Como é trabalhar na CAPES?

Boa bolsa

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2018

Salvador, BA

Prós: A bolsa é um grande auxílio para o aluno. Embora seja necessário reajustá-la para as necessidades atuais. É preciso também aumentar o prazo do mestrado.

Contras: A exigência. Embora a exigência seja algo esperado de um bolsista de mestrado, no entanto, o prazo de entrega da dissertação é muito curto, fazendo com que a maioria dos bolsistas peçam dilatação do prazo.

Pesquisa para o Mercado

Bolsista de Mestrado

Campinas, SP

Prós: Liberdade, possibilidade de aprimoramento intelectual, vivência com equipes interdisciplinares, especialização e avanço técnico marcam quem atua neste campo.

Contras: É necessário ter um trabalho científico muito bem alinhado ao mercado e que possa ser bastante aplicável posteriormente. O mercado de trabalho em geral vê com maus olhos quem faz mestrado. Mas caso teu objetivo seja a academia, vá além do Brasil.

Conselhos para presidência: Os orientadores precisam de um curso de plano de carreira e auto-gestão. Falta cultura de praticidade e resultado. "Como construir sua carreira nesta área?" Não pode ser só na tentativa e erro. Isso gera um efeito psicológico impactante na maioria dos pós-graduandos.

Uma ótima experiência

Bolsista de MestradoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Permitia dedicação exclusiva para os estudos. Permitia acesso a fontes de pesquisas valiosas, além de descontos em eventos acadêmicos para estudantes

Contras: Bolsa relativamente baixa para a realidade e custo de vida da cidade do Rio de Janeiro. Também não apresentava nenhum benefício extra para complementar a bolsa.

Estudante de Mestrado

Prós: Durante o mestrado, alem de se desenvolver pessoalmente para obter um novo titulo, existe uma flexibilidade para estudar diferentes coisas e flexibilidade de horários.

Contras: Infelizmente a remuneração é muito baixa e não existe qualquer benefício, alem disso, na maioria dos casos é necessário dar dedicação exclusiva.

Eu gostei da oportunidade de ser bolsista CAPES

Bolsista de Mestrado

Salvador, BA

Prós: Pagamento no prazo correto, acompanhamento das bolsas através de relatórios. Não existe uma cobrança direta do desenvolvimento da pesquisa, apenas do orientador.

Contras: Não tem benefícios, não tem auxílio médico, não assina carteira, não permite trabalhar em outros lugares em paralelo, não amplia o prazo de 24 meses de bolsa.

Boa.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bolsista de iniciação científica na área de engenharia da computação com ênfase em inteligência artificial e sistemas embarcados. Ótima experiência acadêmica/profissional.

Contras: Havia carga excessiva de trabalho, tornado as atividades um pouco difíceis de serem conciliadas com a graduação. Houve também pouco interesse por parte do orientador em esclarecer pontos obscuros dos temas.

Bolsista

Porto Alegre, RS

Prós: Auxilia financeiramente a pesquisa académica possibilitando um estudo qualificado. Além da divulgação dos resultados em congressos nacionais

Contras: O auxílio financeiro poderia ser maior, fora isso, não há nada a apontar da agência financiadora que muito ajuda estudantes de pós-graduação

Analista de Sistemas Pleno

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade, oportunidade para conhecer todos os sistemas e ambiente no trabalho com facilidade de conversa com a gerência e com superiores.

Contras: Sistemas muito legados e salário não muito atrativo para determinados cargos. Empresas atuantes na terceirização para manutenção dos legados com profissionais regulares.

Estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa reconhece que os licenciandos necessitam de experiência profissional furante sua formação, com isso nós licenciandos temos a oportunidade de estagiar em horários que não atrapalham nossa formação.

Contras: Pela empresa ser de competência pública, tudo o que é solicitado demora um certo tempo para ser resolvido. A ajuda de custo também poderia ser mais atrativa.

Razoável, melhor não depender dela

Estudante de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Fornece Bolsa aos estudantes de Pós Gaduação, evitando a extuante jornada dupla de trabalho em instiuiçoes privadas conjuntamente com a pós graudação

Contras: Não oferece nenhum benefício, férias ou décimo terceiro. Cobra excessivamente os alunos, obrigado-os a ter participação em qualquer publicação ou desenvolvimento.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.