Como é trabalhar na Caterpillar?

Péssima experiência no RH

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Piracicaba, SP

Prós: É uma multinacional americana com um forte nome no mercado e grande peso no currículo. Apesar de raramente efetivar seus estagiários, oferece alguns tipos de treinamentos interessantes para um desenvolvimento profissional. O salário e os benefícios são bons.

Contras: A empresa possui uma estrutura extremamente burocrática e enrijecida, não aceitando ideias/sugestões dos funcionários. Além disso, há indivíduos pouco capacitados que mal sabem escrever um e-mail corretamente e também áreas que humilham seus estagiários. Eu particularmente fiquei dois anos nesta empresa e não aprendi quase nada útil para o mercado, muitos colegas de trabalho não queriam me ensinar o serviço por medo da concorrência. Era uma humilhação diária, pois mesmo conversando com meus superiores a situação não mudava e até mesmo piorava. Na minha opinião o RH deveria ser o coração da empresa com funcionários que soubessem se comunicar, entretanto, presenciei muitas situações desagradáveis de grosserias. Além disso, muitas efetivações ocorriam por meio de indicações, portanto diversos processos seletivos eram falsos. Há muita alienação nesta empresa, não a recomendo para ninguém.

Conselhos para presidência: Fazer contratações/efetivações mais sérias, através de processos seletivos e não por indicações.

Para estagiário, a empresa não é boa

Piracicaba, SP

Prós: A estrutura é ótima, tem suas métricas bem definidas e segue seus valores e missão. Os estagiários tem a oportunidade de liderar um projeto na sua área.

Contras: É uma empresa muito tradicional, não tem chance de efetivação, somente se participar de processos seletivos internos e normalmente estes processos seletivos não são justos. Além de muitas vezes não darem valor ao estagiário.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Localizaçao, porte e beneficios

Contras: Ambiencia, arrogancia, competitividade nao saudavel

Conselhos para presidência: Melhorar ambiencia

Descontente

Prós: 2 convênios médicos.

Contras: Despreparo das lideranças, sem plano de carreira, baixo conhecimento técnico dos lideres.

Conselhos para presidência: Igualdade no tratamento dos funcionários horistas e mensalitas qto ao plano de carreira e PLR.

Paga bem, acaba com a saúde também.

Mecânico de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2015

Piracicaba, SP

Prós: O salário é muito bom, mas não pode se iludir com o mesmo, já que o trabalho na empresa é "temporário".

Contras: Não valoriza a mão de obra, deixa a laranja até no bagaço para depois jogar fora.

Uma empresa boa para operário e perfil acomodado, mas não para quem procura uma carreira

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário e benefícios, qualidade de vida

Contras: Estrutura amarrada, plano de carreira longo, cultura e pessoas fechadas para mudanças

Conselhos para presidência: As pessoas precisam abrir a cabeça

Ja foi o tempo...

Montador de Produção

Piracicaba, SP

Prós: muitos beneficios. Salário razoavelmente bom, plr, planos de saúde

Contras: nao tem muitas oportunidades se nao tiver contatos ou puxar saco...pressao demais...gestores nao sao competentes o bastantes.

Planos para o desenvolvimento de pessoas...

Mecânico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2013

Limeira, SP

Prós: Existe o preparo das pessoas, para o ambiente de dentro e fora do trabalho.

Contras: O que não existe é uma adequação do profissional no que foi preparado para desempenhar, de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.

Conselhos para presidência: Existe investimento, porém não há espaço ou oportunidades para as pessoas aplicarem suas competências e conhecimentos adquiridos no local certo.

Dei o meu melhor, mais não recebi o retorno desejado...Mais há pesar de tudo eu gostava muito o que fazia.

Mecânico de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2014

Campo Largo, PR

Prós: É uma empresa onde o seu local físico de trabalho é agradável, muito organizado com seu sistema de 5S, trás oportunidades de melhoria de trabalho, se preocupa com a segurança de seus funcionários.

Contras: Porém essa empresa ela força muito os funcionários há ser muito competitivos um contra os outros, os líderes não são exemplos abusam muito de sua autoridade fazendo os funcionários há trabalhar na pressão psicológica. E não é uma empresa onde vc pode ter a confiança de fazer uma grande história de carreira, pois todo o ano tem baixa produção e então todo o ano muitos funcionários são demitido.

Conselhos para presidência: Jogar sempre limpo com os funcionários, pois ninguém trabalha de bonito todos trabalhamos porque precisamos, por isso quando houver um corte de funcionário não ficar enganando ninguém da situação. E há respeito dos gestores e supervisores a gerencia tem q capacitar mais os mesmos há trabalhar com pessoas, e dar oportunidade dos funcionários passarem suas criticas sobre a situação q passa no dia a dia com os mesmos. Não maquiar o que está errado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Piracicaba, SP

Prós: A empresa se preocupa com o bem estar dos funcionários, disponibiliza todos os EPIs necessários, dá treinamentos e cursos, deixa os funcionários trabalharem a vontade, dá a liberdade de alguns funcionários terem horários flexíveis e oferem uma boa infraestrutura, tanto industrial quanto administrativo, disponibilizando duas centrais de bancos, refeitório com diversas opções, cantina, farmácia e ambulatório.

Contras: Atuei como estagiário por 2 anos, e notei que a empresa não se preocupa na capacitação dos estagiários, tampouco reconhecem o potencial dos mesmos. Eu tenho inglês fluente, proficiência em outros 2 idiomas, vivência no exterior, su técnico em Mecânica formado pela Unicamp e na época eu estava finalizando minha faculdade de engenharia. Não fui aprovado em nenhuma vaga, enquanto demais estagiárias que não eram capacitadas, e só faziam planilhas de excel, conseguiram ser efetivadas sem participarem de um processo seletivo. A empresa tem uma politicagem de contratar na maioria das vezes pessoas que os recrutadores se simpatizam, ou pessoas indicadas por cargos de chefia (geralmente familiares e amigos). No tempo que estive lá a maioria das pessoas contratadas eram mulheres, e a empresa está deixando isso extremamente evidente. Também, os recrutadores só analisam o perfil psicológico da pessoa, deixando as demais qualificações sem serem analisadas. A bolsa dos estagiários está defasada em relação às demais multinacionais e os mesmos não recebem vale alimentação.

Caterpillar

Descrição:Há mais de 85 anos, a Caterpillar Inc. vem possibilitando o progresso sustentável e impulsionando mudanças positivas em todos os continentes. Com vendas e receitas na ordem de US$ 65.875 bilhões em 2012, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. A empresa também é líder na prestação de serviços por meio da Caterpillar Financial Services, da Caterpillar Remanufacturing Services e da Progress Rail Services.