Como é trabalhar na Capgemini?

Boa para aprendizado

Prós: Bom ambiente de trabalho, ótimo para aprendizado, horário flexivel

Contras: Sistema de avaliação falho, planos de cargos e salários defasados

Boa introdução e péssima na prática

Analista de Sistemas

Campinas, SP

Prós: Infraestrutura é muito boa (maquinas e ambiente), local é de fácil acesso.

Contras: Muito mal gerenciado. Falam q é metodologia scrum, porem não é. Por questões do processo, a culpa sempre sobra para o desenvolvedor. Documentações e ambiente sempre vem com problemas e sempre mudam no meio de sprints. Quase 100% dos desenvolvedores estão insatisfeitos e procurando novas oportunidades, gestores sobrecarregados e não dão a devida atenção. Muito projeto legado com diversos problemas. Poucos projetos com tecnologia de ponta (uns 2).

Conselhos para presidência: Plano de carreira, avaliações 180º, perguntar para os cargos mais baixos os problemas que vem encontrando com as atuais gerencias. A Cap está ficando mal vista perante o mercado por essas questões.

Capgemini, a pior experiência que pude ter o desprazer de ter.

Analista Pleno

Campinas, SP

Prós: A empresa em Barueri é super legal e tem outro clima, bem mais agradavel e motivacional. Pena que a CapGemini Campinas é totalmente o inverso.

Contras: A capgemini campinas é como se fosse outra empresa que nada tem haver com a capgemini, aqui os desenvolvedores são menosprezados e tratados como bobos, os coordenadores são em sua maioria inexperientes e não sabem nem ao menos motivar os funcionários. Por conta do gestor o clima aqui é opressivo e por conta disso, todos estão desmotivados e procurando outro lugar para trabalhar.
    Não recomendo essa empresa para ninguém trabalhar a não ser que seja exclusivamente na filial em barueri, aonde o clima é outro.

Conselhos para presidência: Mudar as politicas internas de como o serviço chega aos desenvolvedores, e mudanças na forma de avaliação interna. e Por favor parem de tratar os devs como escravos, todo mundo tem familia e gosta de ser tratado com respeito.

Teria tudo para dar certo, mas.... fazem de tudo para dar errado!!!!!!!!!!

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2010

Campinas, SP

Prós: Uma empresa multinacional de grande porte, que com certeza irá pesar no curriculo. Há diversos projetos e pessoas diferentes com experiências únicas que são compartilhadas no dia a dia.

Contras: Por mais que seja uma multinacional, é muito pobre. Pobre de espírito, de valorização para com o funcionário, de cultura... O salário é péssimo e plano de carreira não existe. Caso você suba de carga seu salário sempre será muuuuuuuito menor do que os dos novos funcionários, pois tem uma política mais pobre ainda de que o salário não pode ser aumentado proporcionalmente a faixa e o mínimo do cargo. Contudo, as obrigações são cobradas muito acima do cargo que você se encontra, não fazendo jus ao salário pago.

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários e buscar reter talentos, pois hoje o que esta empresa busca é dispensar todos os talentos e que são muitos que existem dentro da empresa.

Empresa boa, Projeto ruim

Barueri, SP

Prós: Os beneficios são bons, cultura da empresa também, porém, salario é muito ruim comparado o que eu faço. Mas, tudo em dia.

Contras: Plano de carreira é uma grande mentira. Reza a lenda que depois de um ano você poderá participar dos processos seletivos para outros cargos acima. Piffffffff, balela. O caba cai nessa conversa, faz os processo e quando na verdade já está tudo pré-encaixado o funcionario designado para o tal cargo.

Conselhos para presidência: A empresa é boa, porém, os projetos é que estão mal organizados. Se você entrar na cap, corre esse risco. Projeto ruim ou Projeto bom.

Desmotivante

Campinas, SP

Prós: É uma empresa multinacional então tem peso para o currículo.
    Fora do Brasil é uma empresa de história e renome.
    Empresarialmente falando ela entrou no mercado brasileiro de forma bastante agressiva conquistando um mercado que empresas "daqui" não souberam manter.
    Prima para que ao final de um projeto o colaborador possa integrar outro projeto de modo a não haver demissões.

Contras: Nota-se que muita coisa é só para inglês ver ! principalmente em projetos efetivos de crescimento para os colaboradores.
    Vê-se muita conversa em torno de projetos que tem aparência de ajuda mas quando se vê isso no dia a dia é ilusório.
    Falta equidade para com os colaboradores, metas intangíveis ...e o clima é de grande insatisfação.
    Falta organização nos projetos, planejamento.
    Para uma empresa de renome certas atitudes deixam a desejar.

Conselhos para presidência: Ver de perto o motivo da desmotivação dos colaboradores e efetivamente colocar em prática a teoria.
    Reconhecimento
    metas tangíveis
    oportunidade em tempo menor dentro da empresa

Uma empresa que te dá oportunidade de trabalhar mas que não te reconhece por isto.

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2013

Barueri, SP

Prós: Os funcionários são bastante prestativos, não negam conhecimento, o que é ótimo se você está começando a carreira.

Contras: Não há reconhecimento por meritocracia, por resultados. E quando há, é um valor bem insatisfatório para causar uma certa ilusão de crescimento no funcionário. Fora que perdi boa parte da minha vida pessoal com os discursos incentivadores dos gestores, acreditando que seria reconhecida pelo meu trabalho. A infraestrutura para quem é da área técnica é precária, há muitas salas onde você não vê a luz do dia.

Conselhos para presidência: Esta mais do que na hora de fazer um investimento para mudança de visão da empresa. Se o funcionário não está satisfeito, nunca que o cliente estará.

Uma empresa que "fantasia" um pouco

Assistente de Operações Financeiras

Campinas, SP

Prós: Pagamento em dia, os benefícios são bons

Contras: Quando passei pela integração da empresa, disseram maravilhas sobre a empresa, mas acontece que no dia-a-dia não é realmente assim, os analistas cobram muito de quem esta na operação, pois quando houve mudança no sistema, vários funcionários trabalharam 12hrs ou ate mais por isso, e sempre diziam que íamos ser reconhecidos por isso, e isso não acontece, só há promessas e mais promessas sobre efetivação, mas isso é uma coisa que poucos conseguem, e os que conseguem nem sempre merecem, o salario esta fora do que o mercado de trabalho oferece, e a gestão deixa um pouco a desejar também.

Conselhos para presidência: Contratar pessoas capacitadas, mesmo que seja para trabalhar na operação, pois acaba desmotivando quem esta se preparando para seguir carreira na empresa. Incentivar mais os funcionarios, com premios que saiam de uma simples conversa e que vire realidade, pois muitos se esforçam para ir além da meta, para conseguir um bônus no final do mês, e se sentir realizado também.

Muito pra melhorar mas infelizmente só piora

Programador

Barueri, SP

Prós: Colegas de trabalho, pagamento em dia.

Contras: Não existe promoção.
    Não existe treinamento e nenhum investimento no profissional.
    Não existe plano de carreira, os beneficios segue inalterado a anos, prometem reeleição de axis mas inventam uma desculpa esfarrapada sempre.
    Promessas , promessas e promessas, tudo balela.
    A grande maioria está insatisfeita.

Conselhos para presidência: Plano de carreira, treinamentos para os programadores, reeleição de axis, aumento e promoçao para quem merece.

Uma péssima escolha para carreira técnica

Analista de Sistemas

Barueri, SP

Prós: Pagamento sempre em dia.

Contras: Falta de investimento na capacitação de funcionário de TI, a mais de 2 anos sem reeleição de benefícios, não existe promoção, nível de qualidade técnica geral ruim, banheiros nojentos 24 hrs por dia, estações de trabalho velhas, departamento de RH preguiçoso e mal educado, não paga participação nos lucros,
    Em geral, para que quer seguir uma carreira técnica a Capgemini é uma péssima escolha.

Conselhos para presidência: Abrir Reeleição dos benefícios, promover funcionário por meritocracia, realizar cursos para capacitação técnica de funcionários

Capgemini