Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na CEMIG?

Ver todas as avaliações

  • Há aproximadamente 1 mês

    Se você gosta de receber muito e trabalhar pouco, essa é a sua empresa.

    AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

    Belo Horizonte, MG


    Prós: Salário alto para pouca cobrança. Todos os funcionários concursados, contratados e estagiários recebem acima do mercado e o único esforço necessário é encarar a carga horária de 8 horas.

    Contras: A empresa está impregnada com todos os maus costumes de toda empresa grande e estatal (apesar de ter capital aberto). O primeiro ponto é o excesso de burocracia. É praticamente impossível solicitar ou alterar qualquer coisa sem ter que ligar para algum setor e aguardar a boa vontade dos responsável em atender o pedido no prazo. Muitos processos são desnecessários, tomando muito tempo para uma atividade que gera pouco valor. Sem contar o desperdício de papel, muitos documentos que poderiam ser digitalizados, são impressos e reimpressos muitas vezes. Definitivamente as pessoas dentro da empresa não são engajadas a esse ponto, diferente da visão sustentável defendida pela organização. Grande parte dos funcionários são extremante acomodados, chegam no horário além do permitido e vão embora exatamente no horário de saída ou até antes (bem antes). A produtividade do setor onde fui escalado é pífia, não exite trabalho suficiente para todos, devido a simplicidade dos processos. Além disso, os funcionários, em sua grande maioria têm mais tempo de casa, não buscam nenhum tipo de melhora na eficiência de seus trabalhos ou qualquer tipo de conhecimento que agregue valor, mal sabem operar uma planilha de Excel. São completamente avessos a qualquer mudanças que os tirem de sua zona de conforto. Ironicamente, quando exite um aumento de salário ou um comportamento inadequado por parte da diretoria, é gerado um frenesi na empresa inteira, com o jornal do sindicato denunciando e todos extremamente revoltados. Em contrapartida, quando um funcionário conclui o tempo máximo de permanência na casa, mas insiste em continua trabalhando, o mesmo, eventualmente, é mandado embora. Nesse caso, a comoção é generalizada e a Empresa "não tem coração" Ser estagiário e nada é mesma coisa, onde você aprende muito pouco, faz as tarefas que os demais estão com preguiça de fazer (geralmente são aquelas tarefas acumuladas que rapidamente são desovadas para os estagiários). O intuito de ter estagiários é apena para cumprir tabela, não exite uma cultura para criação e desenvolvimento de talentos. Grande parcela dos "crachás verde" (os concursados) se sentem superiores aos demais funcionários (estagiários ou contratados), obviamente não são todos assim. Para ingressas na Empresa sem necessidade de concurso público, apenas se tiver contatos fortes. Os contratados não fogem a regra dos funcionários concursados, a unica diferença é a forma de ingresso.

    Conselhos para presidência: Tornar a empresa mais produtiva e menos burocrática. Melhorar o sistema de seleção.

    Recomenda a empresa: Não

Informações da empresa

CEMIG

Descrição:A Cemig é um dos mais importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 100 empresas, além de consórcios e fundos de participações. Há 14 anos consecutivos, faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil e, em Minas Gerais, responde por 96% da área de concessão, com mais de 7,5 milhões de consumidores, em 774 municípios. É, ainda, a maior fornecedora de energia para clientes livres do País, com 25% do mercado, e um dos maiores grupos geradores, responsável pela operação de 70 usinas, com capacidade instalada de 7.038 megawatts. A atuação da Cemig estende-se a 23 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ao Chile, com a operação de uma linha de transmissão em consórcio com a Alusa.

Site

RH: quer atrair bons talentos?