Como é trabalhar na CAPES?

Insatisfeito

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: Trabalhar o horário que quiser e liberdade na escolha sobre o que escrever ou sobre onde publicar suas conquistas científicas. O incentivo existe, mas não é suficiente.

Contras: Não existe incentivo a publicar suas conclusões de trabalho científico e a remuneração é extremamente baixa para um setor que deveria ser tão importante em um país como o Brasil.

Pesquisa brasileira dependente dos estudantes de doutorado sem nenhuma valorização l.

Estudante de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Dedicação para desenvolver pesquisas e publicar resultados em formato de tese. Estabilidade de remuneração pelo período estanelicido em contrato

Contras: Necessidade do cumprimento de dedicação exclusiva, sem direitos em carteira assinada ou benefícios para o trabalhador. Baixa remuneração e nenhum reajuste anual de acordo com inflação

Razoavel

Bolsista

Brasília, DF

Prós: Nao atrasa os pagamentos e, age corretamente com os bolsistas

Contras: Nao paga 13 salario aos bolsistas e os valores da bolsa sao insuficientes para os bolsistas sobreviverem em cidades como o Rio de Janeiro

Conselhos para presidência: Aumentar os valores das bolsas e pagar 13 salario

insatisfeito

Bolsista

Belém, PA

Prós: Possibilidade de estudo para titulaçao

Contras: Remuneracao baixa e cobrança swm qualidade

Conselhos para presidência: Melhorar valores e ferramentas de cobrança

Ganhando pouco e trabalhando muito

Prós: Bolsa de estudos, receber por 4 anos

Contras: O valor da bolsa é muito baixo, visto que exige dedicação exclusiva

Regular

Pesquisador de Mestrado

Prós: Conhecimento adquirido. .

Contras: Valor da bolsa MUITO abaixo do custo de vida. .

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa para que o bolsista possa investir na sua formação acadêmica sem ter preocupação financeira.

precisa muito melhorar

MestrandoEx-funcionário, saiu em 2017

Niterói, RJ

Prós: Bom reconhecimento das instituições onde os programas são aplicados, alta qualidade dos profissionais envolvidos nos projetos e trabalhos com boa relevância.

Contras: Péssima remuneração, sem nenhum tipo de beneficio para trabalhos realizados com alta qualidade, falta de valorização dos profissionais de ponta.

"Família Capes"

Assistente em Ciência e Tecnologia

Brasília, DF

Prós: Computadores e mobiliários novos e constantemente sendo renovados. Boa localização. Conheci diversas pessoas legais. Máquinas de café em todos os andares.

Contras: Há um grupo de favorecidos ("Família Capes" ) que ocupa a maioria dos cargos de DAS e se revezam (quando um sai, o outro entra). Ficando sempre as mesmas pessoas e aquele mesmo pensamento retrógrado. Por várias vezes, vi um cargo vago por anos, pois estavam aguardando para nomear uma pessoa que estava de licença. Não havendo assim muita expectativa caso você não seja desse grupinho.

Conselhos para presidência: Implementar a gestão por competências e crias critérios mínimos (como liderança, conhecimento técnico e relações interpessoais) para se assumir um cargo de chefia.

Bolsista de Pós-Doutorado

Salvador, BA

Prós: Manter a pesquisa, poder aprofundar nos conceitos e ter a oportunidad de melhorar e se enfocar em um área específica. Poder melhorar o Curriculum Vitae e a Experiencia.

Contras: Devido à situação ecônomica do pais, não tem mais apoio para comparecer a eventos internacionais, há mais de quatro anos que a bolsa não sube nem acompanha a inflação. O papel como pós-doutor é desperdiçado pelas universidades que poderiam fazer carrera e aproveitar esses professionais para continuar a pesquisa e possívelmente se-converter em professores.

Estudo, Estudo e Estudo

Bolsista de Mestrado

Ponta Grossa, PR

Prós: ganha muito conhecimento atual

Contras: salario baixo, pouco reconhecimento

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.