Como é trabalhar na Capgemini?

Administrador de Banco de Dados (DBA)

Prós: Boa cesta de benefícios, porém congelada desde que a francesa Capgemini assumiu o controle. Não há perspectiva de atualização da cesta, conforme disse grosseiramente um gerente de alto nível, quando instado a respeito. Apesar disso, e comparando com os regimes de semi-escravidão vigorantes na área de TI no Brasil, acho a Capgemini um lugar acima da média, embora muito longe do ideal.

Contras: A mística de empresas estrangeiras são melhores que as nacionais não se confirmou no caso da Capgemini. O lema dela é "People matter, results count". Eu traduzo isso por "Pessoas são um problema, o que conta é o resultado".

Sucessivas alterações na estrutura organizacional, fazendo com que nunca saibamos a quem estamos subordinados e sujeitando-nos aos caprichos da nova chefia. Não há perspectiva de aumento salarial, nem de benefícios, nem de treinamento. Quando esses ocorrem, é por iniciativa dos próprios funcionários, que resolvem transmitir aos outros seus conhecimentos.

Conselhos para presidência: Deixar de se preocupar apenas com os lucros para os acionistas e pensar um pouco nos funcionários, cujo nível de insatisfação é crescente desde que a Capgemini assumiu o controle. A administração francesa não está se importando nem um pouco com as filiais no Brasil.

Capgemini