Como é trabalhar na CAPES?

Bolsista de Doutorado

Prós: Recebimento até 5º dia útil do mês.

Contras: Não tem taxa de bancada.

Flexibilidade, engajamento e transparência

Analista de Pesquisa PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Flexibilidade e engajamento. Colaborando para menos stress e embates da vida pessoal versus trabalho. No geral um ótimo ambiente de trabalho

Contras: Não estimula o profissional a crescer na área. O Rh da empresa poderia ser mais explorado dando mais transparência e diálogo entre os diversos postos.

É relativamente bom, dependendo do seu sonho de carreira.

Bolsista

Prós: não atrasa o pagamento, todo mês pude contar com o auxílio na minha conta, e esse auxilio me ajudou a dedicar-me somente aos estudos e pesquisa.

Contras: Acho uma remuneração muito baixa para dedicar-se completamente ao mestrado, pois somos profissionais que poderiam escolher continuar a carreira em algo que pague mais, deveriam rever a importância da pesquisa para a população.

tá na hora de corrigir o salário pela inflação

Bolsista de Doutorado CAPES

Prós: É excelente para quem quer focar nos estudos e não nasceu em berço de ouro. A bolsa ajuda muito, mas não faz milagres. Quem quiser seguir na carreira docente precisa dela para sobreviver.

Contras: A bolsa está defasada. Há anos que ela não é corrigida pela inflação. Desde esta última correção, já tivemos mais de 20% de perda real do valor da bolsa. Estudante tem que pagar boletos e ainda custear idas e inscrições em congressos, que estão cada vez mais caros.

Muito boa.

Estágio

Prós: Experiência boa. Contato próximo com a escola. Experiência profissional na área de serviço. Gratidão pelo carinho de todos. Projeto que está em anexo.

Contras: Baixo valor da bolsa ofertada. Dificuldade de e interação com os membros da escola. Pouco apoio dos professores extras. Carga horária alta com reunioes extra.

Boa agencia financiadora do governo.

Bolsista

Salvador, BA

Prós: Pagamento no quinto dia útil de cada mês,normalmente sem atrasos e cobranças. Devendo ser prestado apenas relatório ao final do período da bolsa.

Contras: Sendo uma empresa financiadora para, não vejo aspectos negativos. A não ser pelo fato de que as bolsas estudantis não sofrem reajuste proporcional a inflação, e não temos benefícios trabalhistas.

Ótimo lugar para trabalhar

Assistente em Ciência e Tecnologia

Brasília, DF

Prós: Qualidade de vida e ambiente de trabalho são ótimos com atividades físicas que podem ser realizadas tanto por servidores quanto por terceirizados

Contras: Defasagem na carreira de nível médio, infelizmente a nossa carreira de C&T de nível médio possui remuneração abaixo de várias carreiras de nível médio do governo federal.

Ótima incentivadora no desenvolvimento da pesquisa nacional

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2018

Florianópolis, SC

Prós: A bolsa de mestrado é um ótimo auxílio para que os alunos consigam desenvolver suas pesquisas com dedicação exclusiva, sem ter de recorrer a outros trabalhos e bicos para conseguir se sustentar.

Contras: Há pouca fiscalização em relação aos bolsistas contemplados, sendo que alguns que recebem muitas vezes não fazem jus ao investimento neles feito.

Estagio de pos doutorado

Pesquisador

Ribeirão Preto, SP

Prós: Oportunidade de melhorar curriculo para concurso. O valor é razoavel. Da para se manter e trabalhar com pesquisa, publicação de artigos e colaborações científicas.

Contras: Falta de benefícios. 13 salario. Não oferece reserva técnica para pesquisa. Nao tem férias. Nem final de semana. Nem feriado. Temos que ficar todo p tempo disponíveis para pesquisa.

Tem seu lado positivo, mas é melhor fazer o mestrado empregado

Bolsista de Mestrado

Prós: não atrasa no pagamento da bolsa, o que garante uma certa estabilidade emocional durante toda a pesquisa de mestrado. Neste sentido, recomendo a escolha desta bolsa

Contras: A bolsa não aumentou conforme a inflação e tem anos que não há reajustes. Ou seja, pessoas que dependem dela para mudar de cidade a fim de fazer a pesquisa, tem dificuldade.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.