Como é trabalhar na Capgemini?

Muita pressão no trabalho, qualidade de vida baixa e salário baixo

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Oportunidade de trabalhar com tecnologias novas de mercado, como alguns frameworks Java EE. Não tenho muito mais o que dizer sobre a empresa em termos de pontos positivos.

Contras: Rh desorganizado. Mandei minha carteira de trabalho no momento da contratação para que fizessem o registro, levaram aproximadamente 9 meses para me devolverem a carteira novamente.

Empresa ruim

Técnico de Infraestrutura Pleno

Barueri, SP

Prós: Trabalhar de home office, quando se acidenta ou precisa de repousos médicos, tem a possibilidade de trabalhar de casa, boa infraestrutura em presa bem localizada.

Contras: Não tem plano de carreira, existem muitas panelas nas equipes, chefe não sabe gerenciar os subordinados, vagas disponibilizadas no site interno da empresa é falcatrua.

Conselhos para presidência: Deve investir melhor nos planos de carreira, os funcionários ficar anos e anos no mesmo cargo, até mesmo aqueles que buscam qualificações

Melhor fica em casa.

Programador Júnior

Cuiabá, MT

Prós: Benefícios da empresa e mto bom mas e so isso, salario muito abaixo do valor mercado plano de carreira só é possivel depois 3 anos na empresa...

Contras: e so isso, salario muito abaixo do valor mercado plano de carreira só é possivel depois 3 anos na empresa...alem de ganha nada vc faz desvio função.

Péssima empresa

Técnico de Infraestrutura PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Pontualidade no pagamento e nos benefícios, flexibilidade de jornada de trabalho. Boa oportunidade pra quem está buscando o primeiro emprego.

Contras: Péssima transparência. Se você está alocado no cliente, você vai ficar estagnado pra sempre! As avaliações de desempenho, não te levam a absolutamente a lugar nenhum. Como seu gestor que fica em Brasilia, vai te avaliar numa regional? As oportunidades de vagas disponíveis no portal, são todas cartas marcadas. A comunicação com o seu gestor é péssima, parecem que fazem de tudo para você não conseguir contato. Quando fui contratado, prometiam planos de incentivo à educação, para treinamento, pós, certificações, etc. Eram só promessas, na verdade não aconteceu. O que foi ofertado foram cursos que não acrescentam em nada na carreira do profissional.

Conselhos para presidência: Melhorar tudo!

Falta de transparência.

Analista de Testes I

Prós: Quando se está alocado na sede da empresa, existem vários atrativos como: massagens, local descontraído. O salário é sempre pago em dia, sem nenhum atraso.

Contras: É difícil entrar em contato com o RH, sempre muito burocrático e quase nunca respondem o e-mail. Até o momento, não conheço meu gerente. Não são próximos a equipe e tem uma politica de que chefes não devem se aproximar dos funcionários. Quando se está alocada em cliente, as coisas são ainda mais complicadas. As noticias demoram a chegar, e por conseqüência, o funcionário acaba sendo o ultimo a saber. Durante a contratação é sempre tudo muito velado, e o valor do salário só é divulgado no ultimo momento, sem que haja transparência durante todo o processo.

Conselhos para presidência: A presidencia não deveria estimular essa falta de proximidade entre o coordenador/gerente da equipe. Deveria haver transparência em todo o processo de contratação, para que o funcionário não se sinta enganado.

Razoável

Tester

Salvador, BA

Prós: A empresa oferece muitos benefícios, ótimo ambiente de trabalho, além do escritório bem localizado, e grande liberdade de desenvolver seu trabalho.

Contras: Muitos cargos de operação (Programador, Tester), o que inchou muito a operação, trazendo um clima grande de tensão devido aos constantes cortes.

Nao recomendo.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Estrutura oferecida e relevância da empresa no mercado atual. Muito embora seja uma empresa extremamente desorganizada, consegue pagar seus empregados dentro da data estabelecida pela lei. Capgemini é uma das principais fornecedoras de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização do mundo. Presente em 40 países, com mais de 125 mil funcionários, o Grupo ajuda seus clientes a se transformarem para melhorar seu desempenho e posição competitiva. A Capgemini entende que não se pode atingir o valor empresarial somente através da tecnologia. Este começa com as pessoas: especialistas trabalhando em conjunto para chegar ao coração dos objetivos de seu negócio, e para desenvolver as soluções mais adaptadas, para atender a esses requisitos. Acreditam que esta abordagem, centrada no ser humano para a tecnologia, é o que faz a diferença para os seus clientes.

Contras: Modelo comercial. trata-se de uma empresa que foge dos valores pregados à seus empregados. Lamentavelmente pequenos feudos e indicações políticas tendem a destruir o que poucos constroem. A pressão exacerbada colocam os funcionários em condição análoga à da escravidão.

Bom para aprender, péssima para carreira

Analista de Sistemas Pleno

Prós: - Ótima para quem inicia no mercado; - Boa para aprendizagem; - Dispõe de cursos de inglês on line. - Projetos bem alocados na região do centro de SP; - Benefícios atrativos;

Contras: - Seus gestores não tem experiência com pessoas; - São mais preocupados com resultados e não com pessoas; - Seu método de avaliação de desempenho é uma espécie de afinidade com o seu gestor; - Não tem um plano de carreira, mas dizem que a empresa dispõem de um; - Seu RH não tem aproximação com funcionários alocados; - Não proporciona um ambiente estimulante, criativo e uma gestão horizontal; - Não pagam PLR.

Conselhos para presidência: Estar mais presente com os funcionários, capacitação aos gestores e valorização de funcionários.

Capgemini, onde só os resultados contam, pessoas não.

Analista de Sistemas Júnior

Porto Alegre, RS

Prós: Flexibilidade com horário de trabalho, fornecendo infraestrutura para realização dos serviços. Disponibilização de transporte para deslocamento ao cliente sem ônus para o funcionário.

Contras: Infelizmente o feedback periódico dos clientes não chegam regularmente para quem faz as análises, poderiam criar uma mecânica para que as opiniões sobre os serviços que os colaboradores prestam consigam alcançar todas as partes envolvidas. Em virtude desse atraso e/ou ausência do feedback, muitas vezes a situação entre relação cliente-colaborador fica irremediável e acaba por ocasionar o desligamento por parte do profissional, seja por desistência do mesmo ou demissão, como já houve diversas vezes. A dificuldade em conseguir um reconhecimento dentro da empresa é algo incrivelmente aterrador. Muita burocracia para resolver qualquer solicitação. Ações e informações desencontradas são o ápice dentro da Capgemini. A falta de reconhecimento até nas mínimas coisas, como por exemplo, aniversários ou outras datas festivas. Qualquer coisa que faça com que o colaborador que não trabalha alocado na matriz brasileira se sinta parte integrante realmente da empresa. Ou o caso mais grave, com profissionais exercendo funções de cargos maiores, não sendo reconhecido e equiparado hierarquicamente ou monetariamente. Vendo a empresa contratar profissionais para esses cargos maiores, sem a competência mínima desejada e não ocorrendo nenhuma promoção por parte do colaborador mais antigo e este por sua vez, acabando por ENSINAR esses novos como trabalhar.

Conselhos para presidência: Olhem para a competência (ou falta dela) dos gestores de seus escritórios espalhados pelo país, no caso, Porto Alegre. Muitos deles são apenas dinossauros que não sabem como gerir uma equipe, apenas forçando uma tomada de ganho, entregando um serviço horrível para o cliente e manchando o nome da empresa que, em tese, representa.

Não existe processo de plano de carreira.

Analista de Sistemas Júnior

Barueri, SP

Prós: Flexibilidade de horário, boa localidade e com grandes profissionais de tecnologia, ambiente agradável com refeitório e espaço de descompressão.

Contras: Falta de oportunidade no crescimento profissional, infelizmente não existe o processo oportunidade interna, profissional fica estagnado na função, praticamente vai trabalhar sempre com a mesma tecnologia e sofre as consequências para uma realocação no mercado de trabalho, remuneração baixa e muitas vezes só terá aumento devido ao dissídio anual. Já foi uma empresa boa quando era CpmBraxis, foi retirado os benefício de pontos "AXIS", onde o profissional poderia distribuir o valor com seu benefícios, inclusive cobrando co-participação no plano de saúde.

Conselhos para presidência: Empresa precisa melhor o processo de evolução de seu profissionais, já foi uma boa empresa quando era CPMBRAXIS.

Capgemini