emprego relativamente estável, por enquanto, mas isso apenas em comparação com empresas de outros setores.

Contras: Plano de carreira é inexistente, há anos a empresa promete a revisão, mas nunca acontece. Benefícios estão sendo cortados sistematicamente, cortes de gastos que atingem apenas os trabalhadores da base, até o cafezinho foi cortado.

Conselhos para presidência: Rever plano de carreira e política de cortes de gastos.

Empresa mal administrada, sem política de retenção de talentos.

Técnico

Prós: Benefícios indiretos: plano de saúde, PAT, previdencial privada. Empregados comprometidos com a segurança. Auxilo educação para o empregado, razoável. Auxilio creche mas só até 7 anos.

Contras: Não existe plano de carreiras na empresa!!! Tenho 14 anos de empresa, 2 graduações e 1 pós e não há perspectiva de ascensão na carreira. A política de seleção interna é ridícula, avaliação por desempenho não existe. As mulheres, mesmo que com formação e capacitação técnica, são destinadas a atividades burocráticas e não são avaliadas com igualdade em relação aos homens.

Conselhos para presidência: Ao invés de rever processos operacionais, é preciso avaliar o quanto a insatisfação dos empregados afeta a produtividade de cada um. por insatisfação, os técnicos capacitados simplesmente fingem que trabalham enquanto tocam sua vida do lado de fora para se sentirem menos frustrados profissionalmente.

Empresa não remunera tão bem e nem tem plano de carreira

Analista de Gestão Administrativa

Prós: Diversidade das atividades profissionais, conhecimento e aprendizado.

Contras: Falta plano de carreira. Salários iniciais não são ruins, mas estão longe de serem bons, principalmente para quem se esforça para passar em concursos. Os salários não aumentam, devido à falta do plano de carreira. O profissional fica 2, 3, 5, 6 anos com o mesmo salário. Já estou estudando para outros concursos, porque não tenho nenhuma esperança de se melhorar. A boa imagem da Cemig, quanto à remuneração dos profissionais, vem de outros tempos e não dos últimos dez anos.

Conselhos para presidência: Criar plano de carreira e avaliar as causas da grande rotatividade dos últimos anos. Uma empresa de energia deve primar pela inovação e conhecimento, que são alcançadas pelo desenvolvimento de uma equipe profissional motivada pelo conteúdo do cargo e satisfeita com os fatores higiênicos (salários e plano de carreiras).

empresa precisa muito valorizar o funcionário

Agente

Prós: Benefícios como ticket alimentação e refeição e plr

Contras: Plano de carreira péssimo ou inexistente

Conselhos para presidência: Ainda há muito o que mudar. Precisa rever os conceitos

Prós: Empresa pública
    estabilidade
    liberdade

Contras: Terceirizações
    falta plano de carreira

Conselhos para presidência: Qualidade dos serviços e desenvolvimento tecnológico e pessoal próprio

Prós: A energia elétrica do estado de Minas para cuidar.

Contras: Muita desonestidade por parte das chefias. Mutos chefes vivem só de imagens, quando na verdade não tem a capacidadeou formação necessária. Para os chegados o dinheiro corre solto e não existe regras ou limites. Para quem não está na panela, nunca terá oportunidades. Não existe plano de carreiras. Discrepância de salários entre empregados em mesmas condições. Cultura machista e coronelista institucionalizada. E terceirização precária.

Conselhos para presidência: Necessidade de fazer com que os chefes parem de utilizar os postos para benefícios próprios e sim em prol da empresa. Mudar a cultura coronelista. Enfrentar os problemas e falhas vindas dos chefes e não esconder debaixo do tapete. Criar plano de carreira honesto. Punir perseguidores. Valorizar os empregados bons de verdade.

Péssimo ambiente de trabalho, estou estudando pra outro concurso

Administrativo de Distribuição

Uberaba, MG

Prós: O pagamento nunca atrasa

Contras: Péssimo ambiente de trabalho, falta de reconhecimento, perseguições, pcr só de faixada, manipulação de dados de índices para a aneel, e muitos outros q não vão caber aqui

Boa estrutura

Técnico Operacional

Prós: Salário alto para quem ainda não formou no curso superior, horario flexivel para todos, vale refeição muito bom, bom sistema de ponto eletronico.

Contras: Falta de gratificação de acordo com o tempo e mérito por competência ou esforço. Empresa engessada, processo antiquado e muito vertical para resolução de problemas, falta de autonomia.

Conselhos para presidência: Melhoria de processos e gratificação de acordo com trabalho.

Empresa em crise

Advogado

Prós: Plano de previdência complementar, plano de saúde, infraestrutura predial, clima com os demais trabalhadores. Também há a possibilidade de trânsito entre áreas da empresa, mas sem significativa mudança salarial.

Contras: Carreiras engessadas, pouca preocupação com a transmissão de conhecimentos, técnicas ou com o aprimoramento dos profissionais. Escolhas empresariais, macro e micro exasperantes e pouca possibilidade de persuasão de chefias quanto à adoção de outros rumos. Hierarquia excessivamente burocratizada.

Conselhos para presidência: Carreiras mais atrativas e maior segurança quanto ao futuro da companhia, com escolhas mais ortodoxas de investimento e estruturação financeira/societária.

CEMIG

Descrição:A Cemig é um dos mais importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 100 empresas, além de consórcios e fundos de participações. Há 14 anos consecutivos, faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil e, em Minas Gerais, responde por 96% da área de concessão, com mais de 7,5 milhões de consumidores, em 774 municípios. É, ainda, a maior fornecedora de energia para clientes livres do País, com 25% do mercado, e um dos maiores grupos geradores, responsável pela operação de 70 usinas, com capacidade instalada de 7.038 megawatts. A atuação da Cemig estende-se a 23 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ao Chile, com a operação de uma linha de transmissão em consórcio com a Alusa.