Como é trabalhar na CAPES?

Macapá, AP

Prós: Pagamentos em dia

Contras: Valor da bolsa é baixo

Pesquisa no Brasil não é valorizada

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2016

Florianópolis, SC

Prós: O ponto positivo se refere à oportunidade do desenvolvimento de sua pesquisa, no meu caso uma pesquisa de mestrado, com dedicação exclusiva em virtude da bolsa.

Contras: Os pontos negativos são referentes a: remuneração muito baixa, cobrança excessiva por parte do programa de pós-graduação, não contabiliza como tempo de trabalho na previdência.

Os alunos precisam de bolsa auxilio maior e ñ cogitarem a possibilidade de corte.

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2018

Londrina, PR

Prós: A bolsa de estudo é imporatnte para o incentivo a edicação e ao pensamento coentífico em qualquer país. Os valores das bolsas no Brasil são baixos e precisam ser reajustados.

Contras: Como consequencia da instabilidade do Brasil, além dos valores baixos o governo estuda a possibilidade de retirar as bolsas de todos os alunos do país.

Bolsista PIBIC

Bolsista PIBIC

Belém, PA

Prós: Oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os mais variados assuntos, conhecendo outros pesquisadores e desenvolvendo um círculo de contatos estáveis.

Contras: Cobranças de produções quase irreais... É inviável o nível de exigência de participações de eventos, congressos, apresentações de trabalhos ao mesmo tempo em que se exige produção.

Bolsista CAPES

Florianópolis, SC

Prós: Receber para estudar não há como ser melhor que isso, é um ótimo incentivo para criar novos pesquisadores no Brasil com grande qualidade.

Contras: O valor da bolsa de mestrado é o mesmo valor para todos os estados, e não considera o custo para viver onde se encontra cada universidade. O poder de compra em São Paulo é menor que em Florianópolis

Otima

Florianópolis, SC

Prós: Prove a oportunidade de se realizar como pesquisador tendo uma ajuda financeira. Profissionais de alto nivel e ambiente descontraido e estimulabte.

Contras: Baixo salario inicial e progressão salarial lenta. Obrigação de dedicação exclusiva o que limita a capacidade de financianento dos estudos do aluno.

Conselhos para presidência: Melhore a remuneração, hoje em dia não paga o aluguel.

Bolsista estudante

Mogi das Cruzes, SP

Prós: Flexibilidade nos horários, ambiente agradável, produção por escala semestral e trabalho voltado ao seu projeto de pesquisa. Além da aquisição de conhecimento e experiência para área acadêmica

Contras: Não há hora-extra, férias e 13° Salário. Necessita ser criativo e produtivo em algumas ocasiões. Também há atrasos de salários.

Não há perspectiva de aumento do valor da bolsa.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O beneficio (bolsa) sempre foi depositado no quinto dia útil de cada mês, sem haver atraso. É possível verificar o dia que a bolsa seria depositada através do site do portal da transparência.

Contras: Não há perspectiva ou projetos para aumento do valor da bolsa para pesquisadores e cientistas, tanto em nível de mestrado como em nível de doutorado.

Bolsista de Mestrado

Prós: Bolsa de mestrado é algo raro no país então é bom quando consegue. O pagamento cai no dia. Mestrado também é uma oportunidade de iniciar a carreira.

Contras: A bolsa está muito defasada e não paga nada hoje em dia. O prazo de dois anos é pequeno demais pra fazer uma pesquisa de qualidade. A bolsa não prorroga em caso de atraso.

Oportunidade de qualificar, mas bolsa muitos anos sem reajuste.

Brasília, DF

Prós: Conhecimento científico, pós-graduação, network, Conhecimento científico, pós-graduação, network, Conhecimento científico, pós-graduação, network.

Contras: Bolsa baixa e não reajustada, poucas bolsas para muitos mestrandos. Bolsa baixa e não reajustada, poucas bolsas para muitos mestrandos. Bolsa baixa.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.