Como é trabalhar na CAPES?

Uma das escassas garantias a oportunidades para cientistas no Brasil

Bolsista

Prós: A CAPES é uma ótima instituição focada no desenvolvimento da ciência no país.

Contras: A CAPES poderia oferecer mais modalidades de bolsas, que englobassem profissionais com jornada de trabalho flexível, atraindo mais pessoas para o estudo acadêmico e científico.

Necessário evoluir

Coordenador

Brasília, DF

Prós: Equipe agradável, instalações modernas e confortáveis. Pressão moderada, raramente fica-se além do horário.

Contras: Falta liderança, gestão de pessoas altamente ineficaz, processos de gestão retrógados, interferências políticas, pessoalidade na alta administração. Salários em geral são baixos.

Conselhos para presidência: É preciso modernizar a gestão.

Analista de Sistemas Pleno

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade, oportunidade para conhecer todos os sistemas e ambiente no trabalho com facilidade de conversa com a gerência e com superiores.

Contras: Sistemas muito legados e salário não muito atrativo para determinados cargos. Empresas atuantes na terceirização para manutenção dos legados com profissionais regulares.

Estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa reconhece que os licenciandos necessitam de experiência profissional furante sua formação, com isso nós licenciandos temos a oportunidade de estagiar em horários que não atrapalham nossa formação.

Contras: Pela empresa ser de competência pública, tudo o que é solicitado demora um certo tempo para ser resolvido. A ajuda de custo também poderia ser mais atrativa.

Razoável, melhor não depender dela

Estudante de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Fornece Bolsa aos estudantes de Pós Gaduação, evitando a extuante jornada dupla de trabalho em instiuiçoes privadas conjuntamente com a pós graudação

Contras: Não oferece nenhum benefício, férias ou décimo terceiro. Cobra excessivamente os alunos, obrigado-os a ter participação em qualquer publicação ou desenvolvimento.

Muito bom, mas...

Santo André, SP

Prós: Possibilidade de vivência em sala de aula e propostas de novos projetos para melhoria local da educação objetivando sempre a escala global de impacto.

Contras: Muitos relatórios e burocracias, dependendo do coordenador as coisas podem ser pesadas e o diálogo pode prejudicar as intervenções que você propõe para a sala de aula.

Trabalho interessante mas com remuneração insuficiente

Bolsista de Doutorado

Prós: Flexibilidade de horários, autonomia para conduzir pesquisas, apoio eventual para viagens e participação em congressos nacionais e internacionais.

Contras: Falta de vínculo trabalhista, falta de benefícios tradicionais tais como vale refeição, vale alimentação, convênio médico e odontológico e PLR. Remuneração é muito baixa considerando o nível de capacitação e conhecimento.

Ainda com baixa remuneração, vale a pena.

Bolsista de Mestrado

Porto Alegre, RS

Prós: Trata-se de uma bolsa de pesquisa para alunos de mestrado acadêmico, o que da mais estabilidade, entretanto a bolsa não é reajustada a algum tempo.

Contras: O fato da bolsa de pesquisa oferecida pela CAPES não ser reajustada a algum tempo faz com que o custo de oportunidade do estudante que sai da graduação aumente ao escolher continuar na área acadêmica.

Regular

Pesquisador de Mestrado

Prós: Conhecimento adquirido. .

Contras: Valor da bolsa MUITO abaixo do custo de vida. .

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa para que o bolsista possa investir na sua formação acadêmica sem ter preocupação financeira.

Boa experiência em pesquisa

Mestrando

Rio Claro, SP

Prós: Essa empresa realiza os pagamentos mensais em dia, além disso te dá a oportunidade de acesso a comunidade acadêmica, como acesso gratuito a diferentes artigos de diferentes revistas

Contras: A remuneração é baixa, não possibilita ao bolsista atividades extracurriculares remuneradas, ocasionando a não possibilidade de contato com a prática profissional. A renovação da bolsa pode ser difícil.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.