Como é trabalhar na Caterpillar?

Reconhecimento

Jovem Aprendiz

Piracicaba, SP

Prós: Ser reconhecido no meu trabalho, mesmo com pouca experiência é marcante e satisfatório

Contras: Certas dificuldades entre setores, a comunicação é escassa entre estes, criando certos imprevistos.

Excelente lugar para se desenvolver profissionalmente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: A cultura da empresa é ótima para quem gosta de aprender sobre processos e gerenciamento. Tem planos de carreira bem estruturados, investem em treinamentos para as equipes e estimulam o desenvolvimento de talentos.

Contras: É uma empresa um pouco mais burocrática e embora tenha bons planos de carreira, as posições ainda exigem certo nível de experiência, que poderia ser compensado por outras competências, habilidades ou atitudes.

Empresa conservadora com estabilidade

Piracicaba, SP

Prós: Empresa com estabilidade, excelente pacote de benefícios e busca proporcionar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Contras: Plano de carreira é muito lento, pois atuais líderes possuem muitos anos de casa que, aliado ao baixo turn over, não surgem vagas de liderança. Processos de avaliação de desempenho tradicionais, falta ferramentas como avaliação 360 no qual há possibilidade de múltiplos avaliadores. O processo depende diretamente do líder imediato, portanto há casos de funcionários favorecidos que são promovidos sem o devido mérito.

Conselhos para presidência: Processos mais claros de promoção de carreira. O processo seletivo para cargos de supervisão foi uma excelente iniciativa para evitar indicações e maior transparência. Incluir algum tipo de avaliação 360 com Feedback em tempo real, até de próprios colegas.

Excelente empresa para construir uma carreira

Representante de Recursos Humanos (RH)

Piracicaba, SP

Prós: Plano de Carreira e contato com a corporação. Atividades baseadas em valores consistentes. Profissionais que colaboram para o seu desenvolvimento.

Contras: Plano de carreira acontece, porém de maneira lenta. Oportunidades melhores em outros departamentos. Baixo job ratation e baixo turn over, impedindo as novas gerações o crescimento.

Ainda agradecido!!

Operador de Logística

Piracicaba, SP

Prós: Benefícios.

Contras: Nepotismo e a colocação de amigos em cargos para os quais não possuem experiências ou se quer aptidão, puro favoritismo deixando de lado as pessoas que se preparam para a vaga.

Conselhos para presidência: Melhorar a forma de promoções e incentivos para os funcionários operacionais.

Ambiente perfeito de trabalho

Engenheiro de Manufatura Sênior

Piracicaba, SP

Prós: Ambiente positivo, saudável, cooperativo, equilibro entre vida pessoal e trabalho, reconhecimento de várias formas,. Vários benefícios: 2 Planos médicos, cobertura de medicamentos, clube da empresa, ônibus fretado, previdência privada com co-participação, compra de ações da empresa com co-participação, licença paternidade de 15 dias, ônibus fretado para várias regiões, plano carreira relativamente estruturado, plano de metas e objetivos, excelente plano comunicação em todos os níveis, somos instigados a gerar ideias, banco de horas, flex time, Job Rotations e chance de crescimento pessoal e profissional devido as diferentes áreas dentro a empresa. Nos últimos 10 anos esteve sempre entre as 5 melhores empresas para trabalhar no Brasil, revista (isto é) e (exame).

Contras: Por se tratar de uma empresa muito grande com níveis Hierárquicos globais vs. locais, algumas decisões se tornam lentas. Falta uma política clara de Homework, atualmente fica a critério do supervisor com base na necessidade do colaborador, mas está melhorando. Falta um suporte maior (psicológico/ orientacional ) para os que estão se aposentando e contribuíram por vários anos com a empresa. Plano de incentivo (PLR) nem sempre é justo, pois a forma de cálculo está baseada no desempenho da equipe global e não local, ou seja, dentro da mesma unidade onde todos trabalharam juntos, os valores são diferentes

Conselhos para presidência: Continue nessa mesma direção em relação o ambiente saudável de trabalho e o bom uso dos recursos. Avalie os pontos negativos que apresentei, mesmo com eles, tenho orgulho de trabalhar na Caterpillar

Fantástico

Engenheiro

Piracicaba, SP

Prós: Empresa de estrutura sólida, com processos bem definidos; ambiente de trabalho respeitoso e agradável; funcionários engajados e alinhados com os valores globais da empresa; pacote de benefícios que excede a média.

Contras: Pouca movimentação vertical de carreira; alguns gestores não detém o conhecimento necessário sobre as atividades de seus subordinados; política de promoções e méritos bastante subjetiva.

Conselhos para presidência: Estabelecer uma política de promoções e bônus por mérito mais objetiva

Elefante simpático

Prós: Clima da empresa é muito bom. Energia super positiva das pessoas...... Chefes ótimos. Política de rh bacana. Não vi nenhum problema de puxar tapetes e etc...

Contras: Muita lentidão... Burocracia... A empresa por ser muito grande se torna muito difícil dr acompanhar o mercado. Sem contar que tudo é decidido nos eua, tornando muito mais difícil a agilidade

Conselhos para presidência: Dar dinamismo, agilidade, desmatrializar a empresa dos eua. Entender que cada país tem suas diferenças e precisa de autonomia

Experiência pessoal e profissional satisfatória!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Piracicaba, SP

Prós: Profissionais qualificados e prontos para orientações operacionais e acadêmicas. Oportunidade de capacitação dos colaboradores em cursos Six Sigma. Estrutura de qualidade e segurança no trabalho.

Contras: Pouca oportunidade de efetivação dos estagiários. Existem oportunidades de melhoria no programa de jovem aprendiz, motivando-os ao crescimento interno.

Conselhos para presidência: Maior atenção aos estagiários e jovem aprendiz.

Acredito que foi feita correta e justa,pois nunca me senti prejudicado com qualquer uma delas.

Montador e SoldadorEx-funcionário, saiu em 2013

Piracicaba, SP

Prós: A empresa fornece alem de um bom salario para seu funcionário um ótimo benefício,ambiente de trabalho,participação dos lucros e resultados,avaliação,engajamento da equipe e suporte aos funcionários.

Contras: Todas empresas tem pontos a serem melhorados,acredito que em uma empresa como a Caterpillar podemos dizer que são detalhes,talvez um deles seja alguns controles sobre alguns tipos de materiais desperdiçados,pois por minimo que sejam acabam afetando diretamente seus colaboradores.

Conselhos para presidência: Reentegrar ex funcionários que tiveram um bom histórico na empresa,com o intuito de manter a empresa sempre estávil e com pessoas confiaveis

Caterpillar

Descrição:Há mais de 85 anos, a Caterpillar Inc. vem possibilitando o progresso sustentável e impulsionando mudanças positivas em todos os continentes. Com vendas e receitas na ordem de US$ 65.875 bilhões em 2012, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. A empresa também é líder na prestação de serviços por meio da Caterpillar Financial Services, da Caterpillar Remanufacturing Services e da Progress Rail Services.