Como é trabalhar na CAPES?

Uma das escassas garantias a oportunidades para cientistas no Brasil

Bolsista

Prós: A CAPES é uma ótima instituição focada no desenvolvimento da ciência no país.

Contras: A CAPES poderia oferecer mais modalidades de bolsas, que englobassem profissionais com jornada de trabalho flexível, atraindo mais pessoas para o estudo acadêmico e científico.

Necessário evoluir

Coordenador

Brasília, DF

Prós: Equipe agradável, instalações modernas e confortáveis. Pressão moderada, raramente fica-se além do horário.

Contras: Falta liderança, gestão de pessoas altamente ineficaz, processos de gestão retrógados, interferências políticas, pessoalidade na alta administração. Salários em geral são baixos.

Conselhos para presidência: É preciso modernizar a gestão.

Flexibilidade mas pouco reconhecimento

Mestrando

Campinas, SP

Prós: Ser bolsista da CAPES é muito bom se você procura flexibilidade de horários e projetos. Tudo depende da sua relação com seu orientador e do projeto em que você está envolvido.

Contras: Os principais pontos negativos são a falta de benefícios, o fato das bolsas estarem congeladas há bastante tempo e as burocracias para utilizar os recursos da CAPES para sua pesquisa.

precisa muito melhorar

MestrandoEx-funcionário, saiu em 2017

Niterói, RJ

Prós: Bom reconhecimento das instituições onde os programas são aplicados, alta qualidade dos profissionais envolvidos nos projetos e trabalhos com boa relevância.

Contras: Péssima remuneração, sem nenhum tipo de beneficio para trabalhos realizados com alta qualidade, falta de valorização dos profissionais de ponta.

Bolsista CAPES

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Oportunidade para crescimento pessoal e acadêmico intenso. Muito trabalho, mas que vale a pena. Acrescenta muito para o currículo. Pagamento em dia e reconhecimento internacional.

Contras: A empresa infelizmente sofre com o descaso do governo Federal. Poucas oportunidades de bolsa vem surgindo e cada vez mais a participação na comunidade internacional também.

Carreira como pesquisador

Pesquisador de Mestrado

Rio Claro, SP

Prós: Liberdade para realizar o projeto de pesquisa, escolher o tema, adequar o cronograma de desenvolvimento, desenvolvimento intelectual e técnico e possibilidade de seguir carreira.

Contras: Não possuímos nenhum benefício e a execução do projeto é condicionada por verbas de terceiros que podem não ser liberada. Não há reserva técnica. O tempo de trabalho muitas vezes não é contabilizado como experiência.

Bolsista Capes

Bolsista de Doutorado

Juiz de Fora, MG

Prós: Pagamento em dia, informação adequada aos bolsistas. Sem mais informações adicionais, complementando para completar os caracteres adicionais.

Contras: Sem vínculo empregatício, sem progressão de carreira, sem direitos trabalhista, não há possibilidade de receber por periculosidade e insalubridade.

Conselhos para presidência: Todas possíveis.

Bolsa é equivalente a um salário de estágio

Bolsista de Mestrado

São José dos Campos, SP

Prós: A bolsa de mestrado é muito importante para que eu possa conduzir a pesquisa com um pouco de tranquilidade. O recebimento sempre cai na data certa e não há nenhum tipo de imposto.

Contras: A produtividade depende principalmente da cobrança do professor orientador. Poderia haver mais verba para períodos sanduíche ou participação em eventos no geral. Os bolsistas poderiam ser mais valorizados

Aprimoramento acadêmico

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2014

Uberlândia, MG

Prós: Oportunidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa, nos quais o aluno adquire muito conhecimento na sua área de formação. A iniciação científica abre portas para que o aluno possa apresentar as atividades desenvolvidas em congressos e eventos científicos diversos.

Contras: O programa de iniciação científica não é bem fiscalizado, permitindo que pessoas que não realizam trabalho algum possam receber a bolsa, sem que haja cobrança alguma.

Insatisfeito

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: Trabalhar o horário que quiser e liberdade na escolha sobre o que escrever ou sobre onde publicar suas conquistas científicas. O incentivo existe, mas não é suficiente.

Contras: Não existe incentivo a publicar suas conclusões de trabalho científico e a remuneração é extremamente baixa para um setor que deveria ser tão importante em um país como o Brasil.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.