Como é trabalhar na Cappta?

Uma startup que cresceu demais

UX Designer

Prós: Uma empresa horizontal onde é possível ter acesso a todos e compartilhar suas opiniões, o ambiente é informal e descontraído. Não existe um plano de carreira definido, deixando a cargo dos funcionários estabelecer seu norte e trabalhar para conseguir chegar lá. As pessoas são, na sua maioria, muito atenciosas e sempre procuram ajudar sempre que necessário.

Contras: Por ter crescido muito rápido. muitos setores ainda são desorganizados e a comunicação entre as áreas é ruim. Existe uma remuneração variável mas nem sempre as regras são claras e, para alguns times, as metas não são bem definidas ou não são divulgadas. Dificuldades na atração de pessoas deixam os times desfalcados e sobrecarregados.

Empresa boa para adquirir novos conhecimentos.

Analista de Suporte Avançado

Prós: Horário flexível - Isso é ponto importante na cidade em que moramos, com o tempo você consegue adquirir a liberdade e autonomia de ter um horário flexível. Autonomia; Ambiente no qual as pessoas procuram sempre estar ajudando quem é novo e o próximo.

Contras: Liderança. Valores, este principalmente que após a junção com a Stone, para muitos só serve para ficar estampado na parede. Plano de carreira, muitas das vezes preferem da oportunidade pra pessoas de fora, acredito que isso está muito relacionado a falta de plano de carreira. Salário, falam muito de bonificação e metas, porém na prática não é o que se vê. A rotatividade de funcionários é alta demais, principalmente na área de tecnologia onde a maioria após 6 meses, 1 ano de caso acaba saindo pra ir ganhar mais em outra empresa.

Conselhos para presidência: Talvez seja a hora de rever os valores da empresa, vejo muitas pessoas descontentes e desanimadas, mas nem todas se expõem com medo de perder o emprego.

Problemas sérios e sem compensação

Líder

Prós: Ambiente agradável, facilidade de acesso, expectativas realistas, bom espaço de almoço para quem traz comida, pouca cobrança e liberdade no dia a dia.

Contras: Salário baixo com quase nenhuma expectativa de melhoria, vivem num universo paralelo e estão em negação quanto a isso dizendo que está na média e possui bônus. Bônus esse que depende do resultado da empresa e sequer existe para desenvolvimento, ou seja, quando tem e você faz sua parte ainda tem uma loteria para ganhar ou não... Rotatividade muito alta de pessoas, difícil encontrar quem está há mais de dois anos sendo que a empresa tem 6. Dependem de terceiros para o core da empresa funcionar e isso não vai mudar tão cedo.

Conselhos para presidência: Não adianta negar que o salário é baixo, só diminui a moral de quem sabe que é mentira. Bônus atrelado ao resultado da empresa só mostra o quanto as metas são mal definidas.

Lento

Prós: As pessoas. Existem profissionais muito bons mas principalmente são pessoas boas e agradáveis. Existe certa liberdade na execução de algumas coisas.

Contras: Empresa parou no tempo, tudo é muito demorado para acontecer lá dentro. Mesmo se posicionando como startup. Ficamos apenas com a parte ruim da startup, tudo é confuso e desorganizado. Acho estranho com sete anos ainda possuirmos problemas básicos.

Conselhos para presidência: O cliente interno também é importante e fundamental para seu negócio dar certo.

Grandes oportunidades e grandes desafios.

Relacionamento com o Cliente

Prós: O ambiente é descontraído, não é preciso usar roupas super formais e as pessoas são sensacionais. A empresa é franca em relação aos sucessos e fracasso e sinto que posso sempre dar sugestões de melhorias.

Contras: Ainda existem alguns processos que são confusos ou desestruturados, o que causa lentidão e/ou retrabalho às vezes até mesmo para resolver problemas simples. O sistema de metas e bonificação poderia ser melhor.

Empresa boa de se trabalhar, porém remunera muito mal os funcionários.

Líder

Prós: Uma empresa que propõe grandes desafios, promovendo seu desenvolvimento e aprendizado. Liberdade para tomar decisoes e agir. Pessoas novas, divertidas e abertas à diferentes opiniões.

Contras: Baixo salário, não remunera corretamente os melhores resultados, de maneira meritocratica e justa. Empresa nova e um pouco desorganizada. Precisa desenvolver muitas tecnologias para entregar um produto melhor para o cliente final.

Conselhos para presidência: Aumentar o salário, melhorar as políticas de metas e desenvolver tecnologias.

Um bom lugar de aprendizado, não se constroe carreira

Product Owner (PO)Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente de trabalho bom com flexibilidade de horário, colegas de trabalho que ajudam no que você precisa. Autonomia para fazer seu trabalho da sua forma.

Contras: Salário abaixo do nível do mercado, troca de cargo sem aumento de salário, apenas de responsabilidades. Não pregam os valores que estão estampados em todas as paredes da empresa.

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários ao invés de querer calá-los

Paga-se bem, exige-se também, mas é muito desafiador a cada dia.

Analista de Infraestrutura SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Local de trabalho, ambiente descontraido, horarios flexiveis, tecnologia de ultima geração, interatividade com parceiros, liberdade para trabalhar.

Contras: Falta de organização, diversas pessoas tratando um mesmo assunto sem um consenso, altissima rotatividade nos cargos, falta de liderança por parte de alguns gestores.

Conselhos para presidência: Várias fusões e, pelo setor de telecomunicações estar passando por transformação para se tornar digital, existe uma pressão muito forte, porém ainda um pouco desordenada. Crescimento desordenado pode acabar atrapalhando os objetivos da empresa.

Melhor lugar!!

Prós: Pessoas sensacionais, cheias de energia e dispostas a te ajudar em tudo. Desde o inicio todos sempre foram acolhedores, e se você gosta de desafios e sair da zona de conforto a Cappta é o lugar. Não existe uma escadinha (plano de carreira) o que na minha opinião é muito positivo, pois te dá um mundo de opções, e te exige muito mais em suas entregas.. Você precisa de fato se destacar no que faz para conseguir crescer, entregas medíocres não são reconhecidas. Além de benefícios, ambiente e horário flexível. <3

Contras: Processos em construção, não existe processo em muitas áreas, o que te da a oportunidade de construir. Liderança pouco preparada para gerir pessoas.

Ótima

Jovem Aprendiz

Prós: Transparência, saúde financeira dos funcionários,

Contras: Não tem por enquanto.

Cappta