Como é trabalhar na CAPES?

Flexibilidade, mas pouco dinheiro

Bolsista de DoutoradoEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Como bolsista da CAPES, você vai ter muita flexibilidade nos horários de trabalho. O importante é estar disponível para conversar com seu orientador e fazer as disciplinas quando necessário.

Contras: A bolsa é pequena comparado com o desafio e os requisitos necessários para recebê-la. Após anos na graduação e mestrado, você iria desejar receber mais. Afinal, com a formação que você tem até o momento, você poderia receber mais.

Bolsista Pós capes

Bolsista de Pós-Graduação

Viçosa, MG

Prós: Proporciona oportunidade de formação acadêmica, horário flexível e oportunidade de formação sanduíche de acordo com as parceiras disponíveis pelo programa.

Contras: Bolsas não conta comm 13° salário e não prevê férias. Já não há reajuste da bolsa há anos e o valor está altamebte desfasado. Dependendo de onde estiver estudando, o valor não é suficiente para se manter.

Conselhos para presidência: Atualização periódica dos valores da bolsa

Ótimo lugar para trabalhar

Assistente em Ciência e Tecnologia

Brasília, DF

Prós: Qualidade de vida e ambiente de trabalho são ótimos com atividades físicas que podem ser realizadas tanto por servidores quanto por terceirizados

Contras: Defasagem na carreira de nível médio, infelizmente a nossa carreira de C&T de nível médio possui remuneração abaixo de várias carreiras de nível médio do governo federal.

A bolsa representa um período de trabalho duro, aprendizagem, mas de baixa qualidade de vida.

Bolsista de Mestrado

São Carlos, SP

Prós: Liberdade para realizar a pesquisa, sem obrigatoriedade de trabalhar presencialmente no departamento se não for necessário realizar experimentos em laboratório. Pouca Burocracia.

Contras: Baixo valor da bolsa, e nenhum benefício. Além de restrições em torno do mestrando quanto a realizar outras atividades remuneradas além da atividade de pesquisa. O que limita o pesquisador a passar o período de sua bolsa sobrevivendo com uma péssima remuneração.

Conselhos para presidência: O ideal seria disponibilizar menos bolsas, mas que fossem mais dignas e respeitosas com o trabalho do pesquisador. Uma outra alternativa seria uma conciliação da instituição com empresas privadas, inserindo o pesquisador em tarefas ou cargos na iniciativa privada, para que sua remuneração pudesse aumentar e sua entrada no mercado de trabalho fosse catalisada, de uma maneira que se abrisse também o leque de áreas de atuação do profissional formado, que hoje ao meu ver acaba se restringindo a própria área acadêmica.

Ajuda de custo.

Bolsista de Doutorado

Santos, SP

Prós: Bolsa mensal é pontual e serve como ajuda de custo para nossa pesquisa. Possibilita que possamos passar mais tempo nos dedicando ao estudo proposto.

Contras: Apesar de ser uma ajuda de custo, o bolsista não pode complementar sua renda em outra função CLT. Solicita tempo exclusivo para dedicação ao trabalho, porém a bolsa não cobre os custos básicos de vida.

Conselhos para presidência: Cumprir com os prasos

Falta de recursos...

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2018

Santa Maria, RS

Prós: Bolsa suficiente para manter o estudante comendo no restaurante universitário e dividindo um apartamento com mais 2 pessoas, tendo que ser muito econômico para sobreviver.

Contras: Bolsa pequena para quem se dedica 100% a pesquisa/estudos a nível de doutorado, deveriam atualizar a bolsa como atualizam o salário mínimo. Pela atual situação do país 70 a 80% dos recursos foram cortados, universidades publicas estão quebradas sem recursos para pesquisa....

Ótima incentivadora no desenvolvimento da pesquisa nacional

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2018

Florianópolis, SC

Prós: A bolsa de mestrado é um ótimo auxílio para que os alunos consigam desenvolver suas pesquisas com dedicação exclusiva, sem ter de recorrer a outros trabalhos e bicos para conseguir se sustentar.

Contras: Há pouca fiscalização em relação aos bolsistas contemplados, sendo que alguns que recebem muitas vezes não fazem jus ao investimento neles feito.

pesquisador

Bolsista de Iniciação Científica Júnior

Prós: aprende-se muito a fazer ciencia, é necessário ter autonomia, uma disponibilidade grande de tempo, mas em compensação seu trabalho é reconhecido em congressos

Contras: o salário é baixíssimo mesmo no doutorado, nao há estabilidade, plano de carreira, beneficios, vale transporte, vale alimentação, férias, plano de saúde...

Conselhos para presidência: Remunerar de forma justa os trabalhadores

Sustenta a pesquisa no país, mas valores das bolsas são baixíssimos

Pesquisador de Pós-Doutorado

Brasília, DF

Prós: É uma agência de fomento fundamental para fornecer recursos à pesquisa no país através de editais bem elaborados e definidos por áreas de demanda do pais

Contras: Os valores das bolsas de pós-doutorado são muito abaixo do que um profissional qualificado receberia no mercado, desestimulando profissionais para a ciência

Conselhos para presidência: Valorizar financeiramente a qualificação dos pos-doutores

Tem seu lado positivo, mas é melhor fazer o mestrado empregado

Bolsista de Mestrado

Prós: não atrasa no pagamento da bolsa, o que garante uma certa estabilidade emocional durante toda a pesquisa de mestrado. Neste sentido, recomendo a escolha desta bolsa

Contras: A bolsa não aumentou conforme a inflação e tem anos que não há reajustes. Ou seja, pessoas que dependem dela para mudar de cidade a fim de fazer a pesquisa, tem dificuldade.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.