Como é trabalhar na CAPES?

Analista de Sistemas Pleno

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade, oportunidade para conhecer todos os sistemas e ambiente no trabalho com facilidade de conversa com a gerência e com superiores.

Contras: Sistemas muito legados e salário não muito atrativo para determinados cargos. Empresas atuantes na terceirização para manutenção dos legados com profissionais regulares.

Estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa reconhece que os licenciandos necessitam de experiência profissional furante sua formação, com isso nós licenciandos temos a oportunidade de estagiar em horários que não atrapalham nossa formação.

Contras: Pela empresa ser de competência pública, tudo o que é solicitado demora um certo tempo para ser resolvido. A ajuda de custo também poderia ser mais atrativa.

Razoável, melhor não depender dela

Estudante de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Fornece Bolsa aos estudantes de Pós Gaduação, evitando a extuante jornada dupla de trabalho em instiuiçoes privadas conjuntamente com a pós graudação

Contras: Não oferece nenhum benefício, férias ou décimo terceiro. Cobra excessivamente os alunos, obrigado-os a ter participação em qualquer publicação ou desenvolvimento.

Bolsista CAPES

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Oportunidade para crescimento pessoal e acadêmico intenso. Muito trabalho, mas que vale a pena. Acrescenta muito para o currículo. Pagamento em dia e reconhecimento internacional.

Contras: A empresa infelizmente sofre com o descaso do governo Federal. Poucas oportunidades de bolsa vem surgindo e cada vez mais a participação na comunidade internacional também.

Ganhe dinheiro para você ganhar mais dinheiro

Bolsista de Mestrado

Florianópolis, SC

Prós: Ganhar dinheiro para se aperfeiçoar é algo muito enriquecedor. Você pode estudar as materias e tópicos desejados e de quebra ao fnal você consegue uma titulação

Contras: O problema de toda e qualquer bolça é que elas tem um prazo bem rigido de acabar. Nem sempre isso se alinha com o tempo real de desenvolvimento.

Pesquisador

Florianópolis, SC

Prós: Pesquisar e fazer ciência. Desenvolver um estudo sobre seu tema e ser remunerado para, no mínimo, manter uma vida básica. Valor poderia ser reajustado.

Contras: Valor baixo de bolsa que precisa ser reavaliado, conforme cenário econômico (vide inflação). Valor deveria variar conforme alguma taxa financeira.

Satisfeita

Bolsista de Mestrado

Prós: Pagamento da bolsa salário na data correta em que está firmado o contrato, sem atrasos. Incentivo aos bolsistas. Bolsas de incentivo em outros países.

Contras: Os pontos negativos é que deveriam ter mais bolsas para que outras pessoas pudessem fazer pesquisas, e os métodos para escolha deveriam ser melhores.

Bom

Bolsista

Santo André, SP

Prós: A parte positiva desta bolsa, é a flexibilidade que você tem para se organizar tanto na parte relacionada as idas a escola, como trabalho individual em casa

Contras: Os pontos negativos são que por se tratar de uma bolsa, tem um prazo de 2 anos de validade e o salário é realmente uma bolsa auxilio, muito baixo.

O pesquisador brasileiro trabalha pela realização pessoal

Pesquisador

Prós: A bolsa permite ao pesquisador uma dedicação exclusiva à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos nos mais diversos campos da ciência. Ideal para amantes da pesquisa.

Contras: A bolsa quando comparada ao mercado de trabalho fora do mundo acadêmico torna-se pouco competitivo. Também não possui nenhum benefício que garanta a seguridade financeira e da saúde do pesquisador, que muitas vezes lida com pesquisas insalubres.

Verdade na ciência brasileira

MestrandoEx-funcionário, saiu em 2016

Piracicaba, SP

Prós: Liberdade para desenvolvimento dos próprios projetos de forma autônoma e independente. Na universidade existe bandejão com custo de R$1,90 por refeição. Isso não é considerado benefício direto, mas ajuda muito para os pesquisadores do mestrado e doutorado. Liberdade de horários, dias de trabalho e frequência de reuniões com o supervisor. Possibilidade de crescimento, desde que desempenhe muito bem seus projetos. Crescimento natural e constante.

Contras: Cerca de 80% das pesquisas realizadas no país são de responsabilidade de mestrandos e doutorandos, sendo parte de seus projetos de mestrado e doutorado. No entanto, não existe reconhecimento publico-civil desta atividade, considerando os pesquisadores ainda como alunos, mas não profissionais como são. Uma vez que para desenvolver o mestrado ou o doutorado exige-se uma graduação, é importante reconhecer a profissão de pesquisador/cientista para, principalmente, melhorar as condições de vida e de pesquisa do país. Principal ponto negativo: não existe 13º, férias, INSS...

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa de mestrado e de doutorado anualmente, acompanhando a inflação, além de realizar o reajuste das perdas inflacionárias desde 2014, último ano de aumento. Atualmente (jan/2017) os bolsistas recebem R$1.500,00 no mestrado e R$2.200,00 no doutorado.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.