Como é trabalhar na CBA Companhia Brasileira de Alumínio?

Empresa mediana

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2016

Alumínio, SP

Prós: Empresa possui posição confortável no mercado que atua. Interação entre departamentos ocorre de forma tranquila. Técnicos dedicados nas atividades e em ajudar na disseminação de conhecimento.

Contras: Estrutura com muitos cargos de chefia, ficando poucas pessoas para execução das atividades. Cada departamento funciona de uma maneira e o beneficio do negocio no todo acaba sendo esquecido. Poucas chances de crescimento pessoal, sendo priorizado a amizade ao invés de conhecimento e resultados.

Conselhos para presidência: Avaliar distribuição de cargos e atividades e nivelar entre todas as áreas

Pouco caso com Aprendizes

Prós: Os colegas são prestativos,os EPI'S são muito bons a uma grande cobrança em relação a segurança,e cobrado pouco pela alimentação .

Contras: Descontam tudo o que podem do salario,não tratam os aprendizes de forma correta tiram qualquer beneficio que dão aos funcionários contratados como fretado, PL entre outros

Conselhos para presidência: Tratar melhor os aprendizes

Funcionários felizes e saudáveis são aqueles que ganham bem.

Operador de Máquinas

Miraí, MG

Prós: Os benefícios que sao muitos , os horários de trabalho que nao escedem aua carga horaria, a pontualidade e a segurança, sao pontos fortea e confiáveis ao funcionários.

Contras: Pouca oportunidade de crescimento dentro da mesma.a empresa tanto incentiva a todos a estudares e depois de se formar ela não estimula oportunidades . Os salários são baixos e a administração é bem fraca, exiatem muitos investimentos e muito gasto desnecessário enquanto nao existe possibilidade de melhorar o salário.

Empresa que diz que quer crescer mas não valoriza os funcionários

Ex-funcionário, saiu em 2010

Alumínio, SP

Prós: Empresa com boas pessoas que são comprometidas com o crescimento pessoal

Contras: Recursos Humanos horrível (praticamente não existe), Gerentes totalmente despreparados e a empresa não sabe que rumo seguir. Cada dia é uma aventura.

Empresa boa para trabalhar.

EletromecânicoEx-funcionário, saiu em 2005

Alumínio, SP

Prós: Empresa boa para trabalhar, porém com pouca espectativa de crescimento. Ótimo salário, boas oportunidades de aprendizado, ótima estabilidade.

Contras: Pouca espectativa de crescimento, algumas lideranças com pouco preparo. Alguns ambientes de trabalho são um pouco insalubres, lideranças com uma cultura antiquadas.

plano de carreira

Técnico EletricistaEx-funcionário, saiu em 2018

Alumínio, SP

Prós: Treinamento profissional , a empresa investe em treinamento habilitando o funcionário, para executar a tarefa que lhe é designado, a empresa investe também na segurança dos funcionarios

Contras: plano de carreira, não há plano de carreira, ha muitos funcionários formados em engenharia e é dada prioridade para pessoas fora da unidade, desmotivando o funcionário, que as vezes acaba saindo em procura de desafios em outras empresas

Conselhos para presidência: Investir mais no funcionário com mais tempo de casa, que está disposto a fazer a empresa produzir mais e melhor

Empresa em crescimento e mudança

Estagiário de Engenharia

Alumínio, SP

Prós: Plano de carreira. Pagam o salário em dia. Benefícios como fretado e cesta básica. Possibilidade de se desenvolver. Empresa em crescimento no mercado brasileiro.

Contras: Ambiente de trabalho, muita discriminação de gênero, gestão com pensamentos antigos. Ainda falta mais diversidade. Referitorio não corresponde com o esperado.

Detalhes da organização.

Técnico de Manutenção

Alumínio, SP

Prós: Bons benefícios, bom horário de trabalho, chances de cursos extra curriculares, bo participação de lucros, boa chance de conhecimento em áreas de metalurgia.

Contras: Péssima administração, gerência longe de empregados, baixas chances de real crescimento, desvios de função, clima organizacional de desconfiança e especulações.

Conselhos para presidência: Ser realistas com seus funcionários, dar mais oportunidades as pessoas da própria planta. Aproveitar melhor estruturas e viabilidade energética da umidade.

Boa remuneração, cultura muito apegada ao passado.

Engenheiro Pleno

Alumínio, SP

Prós: A remuneração é atrativa comparada ao mercado, o clima em geral (a depender da área pois são muitas) é bom para o convívio, os benefícios são compatíveis, é uma empresa onde as pessoas demonstram muito orgulho em pertencer.

Contras: As oportunidades de crescimento são por vezes vistas como difíceis/escassas devido à falta de transparência nos critérios utilizados para promoções e movimentações. Também é uma empresa onde o apego à "como sempre foi feito" é muito forte, criando muitos paradigmas e resistência às mudanças. Falta cultura inovadora e espaço para um sistema de gestão mais moderno visando maior competitividade e valorização dos profissionais.

Empresa Razoável

Estagiário de Nível Superior

Alumínio, SP

Prós: Empresa que tem grande porte e renome no mercado agregando valor ao currículo, trabalho de segurança bem forte acredito que seja referencia no país

Contras: Investe muito pouco nos estagiários e aprendizes e no final de cada período pouca oportunidade de efetivação desperdiçando mão de obra qualificada

Conselhos para presidência: Investir mais nos estagiários e aprendizes pois podem ser funcionários do futuro que farão a empresa chegar mais longe

CBA Companhia Brasileira de Alumínio

Descrição:A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) é a primeira indústria de alumínio do Brasil. Fundada em 1955, produz cerca de 475 mil toneladas/ano. Está presente no País por meio de 13 filiais, 18 Usinas Hidrelétricas, duas unidades de mineração, fábrica, escritório central e escritório de vendas, localizado em Fortaleza (CE). A fábrica integrada da CBA está localizada no município de Alumínio (SP). A cidade de Alumínio é, hoje, um município de 15 mil habitantes que concentra a maior indústria integrada de alumínio do mundo, onde é feito desde o processamento da bauxita até a fabricação dos produtos fundidos e transformados. Com cerca de sete mil colaboradores, a CBA está presente em 14 cidades de dez Estados brasileiros.